ARTIGOS E NOTÍCIAS

terapia floral

O aumento da expectativa de vida no mundo moderno tem aumentado a busca por terapias contemplativas e complementares que contribuam com o envelhecimento saudável, que diminuam dores, ou seja, que sejam aliadas à saúde integral do idoso. Destas, a mais presente é a massagem terapêutica, a qual também é bastante pesquisada no ambiente acadêmico.

VOLUNTÁRIOS

Com o objetivo de promover um dia diferente e relaxante para toda a família, o ITIO realiza um evento especial: o DIA DA MASSAGEM, que acontece no dia 11 de Junho, domingo, das 9h às 12h.
Horários: 9:00, 10:00, 11:00 e 12:00. Ligue e reserve seu horário, vagas limitadas.

Na ocasião, os alunos do curso técnico estarão a postos para atender a todos e aplicar a massagem terapêutica. As sessões duram 50 minutos e custam R$35,00, valor praticado no ambulatório do ITIO.

Podem participar pessoas de todas as idades, inclusive crianças, basta ligar para o telefone (11) 5575-4251 e agendar um horário.

Local:

Instituto de Terapia Integrada e Oriental
R. Vieira Fazenda, 80
Vila Mariana - São Paulo
Fone: (11) 5575-4251

Técnico em massoterapia

O aumento do mercado de trabalho em terapias complementares trouxe novos termos ao cotidiano, um dos quais, a expressão massoterapia, mas palavra massagem já existia com diversas conotações. Massoterapia e massagem têm o mesmo significado? Qual a diferença?

Reflexologia

A Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no Sistema Único de Saúde (SUS) foi aprovada em 3 de maio de 2006 e foi atualizada em 27 de março de 2017 com a inclusão de mais terapias, como Reiki e Reflexologia.

Fitoterapia

A cura pelas ervas - tradição entre os povos - é tão antiga, quanto o homem. Como resultado, há diversas fitoterapias: chinesa, ayurvédica, brasileira, entre outras. A migração de populações pelos continentes disseminou técnicas e plantas. E a modernização permitiu a globalização desses conhecimentos, assim, hoje podemos escolher com o que nos tratarmos, seja com fitoterápicos chineses, indianos, brasileiros, entre outros. Os florais também representam uma forma de fitoterapia.

Diploma

Diploma e certificado, mas qual a diferença? Os diplomas são documentos emitidos por instituições de ensino, cujos cursos são aprovados e reconhecidos pelo MEC - Ministério da Educação. Enquanto que certificados são documentos emitidos por pessoas ou instituições e são garantidos por quem assina, sem reconhecimento de uma entidade pública.

acupuntura

O envelhecimento populacional é um fenômeno mundial. Atualmente, a reflexão não se restringe somente em discutir como atingir a longevidade, mas em como esses anos podem ser vividos com qualidade e dignidade. Há, principalmente nos países em desenvolvimento, a necessidade de se buscar medidas para auxiliar a população idosa a se manter saudável e ativa pelo maior tempo possível (OMS, 2005).  

Tendo em vista a nova realidade, iniciativas privadas e públicas têm surgido, para enfrentar os novos desafios impostos pela transição demográfica.  Políticas públicas têm sido propostas para atender essa população, além de repensar o espaço urbano e buscar adaptação da rede de serviços. O Governo do Estado de São Paulo instituiu um programa denominado São Paulo amigo do idoso e tem construído os Centros Dia e de Convivência do Idoso (Secretaria de Desenvolvimento Social, 2014), como espaço de socialização, integração familiar, comunitária e de cuidado. 

Em função da cronicidade das enfermidades desenvolvidas pelo idoso e por sua condição de maior fragilidade física, social e mental, clínicas especializadas em práticas complementares e terapêuticas naturais têm contribuído para a manutenção da saúde e do bem-estar dos indivíduos idosos. A acupuntura é uma das terapêuticas da Medicina Tradicional Chinesa, que inclui o uso de ervas, dietas, massagem e exercícios, como Tai Chi Chuan, Liang gong e Qi Gong. Todas essas técnicas são desenvolvidas com base no princípio da indissociabilidade do corpo com o ambiente, das relações intrínsecas entre o microcosmo e o universo, sob um ponto de vista holístico e integral do ser humano. Em geral, quando realizadas com experiência e conhecimento, têm pouca contraindicação, podendo ser utilizadas como terapia única e/ou adjuvante para o tratamento de diferentes enfermidades. 

