ITIO

Tratamentos para Lombalgia

Proposta de Tratamentos para Lombalgia, segundo a Medicina Tradicional Chinesa (MTC).

Este artigo é baseado num estudo sobre Dor Lombar, que fiz durante o Curso Técnico de Acupuntura no Instituto de Terapia Integrada e Oriental (ITIO) em novembro de 2009. A orientação foi da Profª Drª Leonice Fumiko Sato Kurebayashi (Fumie) e do Prof. Ray Takigushi.

Estudo sobre Dor Lombar

Foi avaliado um paciente que apresentava sintomas de dor lombar, com irradiação para as pernas, sem diagnóstico de hérnia de disco, espondilostese, neoplasia ou problema degenerativo ligamentar, articular ou ósseo. Tratava-se de uma lombalgia crônica inespecífica mecânico-postural. Constatou-se também que o paciente tinha hipercifose torácica, certa escoliose e hiperlordose lombar.

Lombalgia segundo a MTC

Segundo MACIOCIA (1996, p. 617), as dores lombares podem ser provenientes de desequilíbrios nos Meridianos:

➣ PangGuang - Bexiga
Shen - Rim
➣ Du Mai - Vaso Governador
➣ Chong Mai - Vaso Concepção

Causas da Dor Lombar

Existem cinco (5) causas de dor na parte inferior das costas:

  1. deficiência do Shen
  2. Vento-frio invadindo as costas
  3. esforço excessivo
  4. queda
  5. repouso em superfícies úmidas

Deficiência do Shen

O excesso de trabalho físico força os músculos inferiores das costas e dos rins. Como consequência, há o enfraquecimento e a estagnação de Qi e de Sangue na referida região, gerando dor intensa. Pois, tanto o trabalho excessivo por muitos anos sem o necessário repouso, quanto o exercício físico inadequado esgotam o Yin do Shen.

A atividade sexual em excesso, também enfraquece as costas, pois esgota o Qi do Shen. Gravidez e parto também enfraquecem as costas, devido ao esforço dos músculos e ao consumo do Qi do Shen.

Vento-frio e umidade

Uma invasão externa de frio e/ou umidade podem causar dores crônicas e agudas gerando um quadro de Plenitude (de Frio e Umidade) e de Vazio (do Shen).

Proposta de Tratamento

A proposta de Estudo de Caso foi avaliar a efetividade dos tratamentos de acupuntura sistêmica, auriculoterapia, moxabustão e bandagens em um paciente com lombalgia para a diminuição de dor local e irradiada nas pernas.

Baseado na proposta de tratamento, foram realizadas as seguintes técnicas da MTC: auriculoterapia, moxabustão, bandagens e acupuntura sistêmica.

Curso Técnico de Massoterapia ITIO

Acupuntura Auricular

A Auriculoterapia também está estruturada na MTC.

Segundo Garcia (1999) há na orelha externa pontos para as diversas regiões anatômicas do corpo humano. Como pontos específicos para coluna lombar e para dor. Assim, com pequenas agulhas de 1,5mm a 2,5mm, sementes de mostarda e outras formas de estimulação como laser ou magnetos podemos tratar a dor na lombar.

Moxabustão

É um método que trata e previne as enfermidades com aplicações de calor, com cones e cigarros de moxa sobre os pontos de acupuntura do corpo. A matéria prima é a folha seca de Artemísia (artemísia vulgaris) moída e transformada em pó.

A principal função da moxabustão é o aquecimento para eliminar o frio, a umidade e disponibilizar energia para melhorar a função dos órgãos.

Bandagens funcionais

KAZEMI 2001 p. 91(apud AGUIAR) relata que as bandagens funcionais estão definidas como técnicas que têm como objetivo modificar a mecânica dos segmentos alterados e/ou não alterados por meio de distintos materiais rígidos e/ou não rígidos, melhorando a funcionalidade dos segmentos, recuperando assim a função deficitária sem anular outras mecânicas naturais vinculadas aos segmentos tratados com as bandagens.

AGUIAR concluiu que a técnica interfere na amplitude do movimento articular e na amplitude do movimento muscular, possibilitando a manutenção da mobilidade, propiciando conscientização para movimentação correta, não interferindo com as atividades do cotidiano.

Pós-graduação em Acupuntura ITIO

Acupuntura sistêmica

A Acupuntura sistêmica tem suas raízes milenares na antiga filosofia chinesa. Presume-se que a doença é produto do desequilíbrio entre as forças Yin e Yang, que impulsionam a energia vital que circula no corpo pelos diversos meridianos.

Uma das formas de manifestação desse desequilíbrio é a dor em pontos de acupuntura na superfície da pele ou profundamente a esses pontos.

Para restaurar o equilíbrio corporal, então utilizam-se pontos localizados nesses meridianos. Entretanto, segundo pesquisa realizada pela COCHRANE (2005): falta consenso, quando ao posicionamento exato da agulha, sensação de Teh Chi que pode se manifestar como entorpecimento, formigamento ou calor.

Além dos 361 pontos localizados nos meridianos, há os pontos extraordinários, dentre os quais os Jiaji.

Pontos Jiaji

Os pontos Jiaji são 18 pares localizados lateralmente à linha mediana posterior dos dois lados. Vão desde a primeira vértebra torácica até a quinta lombar à extremidade inferior de cada processo espinhoso, os quais são amplamente usados em dores na extensão de toda a coluna (MARTINS, 2003).

Pontos Jiaji

Tratamento segundo Maciocia para Lombalgia

Invasão de Frio e Umidade

Para Invasão de Frio e Umidade aplicar método de sedação nos casos agudos e método neutro nos casos crônicos.

A moxabustão deverá ser utilizada.

