ITIO

Pós-graduação em Massagem Oriental

O Instituto de Terapia Integrada e Oriental (ITIO) no seu trilhar permanente em Ensinar e Praticar a Medicina Tradicional Chinesa iniciou em 2020 a Pós-graduação em Massagem Oriental que forma o Especialista em Massoterapia Oriental.

E segue regularmente com duas turmas anuais. Há turmas com aulas apenas nos fins de semana. E há turmas com aulas durante a semana.

Especialista em Massoterapia Oriental

Este Especialista em Massoterapia Oriental poderá atuar em estabelecimentos de diferentes perfis, públicos e privados, como:

Massagem Oriental
  • hospitais
  • unidades básicas de saúde
  • ambulatórios de especialidade
  • casas de repouso e centros de convivência para idosos
  • centros de reabilitação física em hospitais e clínicas médicas
  • instituições de reabilitação para pessoas portadoras de deficiência
  • em programas de qualidade de vida, oferecidos pelas empresas aos seus trabalhadores

Assim, o Mercado para o Especialista em Massoterapia Oriental torna-se cada dia mais amplo, à medida que as Práticas Complementares e Integrativas (PIC) são recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde segue as orientações.

Práticas Integrativas no SUS

Em São Paulo, 367 municípios utilizam práticas integrativas no tratamento de pacientes do SUS.

Em Pernambuco, 122 municípios utilizam práticas integrativas no tratamento de pacientes do SUS.

No Rio Grande do Sul, 267 municípios utilizam práticas integrativas no tratamento de pacientes do SUS.

Em Santa Catarina, 191 municípios utilizam práticas integrativas no tratamento de pacientes do SUS.

Em Minas Gerais, 564 municípios utilizam práticas integrativas no tratamento de pacientes do SUS.

No Ceará, 125 municípios utilizam práticas integrativas no tratamento de pacientes do SUS.

No Brasil, em todos os estados há o uso das Práticas Integrativas no âmbito do SUS e como consequência, concursos públicos.

Características das Massagens Orientais

Entre as características de buscar a Saúde com as Massagens Orientais estão o Homem, o Cuidar e o Reorganizar.

Visão Holística do Homem

A concepção de que a saúde deve ser entendida dentro de uma visão holística vem se expandindo a partir do pressuposto de que o homem é um ser indivisível, não podendo ser considerado separadamente em suas dimensões físicas, psicológicas ou psíquicas e sociais. Assim, o Massagear equilibra o Homem como ser uno.

Integralidade no Cuidar

Tais dimensões respondem juntas pelo estado de saúde dos indivíduos e delas devem resultar ações de promoção, proteção, recuperação e reabilitação da saúde, visando à integralidade do ser humano, o que reduziria a importância das intervenções centradas exclusivamente na cura de doenças.

Reorganização do modelo de Cuidar Hegemônico

Massagem Oriental

O modelo de assistência adotado no país (modelo médico hegemônico) demanda sofisticação tecnológica, utilização de medicamentos alopáticos, uso intensivo de equipamentos médicos e serviços diagnósticos e testes laboratoriais.

Entretanto, diante da necessidade de uma mudança do modelo assistencial, já há uma reordenação do sistema para alcançar maior efetividade, qualidade e racionalização dos custos, uma vez que o modelo hospitalocêntrico é extremamente custoso e nem sempre efetivo.

Portanto, o enfoque que se propõe hoje é na manutenção da saúde, em vez da cura das doenças, pela desospitalização, transferindo o atendimento para o domicílio e a utilização de novas alternativas de tratamento, que acompanham as tendências de outros países ao redor do mundo.

Especialização em Massoterapia Oriental

Assim, a Especialização em Massoterapia Oriental atende aos requisitos do Estado Brasileiro e já é um produto que está sendo adotado, pois:

  • atende ao requisito de integralidade no cuidar
  • promove a manutenção da saúde
  • racionaliza custos
  • é aplicada tanto ao modelo hospitalocêntrico, quanto domiciliar
  • é uma tendência mundial

Benefícios das Massagens Orientais

Massagem Tailandesa

Entre os benefícios das Massagens Orientais citamos o Cuidar e buscar Saúde a partir do Homem como ser Uno, tratando os diversos corpos de forma integrativa.

Assim, cabe citar, que patologias prevalentes na população, também são tratadas com sucesso com a massagem, como por exemplo: estresse, ansiedade, dores crônicas, disfunções ginecológicas, insônia, etc.

Ministério da Saúde, PNPIC no SUS

Ministério da Saúde apresentou a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no SUS em Maio de 2006. A Política instituiu técnicas como a Medicina Tradicional Chinesa como prática do SUS.

Assim, sempre alinhado com a OMS, o Ministério da Saúde atualizou a PNPIC ao longo dos anos, incluindo práticas como shiatsu e auriculoterapia, ambas relacionadas à Medicina Tradicional Chinesa.

