ITIO

Estudantes Mães do ITIO

As Estudantes Mães do ITIO são Mulheres que impressionam pela coragem com que tocam a vida em quatro turnos. Pois, além de mães e estudantes do Curso Técnico de Massoterapia ou da Pós-graduação em Massoterapia Oriental algumas são esposas, trabalham fora para ajudar no sustento da família, são do lar e dos filhos. Vamos contar um pouquinho sobre essas valorosas guerreiras.

Mães, Estudantes, Trabalhadoras e Guerreiras.

Jaciara Pinto dos Santos
Ai Sakamoto
Érika Nakada
Maria Elisa
Carol Avilez

Jaciara: foco, coragem, determinação, garra e mais …

Jaciara Pinto dos Santos

Faltam palavras para expressar a jornada de Jaciara Pinto dos Santos. Jovem senhora com 49 anos, dois filhos e técnica em enfermagem.

Ela cursa a Capacitação em Massoterapia.

Acorda às 4h16, começa a trabalhar em uma UBS às 6h30. Das 19h às 22h30, ela assiste às aulas no ITIO aplicando e recebendo massagem.

Mas nos dias de atendimento ao cliente, ela só aplica massagem sem receber.

Após as aulas, ela pega metrô, trem e ônibus para chegar em casa quase à meia noite … para no dia seguinte reiniciar às 4h16 ao som do despertador.

A jornada é árdua, mas Jaciara planejou a sua transição de carreira objetivando ser dona da própria agenda, para reservar mais tempo para a família e para si.

E por que o ITIO teve o privilégio de ser escolhido essa guerreira?

Massoterapeuta, profissional da Saúde

“Porque eu queria aprender técnicas orientais, fui bem acolhida, gostei e continuo gostando das pessoas, dos professores, das aulas e de tudo.”

Ela é sempre bem avaliada pelas pessoas que atende.

Detalhe: Jaciara é generosa, estudiosa e sempre apresenta um belo sorriso na face.

É mais uma das tantas guerreiras que o ITIO tem o privilégio de receber para a jornada de aluno a terapeuta.

A equipe ITIO agradece a Jaciara e a todas tantas guerreiras que um dia escolheram o ITIO.

Dezembro de 2024

Ai Sakamoto, uma filha e um idioma novo

Ai SakamokoAi Sakamoto, 36 anos, uma filha, terminou o Curso Técnico no ITIO. Ai é mais uma mãe que agrega o gosto pela Massoterapia para ficar mais próxima do filho, neste caso, uma filha de 7 anos. Pois, o trabalho em tempo integral não lhe permitia essa alegria.

Embora Ai tenha a ajuda do marido nos cuidados para com a menina, quando esta adoecia, precisava faltar ao trabalho, se o marido não pudesse ajudar. Agora, Ai é mãe, massoterapeuta e cuida da família e para completar a jornada é atleta de artes marciais.

Uma história, como a de outras mães … mas esta agrega uma questão incomum … Ai é japonesa, está há seis anos no Brasil, e relata que sua maior dificuldade é entender as tantas terminologias do Português.

Acolhida pelos colegas e pela escola

E com o gracejar do brasileiro, aparecem tantas palavras estranhas. Mas, o povo do Brasil também é acolhedor, e assim, com alegria, os colegas a ajudam a entender umas palavras esquisitas.

Contato Instagram: @Icaremassoterapia

Janeiro de 2020

Reconhecimento de Diploma

Como o Curso de Massoterapia é Técnico de 2º Grau reconhecido pelo MEC, toda pessoa, brasileira ou estrangeira que tenha concluído o Segunda Grau no Exterior, precisa entrar com uma Solicitação de Equivalência de Estudos na Diretoria de Ensino para reconhecimento de seu Diploma.

Como documentos, deverá apresentar: cópia de documento equivalente ao Ensino Médio de outro país, documentos pessoais e comprovante de residência. Após a análise da Diretoria de Ensino, é publicada a equivalência no Diário Oficial, quando então, é validada a matrícula no Ensino Técnico ou no Ensino Superior.

Massoterapeuta, profissional da Saúde

Érika Nakada, dois filhos

Erika Nakada, 47 anos, dois filhos concluiu seu Curso Técnico de Massoterapia no primeiro semestre de 2017. Érika é Mãe, Érika é Pai. E como mantenedora do Lar, trabalha, cuida da casa e estuda mirando a melhoria do Bem-estar da Família.!

Fazer o Curso no tempo regular - em três semestres - teve seu preço: seus filhos iam para a escola pela manhã e à tarde ficavam sozinhos em casa. E também, essa maratona repercutiu na sua saúde, pois na metade do Curso, o estresse veio forte, abalou. Pois estudar, trabalhar, cuidar da casa e dos filhos não permitia cuidar de si. Urgia refazer os planos.

Então, criou coragem, demitiu-se do trabalho e começou a procurar serviço na área de Massagem … conseguiu. E até pouco tempo, trabalhava de segunda à segunda. Contudo, a árdua semeadura já oferece seus doces frutos: folga duas vezes por semana para ficar com o filhos.

