ITIO

Auriculoterapia no Tratamento da Depressão

Estudo feito no ITIO mostra que o tratamento com Auriculoterapia pode reduzir a Depressão e assim contribuir para a diminuição do suicídio.

Os pontos auriculares utilizados nesse estudo feito por alunos do ITIO foram: Shenmen, Coração, Baço, Supra Renal e Antidepressivo. Como resultado, a auriculoterapia conseguiu reduzir em 68,8% dos sintomas de depressão segundo o Inventário de Depressão de Beck.Auriculoterapia

Depressão como distúrbio afetivo

A depressão é um distúrbio afetivo que pode acompanhar um ser humano ao longo de sua história. Pelo menos uma em cada cinco pessoas apresenta depressão em algum momento da vida. A prevalência (número de casos numa população) da depressão tem sido estimada em até 19%. Contudo, a Auriculoterapia no Tratamento da Depressão vem sendo utilizada para combater esse distúrbio.

Acupuntura Auricular

Assim, a Acupuntura Auricular - Técnica Complementar definida pelo Ministério da Saúde em 2015 - tem ganhado espaço no Mercado para tratar a Depressão.

Portanto, resulta em mais procura por Profissionais, que praticam a Auriculoterapia.

Estudando Acupuntura Auricular no ITIO

No ITIO, o estudante tem 5 (cinco) opções para aprender Acupuntura Auricular:

Sintomas da Depressão

A pessoa com Depressão pode expressar os sintomas: tristeza, pessimismo, baixa autoestima e ansiedade, que aparecem com frequência e podem combinar-se entre si. No pior momento da depressão, o indivíduo pode ser levado ao suicídio, que é responsável pela morte de um milhão de pessoas anualmente no Mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (2012).

Há evidências de alterações químicas no cérebro do indivíduo deprimido, principalmente com relação aos neurotransmissores (serotonina, noradrenalina e, em menor proporção, dopamina). Estas substâncias são, entre outras, responsáveis por transmitir impulsos nervosos entre as células. Portanto, os fatores psicológicos e sociais podem ser a consequência e não a causa da depressão, pois a causa é fisiológica.Reflexologia na pós em Massagem Oriental

Uso da auriculoterapia

A auriculoterapia tem sido utilizada para condições de desequilíbrio emocional com resultados positivos em estudos sobre estresse, ansiedade e controle de sintomas de abstinência em drogados. Há evidências de que a estimulação de pontos auriculares pode ativar pequenas fibras nervosas mielinizadas que enviam impulsos para a coluna espinal, cérebro, pituitária e hipotálamo, causando liberação de endorfinas no sangue.

Alunos do ITIO fizeram um estudo para avaliar a eficácia da auriculoterapia na redução de sintomas de depressão, testando um protocolo de pontos auriculares. Foram atendidas 7 pessoas, durante 10 sessões, duas vezes por semana, com agulhas semipermanentes, nos pontos auriculares Rim, Coração, Shenmen, Baço, Depressão e Suprarrenal.

Protocolo de auriculoterapia para depressão

A auriculoterapia conseguiu reduzir em 68,8% dos sintomas de depressão segundo o Inventário de Depressão de Beck, conforme o Gráfico e Tabela, a seguir.

Pontuação antes e após o tratamento segundo Inventário de Depressão de Beck

Auriculoterapia



(a) 0 = pontuação mínima, sem depressão;

(b) 10 a 16 = indica estado de depressão leve a moderada;

(c) 17 a 29 = compreende um estado de depressão moderada a grave;

(d) 30 a 63 = indica um estado de depressão severa.



Pontuação segundo Inventário de Depressão de Beck.

Paciente Idade Pontuação antes Nível antes Pontuação depois Nível depois % melhora
1 23 30 Severo 25 Moderado/Grave 16,7
2 19 30 Severo 12 Leve/Moderado 60
3 24 43 Severo 7 Sem depressão 83,8
4 27 30 Severo 3 Sem depressão 90
5 26 25 Moderado/Grave 4 Sem depressão 84
6 60 31 Severo 5 Sem depressão 83,9
7 44 19 Moderno/Grave 7 Sem depressão 63,2


O que é depressão segundo a Medicina Ocidental

Segundo os preceitos da Medicina Ocidental, a depressão é definida no Manual de Diagnóstico e Estatística das Perturbações Mentais, o transtorno depressivo, inclui o transtorno perturbador da desregulação do humor, depressão maior (incluindo episódio de depressão maior), distúrbio depressivo persistente (distimia), transtorno disfórico pré-menstrual, transtorno depressivo induzido por substância/medicação, transtorno depressivo devido à outra condição médica, outro transtorno depressivo especificado e transtorno depressivo não especificado.