Estagnação de Qi e de Xue

Para Estagnação de Qi e de Xue aplicar método de sedação nos casos agudos e método neutro nos casos crônicos. Na ausência de sinais de Calor, a moxabustão deverá ser utilizada, já que possui um efeito de relaxamento dos tendões e de difusão do Qi, aliviando a Estagnação de Qi e de Xue.

Deficiência do Rim

Quando há Deficiência do Rim, então, tonificar. Caso exista Deficiência de Yang do Shen, então a moxabustão deverá ser utilizada.

Pontos Distais

Nos casos agudos, os pontos distais são particularmente importantes. Devem ser inseridos durante certo tempo, antes de se introduzirem os pontos locais. Os principais pontos distais são:

B40 - dor na parte inferior das costas, acima das nádegas.
VG26 - dor na linha média, espalhando-se para fora.
B10 - igual ao anterior.
ID3 - dor unilateral e ligeiramente mais alta, ao nível do umbigo.
Yaotongxue - ponto extra, para dor unilateral, acima do nível do umbigo.
B58 - se houver dor na perna, entre os meridianos da Bexiga e da Vesícula Biliar.
B62 - caso a dor seja unilateral e irradie para baixo, na direção de uma das pernas.
B59 - utilizado caso o paciente apresente dificuldade para caminhar.

Maciocia refere à aplicação e manipulação vigorosa dos pontos distais com o paciente em pé e em movimento. Em seguida, manter a agulhas por um tempo médio de 15 minutos.

Pontos Locais

Os Pontos Locais são escolhidos conforme o nível de sensibilidade mediante pressão. Estes pontos podem ser aplicados com método de sedação e agulhas por pelo menos 20 minutos, manipuladas a intervalos. Além dos pontos Ashi, há pontos locais que podem ser aplicados independentemente da sensibilidade. São eles:

VG3 - fortalece as costas e as pernas.
VG4 - tonifica o Yang do Rim e fortalece as costas.
VG8 - relaxa os tendões e alivia a rigidez e a contração.
Shiqizhuixia - ponto extra eficaz para dor nas costas localizada na região central inferior.
B32 - ponto utilizado se a dor se localizar no sacro.

Dor no Nervo Ciático

Tratamento para dor na região do nervo ciático, segundo Maciocia com pontos distais e locais.

Pontos Distais: B40, B60, B57, B58, B62, VB41 e R4.
Pontos Locais: Tunzhong, B36, B37, VB30, VB31 e VB34.

A utilização de moxabustão é benéfica na dor ciática, exceto nos casos de Umidade-Calor nos Meridianos Pangguang ou Dan. Melhores resultados são obtidos aquecendo-se suavemente a área do redor de cada agulha, especialmente, ao redor de Tunzhong, B36 e B37.

Outro método eficaz consiste no aquecimento moderado do Meridiano Dan, por toda a extensão entre os pontos B36 e B40, até que uma linha vermelha apareça.

Pontos Distais

B40 - para a dor localizada no Meridiano Dan. Mais indicado para casos agudos. Deve-se ter em mente que esse ponto tende a produzir efeito de sedação e de refrescamento, não sendo adequado para Deficiência de Yang do Shen.
B60 - se a dor for crônica e se localizar no Meridiano da Bexiga.
B57 - pode ser selecionado como ponto distal no lugar de B40, quando há deficiência de Yang do Rim.
B58 - se a dor se localizar entre os Meridianos da Bexiga e da Vesícula Biliar.
B62 - se a dor iniciar ao redor da área do quadril, irradiando-se para a lateral da coxa e seguindo para a parte posterior da perna, ao longo do meridiano da Bexiga.
VB41 ou VB40 - se a dor ocorrer ao longo do Meridiano da Vesícula Biliar.
R4 - ponto de conexão do meridiano do Rim é um ponto distal quando há uma Deficiência latente do Rim e da Bexiga.

Pontos Locais

B36 - geralmente é um ponto sensível. A sensação da aplicação da agulha deve irradiar-se para a perna.
VB30 - é um ponto extremamente importante, se a dor na perna ocorrer ao longo do meridiano da Vesícula Biliar. A agulha deverá ser aplicada com profundidade mínima de 6,3cm, com o paciente deitado em decúbito lateral com a perna que dói para cima. A sensação da aplicação deverá se irradiar por todo o membro inferior até atingir a região abaixo do tornozelo. Moxabustão neste ponto é benéfica.
VB31 - ponto local importante para a dor ciática ao longo do Meridiano da Vesícula Biliar. A moxabustão também é eficaz.
VB34 - é selecionado se a dor ocorrer na parte inferior da perna. Beneficia os tendões, relaxando-os.

Pós-graduação em Massagem ITIO

Massoterapia para Dor Lombar

Tanto o Técnico em Massoterapia, quanto o Especialista em Massagem Oriental formados pelo ITIO têm formação para fazer massagem nos Meridianos de Acupuntura.

Fontes

Trabalho sobre Dor Lombar durante o Curso Técnico de Acupuntura no Instituto de Terapia Integrada e Oriental (ITIO) em novembro de 2019.
Maciocia G. Os Fundamentos da Medicina Chinesa: Um texto abrangente para acupunturistas e fitoterapeutas. 1ª ed. São Paulo: Roca, 1996.
Martins EIS, García EG. Pontos de Acupuntura: Guia ilustrado de referência. São Paulo: Ed. Roca; 2003.
Aguiar, R. G. Estudos dos Efeitos da Técnica Bandagem Funcional para Tronco no Alinhamento da Postura Lombar, novembro de 2001.
Centro Cochrane do Brasil. Acupuntura para a lombalgia. 2005.

Maria Rita Hurpia

Maria Rita Hurpia

Maria Rita Hurpia é acupunturista, astróloga e escritora no Instituto de Terapia Integrada e Oriental (ITIO).