Estudos mostram a eficácia no tratamento de acupuntura em pacientes idosos com osteoartrose, problemas no joelho, lombalgia, artrose na articulação coxo-femural, síndrome dolorosa miofascial cervical, dorsal e de ombro. Assim, são três as importantes áreas no tratamento dos idosos pela acupuntura: para dor, reabilitação de acidente vascular e como terapia adjuvante em doenças diversas como depressão leve, câncer e doenças respiratórias (Gomes et al., 2016). 

Finalmente, sobre a importância da prevenção na medicina chinesa, leia-se no Huang Ji Nei Jing, o mais antigo livro de medicina chinês:

Administrar remédios para doenças que já se desenvolveram[...] é comparável ao comportamento daquelas pessoas que começam a cavar um poço muito depois de terem ficado com sede, e daquelas que começam a fundir armas depois de já terem entrado na batalha. Não seriam essas providências excessivamente tardias? (Nei Jing apud Capra, 2004, p.309).

 

 

 

 

Assim, o como se envelhece está intrinsecamente relacionado com a postura do indivíduo durante a sua vida, seus hábitos e escolhas. Nas práticas orientais, espera-se que haja participação consciente do paciente no processo de manutenção e responsabilidade sobre sua saúde, como um cuidado que não se inicia tardiamente ou somente quando surge a doença. Este talvez seja o mais importante papel como adjuvante à medicina convencional: o de prevenir doenças, pelo reequilíbrio energético que promove.

Texto escrito por: Dra. Leonice Fumiko Sato Kurebayashi

Referências
Capra F. O ponto de mutação. 24ª ed. São Paulo: Cultrix; 2004. Holismo e saúde; p. 299-350.
Gomes JCP, Faelli CYP, Pai HP. A Acupuntura e o Idoso. Disponível em: http://www.hong.com.br/a-acupuntura-e-o-idoso/
Guia de orientações técnicas centro Dia do Idoso - Centro Novo Dia/ Secretaria de Desenvolvimento Social- São Paulo: Secretaria de Desenvolvimento Social, 2014. http://www.desenvolvimentosocial.sp.gov.br/a2sitebox/arquivos/documentos/658.pdf
Organização Mundial da Saúde. Envelhecimento ativo: uma política de Saúde. Trad. Suzana Gontijo. Brasília, DF. Organização Pan-americana de Saúde, 2005.60p.

encontro massagem

AVISO: VAGAS SOMENTE PARA TURMA DA NOITE

Temos vagas somente para alunos da turma da noite.

Você é aquela pessoa do seu círculo de amigos ou da família que todo mundo diz que tem uma mão ótima para massagem? Todo mundo que está com dor pede uma terapêutica para você? Já se pegou alguma vez pensando em fazer disto uma profissão?

Lian Gong

O correr tem ganhado espaço nas atividades do homem urbano, como forma de combater o sedentarismo e as posições repetidas, nas quais o indivíduo permanece no seu cotidiano. Porém, a Medicina Tradicional Chinesa (MTC) defende que a atividade física, deve envolver todo o corpo, com o objetivo de garantir a saúde.

Energia do mar

O Alzheimer é uma doença degenerativa do cérebro - prevalente em idosos - que provoca demência. Porém, a demência pode ter outras causas, que não o Alzheimer, sendo que este, é responsável por 60% a 80% dos casos de demência. Sua prevalência em pessoas com idade em torno de 65 anos é 5%, porém, à medida que a idade avança, o percentual de casos é maior.