Os fatores comuns em todos esses tipos de transtornos são: a tristeza, vazio, irritabilidade, acompanhado de mudanças somáticas ou cognitivas que afetam significativamente a capacidade de funcionamento normal do indivíduo. O que diferencia esses transtornos são: a duração, o tempo, ou etiologia presumida.

Conclusão e Considerações Finais

A auriculoterapia conseguiu reduzir em 68,8% os sintomas de depressão segundo o Inventário de Depressão de Beck. E os pontos auriculares utilizados foram: Shenmen, Coração, Baço, Supra Renal e Antidepressivo.Pós-graduação em Massagem Oriental

Tal protocolo foi adaptado e modificado no decorrer do tratamento e sugere-se que os pontos auriculares dos Rins (mapa chinês) e do Fígado sejam acrescentados aos 5 pontos do protocolo original. Com relação ao Meridiano do Fígado, sugere-se que, antes de tonificar o ponto do Fígado (para equilíbrio do Yin do Fígado) sejam sedados os pontos do Yang do Fígado 1 e 2 para sanar ou reduzir o Calor-vazio proveniente deste meridiano.

Também, foram observados sintomas de Subida de Yang do Fígado, proveniente da tonificação dos pontos Supra Renal e Coração. O ponto auricular do Coração (mapa chinês) apresentou efeitos adversos quando não acompanhado por um ponto de tonificação do Yin. Sugere-se que ele seja utilizado com ressalvas e que seja associado ao ponto do Rim.

Com relação à arteterapia, os desenhos foram utilizados como recurso diagnóstico para avaliar o antes e o após o tratamento. Os resultados mostraram que as cores frias acompanham os quadros de depressão e as cores quentes evidenciam a melhora e a redução dos sintomas. Porém mais estudos são necessários para que os resultados obtidos sejam confirmados.Curso Técnico de Massagem

Saiba mais sobre Acupuntura Auricular

Curso Técnico de Massoterapia, clique em Curso Técnico de Massoterapia

Cursos de Acupuntura Auricular: básico e avançado, clique em Cursos de Acupuntura Auricular

Pós-graduação em Acupuntura, clique em Pós-graduação em Acupuntura

Pós-graduação em Massoterapia Oriental, clique em Pós-graduação em Massoterapia Oriental

Curso EAD de Capacitação em Acupuntura Auricular, clique em Curso EAD de Capacitação em Acupuntura Auricular

Referências bibliográficas

Texto escrito com base em Sasaki, Yassuo. Monografia de Conclusão de Curso. Curso Técnico de Massagem, Instituto de Terapia Integrada e Oriental, 2014.

Kurebayashi, L. F. S. Disponível em Arte e auriculoterapia contra a depressão.

Sasaki, Y. A auriculoterapia e arteterapira no tratamento da depressão. Monografia de Conclusão de Curso. Curso Técnico de Massagem, Instituto de Terapia Integrada e Oriental, 2014. Texto na íntegra disponível em PDF.

Fumie Kurebayashi

Profª Drª Leonice Fumiko Sato Kurebayashi

➣ Enfermeira acupunturista, fitoterapeuta, astróloga e reikiana.
Doutora e Mestre pela Escola de Enfermagem da USP (EEUSP).
Pós doutora pela EEUSP, com pesquisas realizadas na área das práticas orientais como: Acupuntura, Auriculoterapia, Massagem, Reiki e Fitoterapia Chinesa.
➣ Integrante do Grupo de Pesquisa em Práticas Alternativas e Complementares em Saúde da EEUSP.
➣ Clique no nome para saber mais sobre a Profª Drª Leonice Fumiko Sato Kurebayashi