ITIO

Atividade física - preservar e restaurar a saúde

Exercícios aeróbios, fortalecimento muscular, flexibilidade, alongamento e equilíbrio, ou seja, atividade física, contribue para preservar e restaurar a saúde. E, para somar, a Medicina Tradicional Chinesa introduziu na cultura paulistana o Tai chi chuan, Qi gong e Lian gong, movimentos que promovem a autocura. 

A atividade física regular traz numerosos benefícios e é assencial para um estilo de vida saudável. Os exercícios físicos estão relacionados com seus efeitos fisiológicos, conhecidos como: aeróbios, fortalecimento muscular, flexibilidade e equilíbrio. O tipo e intensidade da atividade devem ser orientados por profissional qualificado, juntamente com o praticante, para se obter benefícios terapêuticos desejados, sem colocar em risco a saúde de quem pratica.

Tai chi chuan - Exercícios aeróbicos

São atividades que envolvem múltiplos grupos musculares, de forma ritmada, contínua e por um período de tempo, com consumo intenso de oxigênio . A quantidade de exercícios recomendada varia segundo a pessoa, mas em geral, deve ser praticada três vezes ou mais por semana, por pelo menos 20 minutos. Estes exercícios melhoram a capacidade respiratória, aumentam a disposição e queimam gorduras. Caminhada, natação, ciclismo são exemplos destes exercícios.

Fortalecimento muscular No fortalecimento muscular, grupos específicos de músculos são estimulados, comumente com pesos, para aumentar a resistência dos músculos em questão.

Atividade Física - lian gongFlexibilidade - alongamento É recomendado para prevenir lesões, aumentando a flexibilidade e precedem programas de exercícios. Também são indicados para adultos com movimentação reduzida, seja pela idade ou doença, os quais tiveram a amplitude de seus movimentos reduzidas.

Equilíbrio Estes exercícios são recomendados para idosos na prevenção de quedas.

Benefícios terapêuticos A prática clínica atribui benefícios resultantes da atividade física em pacientes com doença de artéria coronária, hipertensão arterial, diabetes tipo 2, artrite, doença pulmonar obstrutiva crônica. Também contribui no tratamento de depressão e transtornos da ansiedade, níveis elevados de colesterol, dor, insuficiência cardíaca, síncope, derrame cerebral, lombalgia e demência.

Tai chi chuan e Qi gong Conhecedores dos benefícios da atividade física, os chineses a introduziram em sua medicina, há milênios. A Medicina Tradicional Chinesa engloba sete modalidades de tratamento: acupuntura, acupressão, moxabustão, fitoterapia, alimentação, Qi gong e exercícios terapêuticos chineses.

O Qi Gong (chi kung) é a prática da movimentação de energia pelo corpo, geralmente envolvendo movimentos simples, respiração e postura, com o objetivo de manter o corpo saudável, promovendo a autocura e aumentando a vitalidade. Sua prática já é comum em locais públicos como os parques Ibirapuera e da Aclimação, em São Paulo.

Os exercícios terapêuticos chineses são compostos por movimentos das articulações e membros para preservar e restaurar a saúde, tais como o Tai chi chuan e Lian gong.

Na Vila Mariana, O Instituto de Terapia Integrada Oriental - ITIO, mantém aulas de Tai Chi Chuan, nas quartas e sextas-feiras. Venha praticar conosco, bem pertinho do metrô Vila Mariana!

Saiba mais

Leia artigo Tai Chi Chuan na saúde.

Palermo, E. What is Tai Chi?, publicado na revista Live Science.

Compartilhe no Facebook