Energia da natureza

As terapias de imposição de mãos como: reiki, passe espírita, johrei, benzimento, benção, energização, chi kung, okiyome, entre outras são presentes em grupos laicos e religiosos, além das técnicas afrodescendentes. Algumas datam de milênios, por exemplo, a terapia Prânica da Medicina Tradicional Indiana. O princípio básico é fornecer e circular energia pelo corpo, seja de origem divina ou do meio ambiente, seja do sol, da terra ou do ar, as quais interagem com nossa energia interna. Hipócrates - no século V a.C. afirmava: “Forças naturais, dentro de nós, são as verdadeiras curas de doenças.” .

Relação de Contra Dominância

A relação de Contra Dominância é patológica e ocorre quando um neto fica em exaltação, dominando o avô, não permitindo que este cumpra suas funções, segundo a Medicina Tradicional Chinesa (MTC). No ideograma dos Cinco Elementos, a relação de Contra Dominância é representada no sentido inverso da Lei da Dominância, conforme a nomenclatura.

 

Lei da Dominância

A Lei da Dominância é a relação avô-neto. Assim como a Lei da Geração, a Dominância é um ciclo fisiológico de circulação de energia entre os órgãos Yin e Yang, segundo a Medicina Tradicional Chinesa (MTC). Relação avô-neto no ideograma dos Cinco Elementos:

Lei da Dominância

A Lei da Geração representa um ciclo fisiológico da Energia que circula entre os órgãos Yin e Yang, segundo a Medicina Tradicional Chinesa (MTC). Relação mãe-filho no ideograma dos Cinco Elementos:

Fruto Romã

Das clínicas de acupuntura para os campos de esportes. A ventosaterapia é uma das técnicas da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), e vem ganhado adeptos entre esportistas, pois trata a dor sem risco de doping.

Cinco Elementos

Azedo, amargo, doce, picante e salgado compõem os Cinco Sabores da Medicina Tradicional Chinesa (MTC). Esses sabores estão associados a órgãos, segundo a Teoria dos Cinco Elementos. Então, deve-se ingerir alimentos objetivando o equilíbrio e a saúde entre os órgãos Yin: Fígado, Coração, Baço, Pulmão e Rim; e órgãos Yang: Vesícula Biliar, Intestino Delgado, Estômago, Intestino Grosso e Bexiga.

Cinco Elementos

Este texto tem como objetivo apresentar um resumo da Teoria Zang Fu, para auxiliar na leitura dos artigos do site do Instituto de Terapia Integrada Oriental.

sentidos do olfato e da visão

A manifestação dos Órgãos Internos nos Órgãos dos Sentidos é importante ferramenta de diagnóstico na Medicina Tradicional Chinesa (MTC). Este texto é um complemento ao artigo Teoria Zang Fu da Medicina Tradicional Chinesa.

Vento Perverso

As influencias malignas provenientes do meio ambiente, segundo a Medicina Tradicional Chinesa (MTC) são conhecidas como: Calor tóxico ou fogo, Calor de verão, Frio, Secura, Umidade, Vento calor, Vento perverso ou Vento frio. Suas primeiras evidencias são do período médio da dinastia Zhou por volta do ano 540 a.C..

florais capa

A Terapia Floral é a utilização das essências das flores para cuidar de aspectos mentais, emocionais e comportamentais das pessoas.

Iridologia

Írisdiagnose é uma ciência que permite conhecer através da íris aspectos físicos, emocionais e mentais do indivíduo e Iridologia significa o estudo da íris.

acupuntura

O povo chinês, segundo a crença popular surgiu há 5.000 anos. Entretanto, evidências arqueológicas registram sua fixação em torno do ano 2.000 a.C. às margens dos rios Amarelo e Azul, no noroeste da China, como outras civilizações de regadio, as quais também se estabeleceram em torno de rios outros, como o Tigre, Eufrates, Indo e Ganges.

Agulhas de Acupuntura

Agulhas, das mais variadas formas, permeiam a nossa vida e o imaginário popular. Agulhas espetam, mas também são usadas para cozer e para tratar, como na acupuntura, presentes também nos contos de fadas.

