As Tecnologias Digitais estão cada dia mais presentes em nosso cotidiano.
Em 2020, ao depararmos com a pandemia de Covid19, ficamos totalmente dependentes das tecnologias, para:
➣ estreitarmos as relações de quem estava distante fisicamente,
➣ estudarmos por meio do ensino remoto,
➣ pagarmos nossas contas no banco,
➣ fazer compras,
➣ pedir comida,
enfim, nossa vida imergiu no Mundo on-line.
Professores
Na educação, os professores, dos mais diversos níveis de ensino, tiveram que inovar, modificar estratégias, ou até mesmo, para aqueles que não estavam familiarizados, precisaram aprender rapidamente como ensinar com os recursos virtuais.
Tecnologias na Educação
Desde a década de 80, importantes estudos foram desenvolvidos com o intuito de integrar as tecnologias na educação.
Vivenciamos:
➣ a criação dos laboratórios de informática,
➣ investimentos em laptops educacionais,
➣ aulas de robótica
➣ e o uso de recursos BYOD (Bring your own device - formato em que os alunos utilizam seus próprios equipamentos),
além de propostas com o intuito de se trabalhar com as tecnologias para melhorar a educação, ou oferecer uma aula mais contextualizada com o mundo conectado.
Tecnologia como Diferencial no Ensino
No entanto, qual utilização destes recursos é verdadeiramente significativa e traz um verdadeiro diferencial para a aprendizagem dos estudantes?
O uso das tecnologias digitais está estritamente associado à concepção pedagógica envolvida no processo de ensino e aprendizagem.
O investimento em tecnologias para reproduzir práticas tradicionais de ensino em nada mudará a aprendizagem do aluno, portanto é preciso investir em tecnologias associadas a práticas que promovam uma educação voltada à Cultura Digital.
Produtores x Consumidores de Tecnologias
Verificamos que as pessoas sabem muitas vezes lidar com as tecnologias, possuem smartphones, comunicam-se diariamente por meio de recursos de voz, imagens e vídeos, ou seja, elas lidam muito bem como usuárias de tecnologias. No entanto, muitas vezes a dificuldade está em criar no universo tecnológico.
É o que chamamos de produtores de tecnologias x consumidores de tecnologias.
Essa preocupação para a mudança do papel de um simples consumidor para produtores de tecnologia aparece forte nos currículos escolares.
Por exemplo, na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) verificamos em sua proposta que há o desenvolvimento de competências para a Cultura Digital, no âmbito de formar produtores de tecnologias.
Entretanto, além de saber utilizar as tecnologias prontas com segurança e princípios éticos, também é preciso saber expressar-se das mais diversas formas:
➣ produzir recursos audiovisuais,
➣ saber criar um aplicativo que facilite atividades de seu cotidiano,
➣ criar recursos tecnológicos que viabilizem novas estratégias para os estudos,
enfim, produzir tecnologias, criar novas formas de se comunicar e agir no mundo virtual, sem esquecer da preocupação com os princípios éticos, os quais discutiremos em outro artigo.
Professor integrando Recursos Tecnológicos
E como o professor poderá trabalhar com todas estas possibilidades de integração dos recursos tecnológicos? Sabemos que é complexo compreender todas estas possibilidades e pensar em estratégias didáticas que realmente desafiem os alunos para um aprendizado significativo aliado às tecnologias.
Tecnologias na Educação presencial
Diante desta necessidade é que desenvolvemos a disciplina Tecnologias na Educação presencial na Pós-graduação Práticas Pedagógicas em Saúde do ITIO.
Esta disciplina visa o trabalho com a tecnologia utilizando recursos digitais para promoção do protagonismo e da autoria, buscando desenvolver o pensamento crítico e criativo por meio do uso do Universo Digital.
Potencializar a Aprendizagem
Se deseja se apropriar da tecnologia como um recurso para potencializar a aprendizagem dos seus estudantes, então essa disciplina necessariamente precisa fazer parte da sua formação acadêmica.
Venha estudar no ITIO!
Elaine Silva Rocha Sobreira
Profª Msc Elaine Silva Rocha Sobreira é professora no Instituto de Terapia Integrada e Oriental (ITIO) na Pós-graduação em Práticas Pedagógicas em Saúde.Quem é a Profª. Msc Elaine Silva Rocha Sobreira?
➣ Doutoranda em Educação na Universidade de São Paulo (2020).
➣ Mestre em Ensino de Ciências na Unicamp (2017).
➣ Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância na Universidade Federal Fluminense (2012).
➣ Especialista em Tecnologias Interativas Aplicadas a Educação - PUC - SP (2010).
➣ Graduada em Pedagogia (2007) e em Ciências Sociais (2001).
➣ Atuou em Tecnologia Educacional em integração das tecnologias ao currículo escolar, Robótica Educacional e Formação de Professores.
➣ Mediadora de cursos a distância na pós graduação lato-sensu da Universidade Federal Fluminense - UFF e nos cursos de graduação da Univesp.