ITIO

Perfil epidemiológico de pacientes de acupuntura

Escrito por Carla Miranda Martinez - Lucienne Nunes Curvello

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) Perfil Epidemiológico de Pacientes de Acupuntura objetivou a conquista do Diploma de Técnico em Acupuntura pelas alunas Carla Miranda Martinez e Lucienne Nunes Curvello, sob orientação da Prof. Dra. Leonice F.S. Kurebayashi.

Trata-se de uma pesquisa descritiva, quantitativa, exploratória, cujos objetivos consistiram em conhecer o perfil epidemiológico de pacientes de acupuntura do Instituto de Terapia Integrada e Oriental. Também, foi investigado, quais são as principais queixas e doenças desta população.

Essa estudo, foi a partir dos dados contidos nos prontuários do Ambulatório de Acupuntura do ITIO, do período de Janeiro de 2007 à Dezembro de 2008. Carla e Luciene catalogaram essas informações durante os meses de Agosto, Setembro, Outubro e Novembro de 2009. Foram considerados no levantamento do perfil as principais queixas do paciente, as quais foram organizadas em planilhas e apresentadas em forma de tabelas e gráficos.

Foram respeitadas as recomendações da Resolução 196 de 1996 do Conselho Nacional de Saúde para Pesquisa Científica em Seres Humanos, sobre sigilo de informações.

Para a análise dos dados foi feita uma tabulação manual das respostas de cada questionário, com a apresentação dos cálculos em forma de percentuais de 0 a 100, com base nos conceitos de pesquisa quantitativa propostos por Gil (2002).

Os resultados mostraram que a população que procura o ambulatório é:

  • predominantemente feminina (78%),
  • com um maior número de casados (46%) e solteiros (34%), além de viúvos e divorciados,
  • com predominancia da faixa etária entre 50 a 59 anos (22,93%) e
  • em segundo lugar, os pacientes com 40 a 49 anos (21,56%).

Escolaridade dos pacientes

  • superior completo, com 36,70%,
  • 2°grau completo, 56 pessoas, que representam 25,69%.

Número de atendimentos por paciente

  • pessoas (55,05%) com dois a nove atendimentos,
  • 47 pacientes (21,56%), com 10 a 19 atendimentos.

Principais queixas

  • dores músculo-esqueléticos (57,28%),
  • problemas mentais emocionais (13,57%) e
  • sintomas gerais tais como cansaço, cefaléia, dores em geral, insônia, tontura, zumbido e queda de cabelo.

Comparativamente à listagem de doenças consideradas cientificamente comprovadas para o tratamento com acupuntura pela Organização Mundial de Saúde; concluiu-se que os pacientes que procuram a acupuntura no ambulatório sofrem de problemas similares aos citados pela OMS, reiterando a idéia de que a acupuntura tem sido divulgada e tem encontrado um lugar, tanto nas comunidades científicas, quanto no senso comum da população leiga.

Caso deseje conhecer o TCC completo, baixe o arquivo no formato PDF, em Perfil epidemiológico dos pacientes ambulatoriais de acupuntura do instituto de terapia integrada e oriental (são paulo, sp, 2009).

Next Post Previous Post