Pulso

A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) tem na apalpação do pulso informações específicas sobre o estado do paciente, como situação dos Órgãos Internos, Qi, Xue, Yin e Yang. São 29 os tipos de pulso em 18 possíveis posições e, interpretá-los exige conhecimento sobre a Teoria dos Cinco Elementos, além de fundamentos da MTC.

alimento saudável

A Medicina tradicional Chinesa (MTC) discorre sobre os seis fatores climáticos que influem na saúde: vento, frio, calor de verão, umidade, secura e fogo. No decorrer de sua evolução, o ser humano se adaptou para conviver com saúde em cada estação do ano, mas cada um carrega uma carga diferente de Qi Defensivo ao nascer, que depende da saúde da mãe e da carga genética fornecida pelo pai no momento da concepção. São essa herança genética somada com os cuidados com a saúde em vida que determinam o quanto uma pessoa é sensível às mudanças climáticas.

São Paulo

Chove, faz sol e a temperatura varia de menos de 20ºC até mais de 30ºC em um dia em São Paulo. Não se sabe quais roupas usar, o corpo não entende o tempo e as gripes e resfriados atacam. Há indivíduos que sentem mais essas mudanças, mas outros não as percebem. Tal sensibilidade está relacionada ao equilíbrio do corpo, segundo a Medicina Tradicional Chinesa (MTC).

capa voluntarios

A tensão pré-menstrual é uma síndrome que acomete milhões de mulheres durante a fase reprodutiva. As oscilações hormonais que ocorrem neste período provocam alterações físicas e emocionais, que podem provocar sintomas desconfortáveis, os quais variam de mulher para mulher.

alimento saudável

A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) relaciona a pele, o humor com as funções do canal de energia do Intestino Grosso (IG), também chamado de Dachang. Então, a alimentação saudável e equilibrada melhora a aparência de nossa pele e as nossas relações interpessoais.

terapia auricular

A maioria dos fumantes sofre pressão familiar, profissional e social para abandonar a dependência do fumo. O cigarro prejudica a saúde e é desconfortável para quem sente seu cheiro. O Sistema Único de Saúde (SUS) gasta cerca de 30% de sua verba nos tratamentos das doenças relacionadas ao tabaco, segundo o portal G1. Mas como deixar de fumar? Há inúmeras recomendações, mas o início do processo é o desejo do fumante em se tornar um não fumante.

memória

Drogas nootrópicas, sonho do cidadão moderno que trabalha em um ambiente competitivo. Os nootrópicos estimulam a memorização, a criatividade e a produtividade, e estão se popularizando em ambientes que produzem tecnologia, como no Vale do Silício, região do norte da Califórnia, nos EUA. A cultura popular também tem suas receitas para a melhoria da memória e da disposição, assim como a milenar Medicina Tradicional Chinesa (MTC).

 
Página 1 de 3

AMBULATÓRIO

O ambulatório é realizado pelos alunos do curso de massoterapia, com supervisão dos professores e acupunturistas profissionais do instituto.
Preço especial de R$35,00 por sessão.

Não são feitos agendamentos pelo email.
Confira os horários e agende a sua sessão pelo telefone

(11) 5575-4251

MASSAGEM - NOVOS HORÁRIOS!
Segunda-feira: das 13h às 16h
Quinta-feira: das 13h às 20h
Sábado: de 9h às 12h

ACUPUNTURA
Quarta-feira: de 14h às 16h00
Sábado: 9h às 11h00

CLÍNICA

Para atendimentos particulares e específicos, possuímos em nossa Clínica, diversos profissionais acupunturistas e massoterapeutas especializados no tratamento e prevenção de uma série de doenças musculoesqueléticas, emocionais, mentais, dentre outros casos, pela Medicina Tradicional Chinesa.

Diversas Técnicas como acupuntura, massoterapia, reflexologia, auriculoterapia, moxabustão e ventosa podem ser utilizadas para o alívio do paciente.

Saiba mais acessando o site da clínica em www.zenplace.com.br.

Não são feitos agendamentos pelo email.
Confira os horários e agende a sua sessão pelo telefone

(11) 5573-3615

Das 8:00hs ~ 18:00hs de Segunda a Sábado