Portanto, a Especialização em Massoterapia capacita o profissional para trabalhar em todo território nacional, em terapêuticas corporais e outras práticas integrativas relacionadas, de acordo com a sua formação.

Objetivos Gerais da Pós-graduação

Os objetivos gerais do curso são:

  • formar,
  • capacitar e
  • abrir horizontes.

Formar Especialistas

Promover a formação do profissional da área da saúde como Especialista em Massoterapia Oriental preparados técnico-cientificamente para a execução de práticas massoterapêuticas visando à promoção da saúde, prevenção de doenças e manutenção da qualidade de vida da população.

Capacitar o Profissional

Capacitar o Especialista em Massoterapia Oriental a aplicar seus conhecimentos em prol de ações integradas de proteção, prevenção, recuperação e reabilitação referentes às necessidades individuais e coletivas, articulando de forma competente conhecimentos, habilidades, valores e atitudes.

Abrir Horizontes

Massagem Idoso

Abrir novas perspectivas para os profissionais da área da saúde, a partir do conhecimento dos princípios, metodologias e técnicas da Medicina Tradicional Chinesa, sob a ótica do paradigma sistêmico oriental, que transcende o simples tratamento sintomático, visualizando o Homem-Natureza-Cosmos como uma unidade.

Assim, esse profissionais formados pelo ITIO, desenvolverão um olhar totalizante da realidade pessoal do cliente, auxiliando-o na busca de seu bem-estar físico, psíquico, mental e espiritual.

Objetivos Específicos da Pós-graduação

Os Objetivos Específicos da Pós-graduação em Massagem Oriental englobam o ensinar oriental sobre: técnicas, pensar, filosofia, história, religião, fisiopatologia, microssistemas, produção de saber e principalmente a prática clínica.

Técnicas de Massagem

Conhecer o uso adequado das técnicas de aplicação e manipulação, as indicações e contraindicações das Massagens Orientais: Anmá, Shiatsu e Microssistemas como das mãos, pés, cabeça e orelhas.

Filosofia, História, Religião e Cultura

Conhecer os preceitos filosóficos, históricos, religiosos e culturais sobre as quais a Medicina Tradicional Chinesa se desenvolveu e reconhecer a especificidade do pensar, saber e fazer da prática da Massagem Oriental, que difere em muitos aspectos dos alicerces sobre os quais a Medicina Ocidental se estabeleceu.

Meridianos da MTC

Meridianos e Energia

Conhecer os trajetos dos meridianos, canais de energia, pontos de acupuntura utilizados na Massagem Oriental, suas funções e combinações no tratamento de diferentes afecções, sem perder de vista o olhar holístico oriental, que busca, sobretudo, tratar da pessoa doente e não da enfermidade de que sofre.

Fisiologia, etiopatogenia e fisiopatologia

Conhecer a fisiologia energética, a etiopatogenia e a fisiopatologia de diferentes enfermidades, segundo os conceitos fundamentais da Medicina Tradicional Chinesa, reconhecendo a importância dos fatores externos ambientais e internos, constitucionais para o processo do adoecimento.

Habilidades Manuais

Desenvolver habilidades manuais, técnicas para a execução adequada e segura da Massagem Oriental: Anmá e Shiatsu.

Prática Clínica

Vivenciar a prática clínica em atendimentos ambulatoriais supervisionados, desenvolvendo a sensibilidade tátil, a habilidade de observação, olfação e ausculta, no exercício do diagnóstico de Medicina Tradicional Chinesa.

Auriculoterapia e Microssistemas

Fazer uso de outras terapêuticas complementares à Massagem Oriental, como os microssistemas: da orelha (auriculoterapia), das mãos, pés e cabeça.

Veja o vídeo sobre os Microssistemas do Corpo Humano com a Profª Drª Leonice Fumiko Sato Kurebayashi.

Multiprofissionalidade

Trabalhar em equipe multiprofissional, sempre que possível e necessário, buscando integrar a Massagem Oriental a outras práticas de saúde, estabelecendo um diálogo constante e cooperativo com outros profissionais.

Produzir Saber

Produzir conhecimentos, a partir da pesquisa científica e do reconhecimento da importância do saber científico para o desenvolvimento de sua prática e da teoria que sustenta o seu fazer.

Concepção da Pós-graduação

A Pós-graduação em Massagem Oriental oferecida pelo ITIO foi concebida a partir de fundamentação técnica, ética, humanizada, novo professor, em aulas presenciais e fortemente práticas.

Técnica, ética e humanização

Para que se atinja o objetivo de formação de um profissional que alie técnica, ética a um atendimento holístico e humanizado, a proposta pedagógica partirá do uso de técnicas de Metodologias Ativas de ensino-aprendizagem com ênfase sobre o recurso didático de resolução de problemas para a formação crítica e reflexiva dos alunos.

Novo Professor

O que também exige do professor uma nova postura, de revisão e constante atualização do seu conhecimento, planejamento, propostas pedagógicas e de formas de avaliação.

