ITIO

Arte e auriculoterapia contra a depressão

A arte e a auriculoterapia são fortes aliadas contra a depressão. Os desenhos expressam uma grande quantidade de informação sobre os conteúdos psíquicos inconscientes.

Neste estudo, buscamos avaliar qualitativamente as expressões plásticas em sujeitos com depressão, de níveis moderado a severo (de acordo com o Inventário de Depressão de Beck), realizando composições visuais antes e após o tratamento com auriculoterapia e coletando seus relatos.

Alunos de Auriculoterapia fizeram o estudo: Arte e auriculoterapia contra a depressão.

Expressão dos Desenhos

O desenho permite a expressão de conteúdos interiores por meio de símbolos que podem carregar um elemento do desconhecido e inexplicável, algo que é inacessível com palavras, mas que é uma manifestação do sensível pelo imagético.

O ato de desenhar, em si, já libera energia psíquica inconsciente, permitindo que flua com um efeito fortemente transformador, de transcendência de um problema, pela possibilidade de reconstruir e reorganizar algo. Buscar o conteúdo implícito pode ser bastante libertador.

A auriculoterapia, por seu lado, faz parte de uma das terapias da Medicina Tradicional Chinesa, cujos preceitos teóricos de cunho fortemente holístico, levam-nos a abordar a saúde de um indivíduo sem separá-lo em partes, sem dissociar o psíquico do mental e do físico.

Portanto, espera-se que a partir de um tratamento de auriculoterapia, muitas transformações sejam vivenciadas, inclusive no campo das emoções e da mente. Auriculoterapia também pode contribuir significativamente para mudanças de sintomas de depressão, simbolizados pela mudança das características pictóricas pessoais.

A arte como expressão em pacientes depressivos

Para exemplificar como alguns sujeitos estavam antes e se sentiram após o tratamento de auriculoterapia, quatro desenhos e relatos foram organizados a seguir. !Arte contra a depressão antes do tratamento

Tudo Escuro

E. J. S. (24 anos): antes do tratamento. Questionário de Beck: 43 pontos (depressão severa)

Depoimento: "Eu me fiz sentada na cadeirinha. Geralmente eu me sinto assim, tudo escuro, significa que eu me sinto sozinha, e a luz, como se tivesse apagado. Então me sinto sozinha e com medo, eu fico meio que no meu mundinho acuada."

Arte contra a depressão antes do tratamento

Mais Equilibrada

E. J. S. (24 anos): depois do tratamento. Questionário de Beck: 7 pontos (sem depressão)

Depoimento: "Eu estou me sentindo mais equilibrada emocionalmente. A nuvem simboliza meus pensamentos – o coração –, estou sentindo, pensando mais sentimentos de amor do que de pensamentos ruins... e de solidão. E quando penso os ruins desfoco mais rápido e fico rezando pra irem embora. Os pássaros simbolizam a liberdade, me sinto mais livre e estou com o pensamento de que não preciso mais da aprovação/opinião das pessoas ou da minha família. Tenho sentido mais vontade de ajudar as pessoas e meu cabelo armado me deixa feliz."

Como eu me sinto todo dia

K. T. S. R. (27 anos): antes do tratamento. Questionário de Beck: 30 pontos (depressão severa)

Arte contra a depressão antes do tratamento

Depoimento: "Eu só... eu desenhei como eu me sinto todo dia. Sempre preciso fazer muita força para realizar alguma atividade, muita dificuldade de energia. O que é mais importante, estou sempre adiando. Minha vontade é de ficar parada. É essa vontade que eu tenho. Às vezes."

Serenidade

K. T. S. R. (27 anos): depois do tratamento. Questionário de Beck: 3 pontos (sem depressão)

Arte contra a depressão antes do tratamento

Depoimento: "O desenho representa a mudança que a auriculoterapia causou em mim. Agora estou com mais serenidade para decidir, para falar, não tive tantos momentos explosivos, então a minha energia está melhor regulada. Os pontos laranja são a minha energia, agora consigo controlá-la, não estou direcionando-a à toa e tenho mais ânimo para fazer as tarefas diárias. A mandala é o meu tempo, consigo administrá-lo melhor, parece que ele aumentou. Os olhos estão fechados simbolizando confiança, estou um pouco mais confiante até para desenhar."

Estudando Auriculoterapia no ITIO

No ITIO, o estudante tem 5 (cinco) opções para aprender Auriculoterapia:

Referência bibliográfica

Texto escrito com base em Sasaki, Yassuo. Monografia de Conclusão de Curso. Curso Técnico de Massagem, Instituto de Terapia Integrada e Oriental, 2014.

Kurebayashi, L. F. S. A auriculoterapia no tratamento da depressão.

Sasaki, Y. A auriculoterapia e arteterapira no tratamento da depressão. Monografia de Conclusão de Curso. Curso Técnico de Massagem, Instituto de Terapia Integrada e Oriental, 2014.

Pontos usados na pesquisa

Texto na íntegra em PDF com identificação dos cinco (5) pontos usados na pesquisa.

Fumie Kurebayashi

Profª Drª Leonice Fumiko Sato Kurebayashi

➣ Enfermeira acupunturista, fitoterapeuta, astróloga e reikiana.
Doutora e Mestre pela Escola de Enfermagem da USP (EEUSP).
Pós doutora pela EEUSP, com pesquisas realizadas na área das práticas orientais como: Acupuntura, Auriculoterapia, Massagem, Reiki e Fitoterapia Chinesa.
➣ Integrante do Grupo de Pesquisa em Práticas Alternativas e Complementares em Saúde da EEUSP.
➣ Clique no nome para saber mais sobre a Profª Drª Leonice Fumiko Sato Kurebayashi