E no contínuo cultivar, hoje, Érika Cursa Acupuntura.

Novembro de 2018

Certificado de Anmá

Cursar Técnico de Massoterapia no ITIO permite que o aluno trabalhe antes de concluir todas as disciplinas e o estágio. Pois, no final do primeiro semestre, ao concluir a disciplina Massagem Anmá e 40 horas de estágio recebe o certificado de Massagem Anmá. Certificação esta, que lhe abre as portas do Mercado de Trabalho.

Massoterapeuta, profissional da Saúde

Maria Elisa, dois filhos

Maria Elisa, 37 anos, dois filhos: um menino de 15 anos portador de necessidades especiais e uma menininha de 3 anos, cursa o 2º semestre do Curso Técnico. Para vir da região de Santo Amaro para o ITIO, ela gasta quatro horas em transporte coletivo - ida e volta. Mais quatro horas de aulas, então 33% do seu dia é dedicado à Nova Profissão de Massoterapia.

Embora tenha passado em todas as matérias, Elisa fez poucas horas de estágio, o que a preocupa. Porém, ela sabe, que há colegas já formadas, que só conseguiram completar o estágio, após os três semestres de curso. E hoje estão inseridos no mercado da Massagem Terapêutica, Estética, etc.

Ela consegue administrar estas inúmeras atividades, pois tem a ajuda de seu marido, que é autônomo e de sua irmã no cuidado para com as crianças. Hoje, com o conhecimento que adquiriu, Maria Elisa já faz alguns trabalhos como Massoterapeuta ... e continua estudanto, mesmo com a jornada quadrupla.

Novembro de 2018

Carol Avilez, dois filhos

Carol Avilez, 32 anos, duas filhas de 3 e 5 anos, graduada em Relações Internacionais. Iniciou o Curso Técnico em agosto de 2017 e termina os créditos e TCC neste final de 2018. E para receber o diploma, falta um pouquinho de horas de estágio em 2019.

Mas de onde veio a ideia da Carol de fazer Curso de Massoterapia? O desejo resultou de sua feliz relação com as Práticas Integrativas. Em 2015, na época da gravidez de sua segunda filha, optou por um parto normal, buscando o mínimo de intervenções médicas.

Assim, encontrou um terapeuta especializado em gestantes e puérperas, cujo olhar permitiu que Caroline encontrasse um novo pensar, sentir e enxergar do próprio corpo. Que, também a influenciou quanto ao desejo de abraçar uma Nova Profissão.

O primeiro passo para a Nova Profissão foi a Massagem, mas na lista também está a Acupuntura, além de outros treinamentos que a coloquem no Servir pela Saúde da Mulher. E, como ferramentas, sempre: o olhar holístico e o Poder do Toque das Mãos.

Entretanto, estes dois anos não foram fáceis: pois cuidava da casa e das crianças, além do emprego. Contudo, Carol teve a alegria de contar com a ajuda de seu marido e de sua mãe, que sempre a apoiaram.

Porém, abriu mão - temporariamente - de algumas alegrias, como dar o jantar para as filhas e as colocar para dormir. Pois, estudava à noite e chegava tarde e cansada. Peso de uma labuta, que nem sempre é percebida e sentida por quem não está no ir e vir entre ITIO e Família.

O tempo passou … há pouco mais de um ano e meio, Carol escolheu o ITIO, porque gostou da Grade Curricular. Hoje, trata o paciente com olhar holístico para escolher as técnicas que aplicará: auriculoterapia, florais e massagens, agregando os preceitos da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), como Os Cinco Elementos, Yin e Yang, além da Teoria Zang Fu.

Contato: Carol Avilez, carolineavilez@gmail.com - WhatsApp 11-99167-4548 - @plumeriaterapias IG

Novembro de 2018

Massoterapeuta, profissional da Saúde

Esclarecimentos do Departamento Pedagógico

O Curso Técnico em Massagem do ITIO tem 1200 horas entre aulas práticas e teóricas, além de mais 120 horas de estágio supervisionado na própria Clínica do Instituto. E para cumprir este programa, o aluno tem Três Semestres.

Entretanto, não é raro alguns estudantes levarem mais de um ano e meio para cumprir a meta. Alguns porque têm tripla ou quádrupla jornada, outros por questões de saúde, problemas nos relacionamentos familiares, entre outras questões pessoais.

Contudo, o Instituto permite a rematrícula naquelas disciplinas que o aluno não conseguiu cumprir, e assim o programa é cumprido em dois anos ou mais.

E, ao ex-aluno que interrompeu o curso, é permitido também a rematrícula, porém, terá que solicitar até 15 dias antes das aulas a eliminação das matérias já cursadas. Porém, esta eliminação está sujeita a aprovação do corpo docente.

Também, candidatos que fizeram Cursos Técnicos diversos ou de Graduação em outras instituições, podem pedir eliminação de matérias já cursadas, entretanto, a aprovação depende da avaliação dos professores.

Seja bem vindo, venha conhecer o ITIO.