Aulas presenciais e remotas

O Curso será oferecido aos finais de semana, com aulas um final de semana por mês para as aulas teórico-práticas por 1 ano, e/ou em período noturno ou diurno, uma vez por semana, na sede do ITIO no bairro da Vila Mariana, na capital paulista.

As aulas teóricas online acontecerão principalmente no início do curso. Nestes casos, quando estiver no programa oito (8) horas de teoria no mesmo dias, então elas serão partidas em dois (2) dias de quatro horas, para ser mais produtivo e menos cansativo, tanto para o corpo docente, quando discente.

Entretanto, é importante firmar, que o segundo dia de aula é com prática presencial, pois o curso é fortemente prático. Aqui o aluno pratica e também recebe massagens.

Massagem Oriental

Estágio

E os estágios poderão ser realizados em dias a escolher pelo aluno na clínica-escola do ITIO.

Perfil do pós-graduando

A proposta é que o Especialista em Massagem Oriental construa saberes para:

  • Resolver Problemas
  • Tornar-se um Agente Educativo
  • Aprimorar suas capacidades de Inovar e ser Criativo

Resolução de Problemas

Desenvolver o senso crítico, a capacidade de resolução de problemas e desafios, de tomada de decisões; que saiba como trabalhar em equipe e que faça uso da solidariedade, cooperação, responsabilidade, integridade e respeito ao bem comum.

Agente Educativo

Ser capaz de atuar como agente educativo, colocando prioritariamente em suas ações, a ciência, a tecnologia e a ética a serviço da vida, no sentido de comprometimento com a vida humana, viabilizando o cuidado de reabilitação como um direito de cidadania.

Inovador e Criativo

Ser produtor de conhecimento atualizado, inovador, criativo e operativo, que esteja sempre interessado em incorporar as diversas contribuições científicas e tecnológicas de diferentes áreas do saber, que mantém interfaces com sua atuação profissional.

Título de Especialista em Massagem Oriental

Para obtenção do título de Especialista em Massagem Oriental o pós-graduando deverá frequentar pelo menos 75% das aulas ministradas no curso.

Critérios de Avaliação

Os critérios de avaliação utilizados serão contínuos envolvendo trabalhos, exercícios, estudos de casos, tendo ao final o aluno a necessidade de obtenção da média mínima de 7,0 (sete).

Trabalho Final

O trabalho a ser entregue no Final do Curso será objeto de avaliação e poderá ser fruto da observação de pacientes ambulatoriais, com um relatório técnico de estudo de caso.

Certificação IBRATE

A certificação será outorgada pela Faculdade de Tecnologia IBRATE o certificado de: Pós-Graduação em Nível de Especialização “lato sensu”: para os discentes que cumprirem os requisitos necessários para aprovação nos Módulos Disciplinares e no trabalho de conclusão. O Diploma Ibrate é reconhecido pelo MEC.

Público Alvo

O curso de Especialização em Massoterapia Oriental é destinado a Fisioterapeutas, Enfermeiros, Terapeutas Ocupacionais, Psicólogos, Biomédicos, Educadores Físicos, Nutricionistas e outros profissionais com formação superior em quaisquer áreas, desde que os cursos sejam reconhecidos e aprovados pelo MEC.

Coordenação

Prof. Dra. Leonice Fumiko Sato Kurebayashi

Carga Horária da Pós-graduação

360 horas/aula

Disciplinas da Pós-graduação em Massagem Oriental

Massagem Oriental
  • Teorias de Base da MTC
  • Fisiologia Ocidental e Energética
  • Anatomia Palpatória
  • Meridianos e Acupontos
  • Massagem Tailandesa
  • Massagem Anmá
  • Massagem Shiatsu
  • Auriculoterapia Chinesa
  • Reflexologia dos Pés, Mãos e Cabeça
  • Ética e Deontologia
  • Moxabustão e Ventosa
  • Metodologia da Pesquisa Científica
  • Trabalho de Conclusão de Curso (Relatório Técnico)

Se você tem Dúvidas, clique no botão abaixo e Fale Conosco pelo WhatsApp.

Eu Quero mais Informações

Corpo Técnico e respectivos curriculum lattes

  • Leonice Fumiko Sato Kurebayashi (Doutora)
  • Miki Hoshi Minamizawa Shimizu (Especialista)
  • Talita Pavarini Borges de Souza (Doutora)
  • Mauro Sergio Peixoto Rosa (Especialista)
  • Elaine Cristina Viacava Rezende (Especialista)
  • Raymond Sehiji Takiguchi (Mestre)
  • Hiroe Sakai (Especialista)
  • Roberto Covolo Bortoli (Doutor)
  • Gisele Kuba (Doutora)
  • Juliana Rizzo Gnatta Damato (Doutora)

Fontes

Ministério da Saúde - Artigos sobre Massoterapia no SUS

Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC)