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Metodologias Ativas

As Metodologias Ativas têm ganhado espaço no Mundo Acadêmico, pois com a expansão do Universo Digital, a escola fica além do espaço físico da instituição. Contudo, é importante lembrar que essas metodologias também podem ser ferramentas as aulas presenciais.

O que são Metodologias Ativas?

As Metodologias Ativas são ferramentas e procedimentos que regularmente são usadas em aulas no espaço institucional, mas ganham relevância nas aulas à distância, pois contribuem na formação do profissional de sucesso. Elas englobam:

➣ processo interativo de conhecimento
análise
estudos
pesquisas
decisões individuais ou coletivas

sempre com a finalidade de encontrar soluções para um problema.

Este momento fortemente transformador da escola chamada tradicional reforça a necessidade de se conhecer melhor estas práticas didáticas, visando a formação integral do aluno. Pois, faz-se mister o desenvolvimento das habilidades reflexivas sobre o conhecimento construído.Pós-graduação em Práticas Pedagógicas ITIO

Quais são as Metodologias Ativas?

Dentre as diversas Metodologias Ativas existentes, neste artigo, abordaremos sete (7):

➣ debate
➣ diálogo socrático
➣ método do caso
➣ PBL - problem based method
➣ role-play
➣ simulação
➣ seminário

Debate

O Debate é um recurso de ensino participativo, onde busca-se estimular uma concorrência entre os alunos por meio da defesa de um determinado ponto de vista.

Por exemplo, o professor propõe que uma determinada escola do ensino médio tenha 50% das aulas on-line, mesmo após a pandemia.

Assim, grupos de quatro ou cinco alunos se reúnem para preparar a defesa. Neste caso, o professor estimula cada grupo a recolher informações, opiniões e organizar a apresentação da defesa da ideia.

Diálogo socrático

Este método foi desenvolvido pelo filósofo grego Sócrates, que respondia às indagações de seus alunos com outras indagações. O objetivo é convencer o aluno que ninguém é dono da verdade, pois todos estamos experienciando o processo de ensinar e de aprender.

Dessa forma, os alunos são estimulados a pensar em soluções para os problemas, que lhe são apresentados.

Método do caso

Como o nome coloca, este método envolve o estudo de um caso. Por exemplo, o professor coloca um caso clínico e os alunos vão debater sobre a anamnese, sintomas, os possíveis procedimentos a serem aplicados para a solução do caso em questão.

No final, o professor explana sobre os possíveis procedimentos de tratamento aplicáveis ao estudo debatido.

PBL - problem based method

Esta técnica se aplica a questões concretas e complexas, onde os alunos são desafiados a encontrar diferentes soluções, que impactam a vida de pessoas. O método de caso pode estar incluído no PBL, como modelo de situações similares.

Por exemplo, um grupo de estudantes pode acompanhar visita(s) em um domicílio, juntamente com uma equipe PSF (Programa de Saúde da Família). Nessa(s) visita(s) vão perceber, analisar e propor soluções para os problemas encontrados.

Houve um caso, em que os estudantes visitaram uma comunidade em uma antiga fábrica abandonada com instalações precárias, que abrigava dezenas de famílias.

Conversando com os moradores, esses alunos descobriram que as caixas d'água nunca tinham sido lavadas, porque a população desconhecia tal importância. Então, foi marcado para a semana seguinte uma palestra para o público local, numa linguagem acessível, para se colocar a importância da água limpa para a saúde. E a população compareceu em massa para escutar esses alunos.

E, na terceira semana, quando os alunos chegaram na UBS (Unidade Básica de Saúde), descobriram que no fim de semana seguinte à palestra, a população da comunidade se reuniu para limpar as caixas d'água.

Role-play

No Role-play, cada aluno assume um personagem para exercitar os diversos olhares dos envolvidos em uma história, com o objetivo de observar como cada um reage.

Por exemplo, três (3) alunos fazem os papéis:

paciente que tem medo de tirar sangue,
enfermeiro irritado com o paciente e
enfermeiro interventor, que calmamente tenta convencer o paciente a colaborar.

Desta forma, cada aluno vivencia diferentes papéis, os quais poderá encontrar no decorrer do exercício da profissão, já experimentando o papel de outrem.

Simulação

Este método visa desenvolver a capacidade dos alunos de sair de situações imprevisíveis, negociando soluções.

Por exemplo, como ele vai argumentar com um paciente que se “deu alta” sem a devida autorização médica?

Nesta simulação, o aluno poderá imaginar como faria, preparando-se para situações adversas.

Seminário

Este método é bem conhecido e frequentemente usado nas escolas. Seu principal objetivo é desenvolver a comunicação dos alunos diante de uma plateia.

Metodologias Ativas e Universo on-line

O profissional que vai ensinar Saúde deverá conhecer e praticar esses recursos das Metodologias Ativas, que embora tão conhecidas ganham hoje uma nova demanda - como as praticar no Universo do Ensino à Distância.

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Pós-graduação em Práticas Pedagógicas ITIO

Márcia Lopes Giaponesi

Márcia Lopes Giaponesi

Profª Msc Márcia Lopes Giaponesi é professora no Instituto de Terapia Integrada e Oriental (ITIO) na Pós-graduação em Práticas Pedagógicas em Saúde.

Quem é Márcia Lopes Giaponesi?

Mestre em Educação - Universidade de Sorocaba, UNISO, Brasil
Especialista em Psicopedagogia - Universidade de Sorocaba, UNISO, Brasil
Graduada em Educação Artística - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Nossa Senhora do Patrocínio, FAFITU, Brasil
➣ Possui Técnico Profissionalizante em Magistério - Organização Sorocabana de Ensino, OSE, Brasil
Instituto Paliar, IPaliar - Consultora Pedagógica e Enquadramento Funcional
Instituto de Terapias Integradas Orientais - Consultora Pedagógica e Enquadramento Funcional
Instituto de Educação Superior Uirapuru, ISEU - Professora e Coordenadora Pedagógica