Benefícios da massoterapia no ambiente de trabalho

Escrito por Maria Rita Hurpia da Rocha Ligado . Publicado em Massagem

massoterapia

Inúmeras empresas investem nos cuidados para com seus funcionários objetivando o aumento de produtividade e de lucratividade. Benefícios como plano de saúde e vale refeição já compõem, há décadas a carteira dos colaboradores. Porém, o universo estressante imposto pelo mundo moderno tem atingido o ambiente organizacional e contribuído para a degradação do ambiente de trabalho, que resulta no não cumprimento de metas de produção e no aumento de afastamentos por falta de saúde. Assim, o empresário inova e investe na atenção para com trabalhador, agregando novos benefícios, e a massoterapia tem se tornado forte aliada, tanto do empregador, quanto do funcionário.

massagem quick

Nos primórdios da industrialização, iniciada no ocidente no século XVII na Inglaterra, o trabalhador não tinha qualquer direito como descanso semanal, carga horária máxima de trabalho, aposentadoria ou afastamento remunerado por doença. Porém, condições tão degradantes geraram reações violentas, como greves e quebras de máquinas e o empregado foi conquistando - lentamente - melhoria nas condições de trabalho.

No Brasil, na década de 1920, os anarquistas - principalmente imigrantes italianos - brigavam por direitos trabalhistas. E na ditadura de Getúlio Vargas, o trabalhador recebeu - em doses homeopáticas - melhores condições de trabalho, as quais têm aumentado no decorrer dos tempos.

Hoje, embora, tenha-se conquistado inúmeros benefícios como plano de saúde e vale refeição que resultou no aumento da satisfação no trabalho, surge uma nova ameaça ao ambiente laboral - o estresse. E para o combater, já não são suficientes os auxílios materiais, são necessários novos aliados, como a tão antiga massoterapia, entre outras como a reflexologia, auriculoterapia e acupuntura.

Contudo, o empresário não está só, nessa busca pelas terapias complementares para combater o estresse. Pois, o meio acadêmico - sempre atento - também busca validar diversas técnicas de combate ao estresse, fortalecendo, assim, a confiança da população. Assim, há pesquisas sobre os efeitos da massoterapia, tanto na área de saúde, quanto em administração.

pessoas cansada

Por exemplo, a Pontifícia Universidade Católica do Paraná - (PUC-PR) promoveu estudo que avaliou a queda do rendimento no trabalho e aumento da tensão muscular causados pelo estresse, em voluntárias que ocupam a função de secretárias, na mesma instituição. Então, foram submetidas a sessões de massoterapia na Clínica de Fisioterapia e Reabilitaçäo da PUC-PR e o resultado provou que a técnica massoterápica foi eficaz tanto nos efeitos biodinâmicos, quanto na prevenção das complicações causadas pelas situações emocionais adversas.

Também, a Universidade de Brasília (UNB) promove pesquisas sobre a qualidade de vida no trabalho com a massagem. Na monografia - Massoterapia, ações que maximizam a qualidade de vida no trabalho - de conclusão do curso de Graduação em Administração a Distância foi feito estudo sobre a ação da massoterapia na qualidade de vida dos colaboradores. Considerando que a graduação é em administração, fica evidente que as ações das terapias complementares atuam como agentes econômicos, que promovem eficiência e eficácia na vida do trabalhador, resultando assim, no aumento de produtividade e de lucratividade no ambiente organizacional.

Fontes de pesquisas:

1 - Massoterapia na prevençäo das complicaçöes do stress, no link Bireme acessado em 25 de julho de 2017.

2 - Massoterapia, ações que maximizam a qualidade de vida no trabalho, no link da UNB acessado em 25 de julho de 2017.

massagem

AMBULATÓRIO

O ambulatório é realizado pelos alunos do curso de massoterapia, com supervisão dos professores e acupunturistas profissionais do instituto.
Preço especial de R$35,00 por sessão.

Não são feitos agendamentos pelo email.
Confira os horários e agende a sua sessão pelo telefone

(11) 5575-4251

MASSAGEM - NOVOS HORÁRIOS!
Segunda-feira: das 13h às 16h
Quinta-feira: das 13h às 20h
Sábado: de 9h às 12h

ACUPUNTURA
Quarta-feira: de 14h às 16h00
Sábado: 9h às 11h00

CLÍNICA

Para atendimentos particulares e específicos, possuímos em nossa Clínica, diversos profissionais acupunturistas e massoterapeutas especializados no tratamento e prevenção de uma série de doenças musculoesqueléticas, emocionais, mentais, dentre outros casos, pela Medicina Tradicional Chinesa.

Diversas Técnicas como acupuntura, massoterapia, reflexologia, auriculoterapia, moxabustão e ventosa podem ser utilizadas para o alívio do paciente.

Saiba mais acessando o site da clínica em www.zenplace.com.br.

Não são feitos agendamentos pelo email.
Confira os horários e agende a sua sessão pelo telefone

(11) 5573-3615

Das 8:00hs ~ 18:00hs de Segunda a Sábado