Terapias de imposição de mãos: reiki, passe, johrei

Escrito por Maria Rita Hurpia da Rocha Ligado . Publicado em Reiki

Energia da natureza

As terapias de imposição de mãos como: reiki, passe espírita, johrei, benzimento, benção, energização, chi kung, okiyome, entre outras são presentes em grupos laicos e religiosos, além das técnicas afrodescendentes. Algumas datam de milênios, por exemplo, a terapia Prânica da Medicina Tradicional Indiana. O princípio básico é fornecer e circular energia pelo corpo, seja de origem divina ou do meio ambiente, seja do sol, da terra ou do ar, as quais interagem com nossa energia interna. Hipócrates - no século V a.C. afirmava: “Forças naturais, dentro de nós, são as verdadeiras curas de doenças.” .

Energia da Água

Nesta linha, o Reiki - de origem japonesa e difundido em nossa cultura - foi criado em 1922 pelo monge budista Mikao Usui. Com a imposição de mãos é possível canalizar energia do universo, que harmoniza e equilibra o indivíduo, resultando em relaxamento que alivia o estresse. São inúmeros os cursos de Reiki no mercado, os quais não exigem nenhuma filiação religiosa - há três níveis: básico ou nível I, intermediário ou nível II e nível III.

Energia do Sol

Também de origem japonesa, Mokiti Okada - nascido em Tókio em 1882 - é fundador da Igreja Messiânica, que prega a construção do paraíso terrestre com a prática cotidiana do altruísmo em harmonia com a Lei da Natureza, que é capaz de propiciar saúde, felicidade e paz. E umas das formas de contribuir com a saúde, é aplicando o Johrei - técnica de imposição de mãos - que purifica e desperta a verdadeira natureza divina do homem, restabelecendo seu equilíbrio original.

Um pouco mais antigo, há o passe espírita, que é inspirado nos milagres de Jesus e tem como objetivo canalizar a energia divina para quem recebe o passe. A sensação provocada pelo passe varia entre as pessoas, as quais podem ser relaxamento, felicidade e alegria. O espiritismo iniciou na França, codificado por Alan Kardec, com a primeira publicação, o Livro dos Espíritos em 1857. Para se atuar como médium passista há cursos em centros espíritas, cujos formatos e duração variam entre as diversas instituições.

Energia da Cachoeira

Quantos em sua infância não receberam um benzimento? Prática cristã de imposição de mãos com rezas diversas, às vezes com um ramo de arruda - comumente praticada no interior do Brasil. As “mães” recorriam às benzedeiras, quando se adoecia, justificando que era “quebranto”. Segundo a crença popular, o “quebranto” podia ser resultado de inveja ou de outros pensamentos negativos emitidos por alguma pessoa. A reza acontecia sempre com as mãos se movimentando em cruz ou parada sobre a cabeça da pessoa que era benzida, com palavras com articulação não entendível, porém, podia se perceber orações cristãs conhecidas, como o Pai Nosso e a Ave Maria. As benzedeiras também estão associadas aos hábitos fitoterápicos brasileiros, que diminuem com o avanço da medicina alopática.

Semelhante ao benzimento há a benção, normalmente ministrada por um padre ou outro representante eclesiástico católico, que é a imposição da mão sobre a cabeça ou do corpo de quem recebe o benefício. É comum, católicos do mundo inteiro, irem até a Praça de São Pedro em Roma, com o objetivo de receber a benção papal. Embora a benção seja feita pelo papa, o benefício é promovido por Deus, sendo o religioso, o apenas o intermediário.

Outras técnicas de imposição de mãos, normalmente se norteiam em princípios semelhantes aos citados acima, e sempre objetivam equilíbrio, saúde, paz, alegria e menos estresse. E como almejam cuidar além do corpo físico - têm ganhado espaço nos domínios da alopatia, como em hospitais, com o objetivo de levar carinho, atenção e principalmente o alívio dos sofrimentos dos internos e das suas famílias.

Energia da natureza

AMBULATÓRIO

O ambulatório é realizado pelos alunos do curso de massoterapia, com supervisão dos professores e acupunturistas profissionais do instituto.
Preço especial de R$35,00 por sessão.

Não são feitos agendamentos pelo email.
Confira os horários e agende a sua sessão pelo telefone

(11) 5575-4251

MASSAGEM - NOVOS HORÁRIOS!
Segunda-feira: das 13h às 16h
Quinta-feira: das 13h às 20h
Sábado: de 9h às 12h

ACUPUNTURA
Quarta-feira: de 14h às 16h00
Sábado: 9h às 11h00

CLÍNICA

Para atendimentos particulares e específicos, possuímos em nossa Clínica, diversos profissionais acupunturistas e massoterapeutas especializados no tratamento e prevenção de uma série de doenças musculoesqueléticas, emocionais, mentais, dentre outros casos, pela Medicina Tradicional Chinesa.

Diversas Técnicas como acupuntura, massoterapia, reflexologia, auriculoterapia, moxabustão e ventosa podem ser utilizadas para o alívio do paciente.

Saiba mais acessando o site da clínica em www.zenplace.com.br.

Não são feitos agendamentos pelo email.
Confira os horários e agende a sua sessão pelo telefone

(11) 5573-3615

Das 8:00hs ~ 18:00hs de Segunda a Sábado