F.A.Q.

Os cursos possuem certificado pela Secretaria da Eduação/MEC?
Sim. O curso de Massoterapia é autorizado e reconhecido pela Portaria da Dirigente Regional de Ensino Região Centro-Sul e devidamente publicado no D.O.E. de 08/12/2005, sendo que o diploma expedido para este curso tem validade em todo o território nacional. O curso de Acupuntura também foi reconhecido e publicado no D.O.E. de 21/07/2005, porém, encontra-se suspenso no Estado de São Paulo, através da Indicação do Conselho Estadual de Educação nº 106/2010. Para visualizar os Atos Legais, clique aqui.

Para mais informações, consulte o site do MEC http://sistec.mec.gov.br/consultapublicaunidadeensino/ e procure nossa escola em São Paulo/SP, que está com o código 10291 ou entre em contato conosco.

Quem realmente pode realizar acupuntura no nosso país, principalmente agora com o Projeto de Lei do Ato Médico?
Até que surja uma Lei que normatize a prática da acupuntura no país, todos estão livres para exercê-la, desde que tenham habilidade e conhecimento para tal. A acupuntura foi trazida ao Brasil por imigrantes orientais e sempre foi e é ainda realizada por não-médicos na China, país de origem da acupuntura. A profissão de acupunturista ainda não é regulamentada no nosso país por Lei, embora haja Projetos de Lei para este fim. há pelo menos 30 anos, os acupunturistas lutam pela regulamentação desta profissão sem alcançar êxito, tendo como seus principais oponentes, alguns profissionais médicos que outorgam exclusividade na prática da acupuntura sobre os demais profissionais da área da saúde e sobre os praticantes de acupuntura.

O Projeto de Lei do Ato Médico, nos termos em que foi redigido, tem gerado indignação junto aos outros profissionais da saúde, pois pode ferir a autonomia profissional destes últimos, na absoluta contramão das novas propostas do Ministério da Saúde quanto ao trabalho multidisciplinar e multiprofissional. O trabalho em equipe e a não verticalização das relações entre profissionais da saúde apontam para um novo paradigma de saúde, para um novo conceito do processo saúde-doença, em conformidade com o que o Sistema Único de Saúde apregoa.

A partir de 2005, o Ministério da Saúde começou a apoiar, divulgar e implementar as terapias complementares e dentre elas, a acupuntura (Política Nacional de Medicina Natural e práticas Complementares, 2005). Em 2006, há a aprovação a Política Nacional de práticas Integrativas e Complementares a partir da Portaria n 971/2006, que definiu, pela primeira vez, a acupuntura em caráter multiprofissional e, portanto, não mais restrita à categoria médica, como tem sido em muitas iniciativas públicas. Em São Paulo, a Prefeitura do Município lançou em 2002, o Caderno Temático de Medicina Tradicional Chinesa e um programa de preparação de acupunturistas, restrito somente a esta categoria de profissionais.

Se a acupuntura for considerada como atividade exclusiva do médico, haverá também a violação de um direito adquirido, nos termos do inciso XXXVI, do art. 5, da Carta Magna, uma vez que a mesma já foi reconhecida como especialidade de outros profissionais da área da saúde. O desafio que se coloca, portanto, aos profissionais da saúde é buscar implantar a atividade da acupuntura de forma multiprofissional, compartilhada, técnica, competente, democrática e ética, para benefício da população brasileira.

Cabe também aos profissionais acupunturistas, por meio de órgãos que possam representá-los, tais como Sindicatos e Associações, que lutem por seu espaço e pela manutenção de um direito adquirido muito antes da aprovação destas novas Leis.

AMBULATÓRIO

O ambulatório é realizado pelos alunos do curso de massoterapia, com supervisão dos professores e acupunturistas profissionais do instituto.
Preço especial de R$35,00 por sessão.

Não são feitos agendamentos pelo email.
Confira os horários e agende a sua sessão pelo telefone

(11) 5575-4251

MASSAGEM - NOVOS HORÁRIOS!
Segunda-feira: das 13h às 16h
Quinta-feira: das 13h às 20h
Sábado: de 9h às 12h

ACUPUNTURA
Quarta-feira: de 14h às 16h00
Sábado: 9h às 11h00

CLÍNICA

Para atendimentos particulares e específicos, possuímos em nossa Clínica, diversos profissionais acupunturistas e massoterapeutas especializados no tratamento e prevenção de uma série de doenças musculoesqueléticas, emocionais, mentais, dentre outros casos, pela Medicina Tradicional Chinesa.

Diversas Técnicas como acupuntura, massoterapia, reflexologia, auriculoterapia, moxabustão e ventosa podem ser utilizadas para o alívio do paciente.

Saiba mais acessando o site da clínica em www.zenplace.com.br.

Não são feitos agendamentos pelo email.
Confira os horários e agende a sua sessão pelo telefone

(11) 5573-3615

Das 8:00hs ~ 18:00hs de Segunda a Sábado