ITIO

Esparadrapo cinesioterapêutico para disfunções do ombro

Escrito por Gisele Kuba - Natali Zanelato

"Esparadrapo cinesioterapêutico para disfunções do ombro" foi o tema escolhido pelas alunas Natali Zanelato e Gisele Kuba na monografia "Os benefícios da aplicação do esparadrapo num protocolo cinesioterapêutico para disfunções dolorosas do ombro (são paulo - sp - 2009)". Orientação de Ricky Watari.

Ombro Doloroso é uma síndrome caracterizada por dor e impotência funcional, que acomete estruturas do ombro.

Segundo a Medicina Tradicional Chinesa a dor no ombro ocorre devido à estagnação de Qi e Xue ou da invasão de fatores patogênicos (Síndrome de Obstrução Dolorosa).

Metodologia: Estudo clínico randomizado, com a participação de 30 indivíduos divididos em três grupos aleatórios, sendo organizados em controle (Grupo A), cinesioterapia (Grupo B) e cinesioterapia associada ao esparadrapo (Grupo C). Foi aplicado o questionário de Constant e escala visual numérica de dor (EVN) no inicio e ao final de oito intervenções de um protocolo de exercícios.

Resultados: Houve diferença significativa no escore de Constant e EVN para os grupos B e C p 0,05, sendo o grupo C houve aumento na força muscular e melhora na amplitude de movimento p 0,05.

Discussão/Conclusão: A utilização do esparadrapo associado à cinesioterapia melhoram a capacidade funcional do ombro, devido à circulação de Qi e Xue na região.

Confira o conteúdo completo em PDF clicando em: Os benefícios da aplicação do esparadrapo num protocolo cinesioterapêutico para disfunções dolorosas do ombro (são paulo - sp - 2009).

Next Post Previous Post