Para avaliar a acupuntura auricular e a arteterapia em casos depressivos, foi proposto o Trabalho de Conclusão de Curso Auriculoterapia e Arteterapia no Tratamento da Depressão ao aluno Yassuo Sasaki, pela Profª Drª Leonice Fumiko Sato Kurebayashi (Fumie). Com a conclusão, apresentação e aprovação do presente trabalho, o aluno recebeu o título de Técnico em Massoterapia.
Depressão
A depressão é um distúrbio afetivo que acompanha a humanidade ao longo de sua história. No sentido patológico, há presença de tristeza, pessimismo, baixa autoestima, que aparecem com frequência e podem combinar-se entre si.
Auriculoterapia
A auriculoterapia tem sido utilizada para condições de desequilíbrio emocional com resultados positivos em estudos sobre estresse, ansiedade e controle de sintomas de abstinência em adictos.
Arteterapia
A arteterapia é um importante instrumento de expressão visual das condições emocionais e mentais conscientes e inconscientes dos indivíduos. Em função disto, o presente estudo teve por objetivo avaliar a eficácia da auriculoterapia na redução de sintomas de depressão e observar como as mudanças emocionais se refletiram sobre a expressão visual.
Atendimentos
Foram atendidas 7 pessoas, durante 10 sessões de auriculoterapia, duas vezes por semana, nos pontos auriculares Rim, Coração, Shenmen, Baço, Depressão e Suprarrenal.
Eles foram avaliados antes e após o tratamento pelo Inventário de Depressão de Beck e realizaram um desenho e um relato a partir da frase “Geralmente me sinto...” (antes do tratamento) e “Ultimamente tenho me sentido...” (após o tratamento).
Resultados
Os resultados mostraram que houve 68,8% de redução dos sintomas relacionados à depressão, segundo o Inventário de Depressão de Beck.
Avaliando desenhos
Nos desenhos, observou-se que as cores frias e escuras do início do tratamento foram substituídas por cores mais quentes e composições mais limpas ao final. Concluiu-se, mantidas as devidas ressalvas, que a auriculoterapia parece produzir efeitos positivos sobre a redução dos sintomas relacionados à depressão.
O protocolo de pontos sugerido ao final do trabalho foram seis: Rim, Coração, Shenmen, Suprarrenal, Baço e Depressão.
Auriculoterapia e Arteterapia na Depressão
Caso deseje conhecer o TCC completo, baixe o arquivo no formato PDF, em A auriculoterapia e arteterapia no tratamento da depressão. Porém, a seguir há pontos considerados no trabalho de Concluão de Curso de Yassuo Sasaki.
O que é depressão
O aluno discorreu sobre o que é depressão nos olhares da Medicina Ocidental e da Medicina Tradicional Chinesa.
Depressão segundo a Medicina Ocidental
Segundo o Manual de Diagnóstico e Estatística das Perturbações Mentais, o transtorno depressivo inclui o transtorno perturbador da desregulação do humor, depressão maior (incluindo episódio de depressão maior), distúrbio depressivo persistente (distimia), transtorno disfórico pré-menstrual, transtorno depressivo induzido por substância/medicação, transtorno depressivo devido à outra condição médica, outro transtorno depressivo especificado e transtorno depressivo não especificado.
Os fatores comuns em todos esses tipos de transtornos são: a tristeza, vazio, irritabilidade, acompanhado de mudanças somáticas ou cognitivas que afetam significativamente a capacidade de funcionamento normal do indivíduo. O que diferencia esses transtornos são: a duração, o tempo, ou etiologia presumida.
Comumente, a depressão vem acompanhada de sintomas de ansiedade. No pior momento da depressão, o indivíduo pode ser levado ao suicídio, o qual é responsável pela morte de um milhão de pessoas anualmente (MARCUS et al, 2012 apud WHO, 2012).
De acordo com a Classificação Internacional de Doenças (CID. 10, 2012), a depressão é classificada entre os Transtornos Afetivos, que é uma alteração no humor ou afeto, como uma Depressão ou Euforia.
Depressão segundo a Medicina Tradicional Chinesa
A depressão normalmente está associada à deficiência energética, porém os sentimentos depressivos podem estar relacionados também às condições de estagnação energética, quando os fluxos de energia e de emoções estão bloqueados.
Como aos Cinco Sistemas (Cinco Elementos) estão atribuídos cinco aspectos mentais e espirituais, diversos são os padrões de desequilíbrio que podem causar o estado depressivo (MACIOCIA, 2007; ROSS, 2003a).
A Mente (Shen) na MTC é um conceito relacionado às substâncias vitais do corpo, sendo mais sutil do que o Qi. Por outro lado, a palavra Shen, nos livros ocidentais, tem sido frequentemente traduzida como espírito, mas a tradução mais precisa para Shen seria Mente.
Assim, no contexto da MTC, há cinco aspectos mentais e espirituais do ser humano:
- Alma Etérea(Hun) atribuída ao Fígado,
- Alma Corpórea (Po) relacionada ao Pulmão,
- Inteligência (Yi) relativa ao Baço,
- Força de vontade(Zhi), aos Rins e,
- Mente (Shen), ao Coração.
Então, quando o meridiano do Coração é forte e harmônico, a Mente se apresenta saudável, a memória é boa, a cognição é clara, o sono é profundo, a inteligência é brilhante, as ideias fluem naturalmente e pessoa age com sabedoria (MACIOCIA, 1996).
Portanto, a Mente, a partir do Coração, desempenha um importante papel nas atividades mentais sendo o ponto de conexão com os demais sistemas. O Coração é o Imperador dos órgãos: “A Mente do Coração apreende e une a Alma Etérea e a Alma Corpórea e combina-se com a Inteligência e com a Força de Vontade...” (CHANG apud MACIOCIA, 1996, p.204).
Emoções e efeitos sobre Mente e Espírito
Emoções e seus efeitos sobre a Mente e o Espírito podem se tornar a causa de doenças quando são excessivas e prolongadas. Sentimentos como tristeza e pesar podem afetar os Pulmões e o Coração. Porém, cada emoção pode afetar outros órgãos, pois eles estão inter-relacionados.
Por exemplo: se a tristeza afetar o Fígado, então atinge a Alma Etérea, que causa confusão mental... o Yin se torna prejudicado, que contrai os tendões, então há desconforto na região dos hipocôndrios e sentimento de depressão, enfim, há perda do sentido de direção, que torna a pessoa incapaz para planejar a vida (MACIOCIA, 1996).
Depressão e Cinco Elementos
A MTC reconhece alguns tipos primordiais de depressão, relacionados diretamente aos Cinco Elementos, uma das teorias que a fundamentam. Em função das múltiplas possibilidades de padrões de desequilíbrio que associam os elementos, é possível que mais de um elemento esteja implicado nos estados emocionais relacionados à depressão.
Yassuo Sasaki
Pela dedicação e excelência, Yassuo Sasaki, merecidamente integra hoje o quadro técnico do ITIO como massoterapeuta e acupunturista, além de lecionar Anmá e Liang Gong no Curso Técnico de Massoterapia.
Clínica Zen Place
Para agendar seu atendimento com Yassuo Sasaki na Clínica Zen Place do ITIO acesse o link Atendimento na Clínica.