ITIO

Tempos difíceis: abril e maio de 2014

Escrito por Profª Drª Leonice Fumiko Sato Kurebayashi

Tempos difíceis, abril e maio de 2014, surgem com o grande quadrado entre Júpiter e Urano. É um dos piores aspectos do ano de 2014, desde que a Quadratura T se instalou no início de fevereiro.

Certamente alguns de vocês já se deram conta de que o tempo tem passado mais rápido ainda – Júpiter (planeta expansor) em quadratura com Urano (planeta da velocidade) em Áries (signo cardinal da ação). Há muitas oportunidades aparecendo, às vezes desordenadamente, e nem sempre possível de se dar conta de tudo, dada a urgência com que precisamos entender e resolver os problemas.

curso fundamental de astrologia

Também já notamos que certas relações, sejam afetivas ou profissionais, e fatos que estavam abafados e dormentes sob um véu de aparente serenidade, têm eclodido, exigindo uma revisão moral, ética, emocional e espiritual: Plutão em Capricórnio em Quadratura com Júpiter em Câncer.

Os tempos atuais têm sido marcados por escândalos, com o desvendamento de falcatruas, engodos, farsas políticas e econômicas.

Corruptos que se cuidem, pois a política brasileira anseia pela faxina ética e pela eliminação e rompimento com alicerces que não oferecem solidez e segurança para um país que almeja o crescimento.

Iniciamos o Ano Novo Astrológico em Áries, com desafios pesados e com uma sensação de que, embora estejamos sob a regência anual de Júpiter, o expansor, algo ocorre no céu que sugere cuidados, restrições e revisão estrutural: a Quadratura T entre Júpiter, Urano e Plutão nos meses de Fevereiro e Março e o Grande Quadrado a partir de Abril e Maio, com a presença de Marte - o planeta da Guerra - participando como um dos vértices do Quadrado.

O Grande Quadrado se fez sobre signos cardinais, isto é, signos que tem como principal característica a iniciativa, a ação, a realização e a força.

Bem, se Marte não estivesse em Libra, signo da harmonia, da paz, o aspecto poderia ser mais ainda impactante.

curso de astrologia interpretacao

Há algum risco de guerras que atravessam fronteiras, pois Júpiter em Câncer implica em expansionismo de território, à semelhança do que tem ocorrido entre a Rússia e a Ucrânia. Há a possibilidade de lutas armadas, muitas mortes, rebeliões sociais e instabilidade na política internacional.

Quanto às catástrofes ambientais, poderemos lidar com mais terremotos (Plutão em Quadratura com Urano e oposto a Júpiter), tsunamis (aspectos pesados com a Lua, Netuno), acidentes aéreos e com veículos em alta velocidade, como trens e metrôs, que atingem grande quantidade de pessoas (Urano em quadratura com Plutão e em oposição a Marte).

Não bastasse tudo isso, ainda o planeta pode sofrer erupção de vulcões e queimadas. Pode-se correr também o risco de Acidentes Nucleares (maus aspectos com Plutão) como aqueles que já tivemos oportunidade de assistir em Chernobyl, em 24 de Abril de 1986, quando Plutão entrou em Escorpião; ou em Fukushima, em 11 de Março de 2011, quando Plutão (Capricórnio) estava em quadratura com Júpiter e Mercúrio (Áries).

Como lidar com períodos conflitantes?

“Andar na sombra, ajuda”. Isto é, sair das situações tensas com diplomacia, tranquilidade, buscando sempre respeitar o próximo tanto quanto gostaríamos de ser entendidos e aceitos.

O Nódulo Norte felizmente está em Libra, indicando que uma das grandes saídas para o processo cármico do Grande Quadrado, tanto individual quanto coletivo é a negociação: o acordo entre diferentes, a não exacerbação e acirramento de posições, a busca pelo caminho menos tortuoso e ético, que atenda a todos da melhor maneira possível.

Tempos difíceis: grande quadrado em abril e maio de 2014

Se estiver em pé de guerra em sua casa, família, trabalho, nos relacionamentos afetivos e se você já fez tudo que estava ao seu alcance, então talvez a ruptura seja a melhor solução.

Se não quiser tomar medidas drásticas, intempestivas e se arrepender depois, deixe passar este período tenso e com a cabeça fria. Com o tempo, poderá encontrar novas saídas. Corra menos e discuta menos no trânsito. Você pode receber respostas agressivas, violentas e exageradas. Não vale a pena.

Vai fechar um novo contrato? Revise bastante, exija clareza e procure não ser enganado.

Não se sente bem fisicamente? Bom período para um check up. Afinal, todos estamos sofrendo um pouco dos “nervos” (Urano em Áries), estamos mais irritáveis e intolerantes.

Corremos o risco da obesidade (Júpiter em Câncer) e também da proliferação incontrolável de células malignas.

curso de astrologia cármica

Temos sentido mais dores musculoesqueléticas, articulares e poderá ser necessário realizar intervenções cirúrgicas (Plutão em Saturno).

Para que consigamos passar pelo período aprendendo ao máximo com as circunstâncias, devemos acreditar na força pessoal e não importa o quão pouco navegável esteja o mar revolto de sua vida, ainda assim, conseguirá sorrir e apreciar no sobe e desce das águas a oportunidade de conhecer e testar as próprias potencialidades.

Utilize seus próprios recursos internos, pois o mar não está para peixe e se relacione com o entorno com sabedoria.

Pego emprestado as palavras de Lao Tsé:

“Quem conhece os outros é inteligente. Quem conhece a si mesmo é iluminado. Quem vence os outros é forte. Quem vence a si mesmo é invencível”.

Portanto, olhe para dentro.

Cursos de Astrologia no ITIO

Iniciação em Astrologia on-Line. Você estudará seu Mapa Astral, Casas,  Ascendente, Meio do Céu, Planetas, conhecerá seu Sol e sua Lua.

Interpretação de Mapa Astral on-Line. Aqui, você aprenderá sobre aspectos formados entre os planetas, o significado e regentes das casas, podendo, assim, interpretar o seu Mapa e o de pessoas amigas.

Astrologia Cármica, estudos on-Line. Para se estudar sobre Astrologia Cármica - é pressuposto a crença em Múltiplas Vidas, pois interpretaremos sobre:
facilidades já adquiridas,
missões para esta vida e também,
dificuldades que temos que vencer.

Saiba mais

O que é astrologia?

A astrologia como autoconhecimento

Assista à palestra de Virginia Rosenberg, Astrology As a Tool For Social Change, disponível no site do TEDx Talks.