A Acupuntura no Ocidente é resultado do encontro de conhecimentos dos imigrantes orientais – chineses, japoneses e coreanos – que chegaram ao Brasil trazendo na bagagem seu conhecimento em acupuntura, que se disseminou pela população ocidental. Os bons resutados de sua aplicação chamaram a atenção da comunidade científica, e a acupuntura no Ocidente acabou ganhando espaço em renomados centros de pesquisa que, hoje, tentam comprovar seus benefícios com base na ciência moderna.
Assim, ensaios clínicos têm permeado centros universitários como Unifesp, USP e UniGranRio, gerando publicações acadêmicas sobre o tema.
Publicações acadêmicas
A seguir, estão listados estudos sobre acupuntura, as quais acontecem em centros de pesquisa sobre: Zumbido nas orelhas, Fibromialgia Juvenil e Tatuagem em Meridianos de Acupuntura.
Zumbido nas orelhas
Com o objetivo de estudar a eficácia da acupuntura no alívio sintomático de forma aguda do zumbido nas orelhas, o Ambulatório de Zumbido, do Departamento de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço da Unifesp-EPM, fez um ensaio clínico prospectivo. No estudo, foi concluindo que houve redução significante dos sintomas pós-agulhamento, tanto em um grupo de controle, quanto em um de estudo.
Contudo, no grupo de estudo a redução foi maior que no de controle.
O grupo de estudo recebeu agulhamento em um ponto de acupuntura, enquanto que o de controle foi agulhado em outro local, sem equivalência em meridianos. A imagem mostra os pontos que receberam o agulhamento.
Fibromialgia Juvenil
O Ambulatório de Acupuntura, da Unidade de Dor e Cuidados Paliativos e da Unidade de Reumatologia Pediátrica do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas utilizou a acupuntura em adolescentes com fibromialgia juvenil e concluiu que a acupuntura pode melhorar o estado desses pacientes.
Tatuagem em Meridianos de Acupuntura
A maioria dos pontos de acupuntura estão localizados em Meridianos mapeados ao longo do corpo. Por exemplo, meridiano do rim, do coração, do intestino grosso, entre outros, pelos quais a Energia Qi flui e mantém o equilíbrio corporal.
Nos atendimentos ambulatoriais, observa-se que alguns pacientes com tatuagem sobre os meridianos relatam problemas relacionados com o meridiano tatuado.
Em 2009, a revista Revista Oficial da Escola de Medicina, da UniGranRio, publicou artigo que relata os principais efeitos fisiológicos imediatos após a aplicação de tatuagens sobre regiões mapeadas pela Medicina Tradicional Chinesa - MTC.
Segundo o artigo, os pacientes apresentaram fome, sonolência, relaxamento, calafrios, febre, tensão muscular, vontade de defecar, irritabilidade e fadiga durante o processo de tatuagem, que podem permanecer por alguns dias. Entretanto, os sintomas desaparecem em poucas semanas.
Assim, o autor concluiu que nenhum dos entrevistados relatou efeitos adversos de grande monta, então, a tatuagem é sem grande perigo à saúde.
Na imagem, a tatuagem cobre a face anterolateral do braço, que é um local de percurso dos Meridianos: Pulmão e Intestino Grosso.
Compreensão da Cultura Chinesa
Embora pesquisas relatem os efeitos da acupuntura sob o visão de diagnósticos baseados na ciência ocidental, Guido Palmeira, pesquisador do DEMQS/ Ensp/ Fiocruz, defende que talvez a maior colaboração que o Oriente possa trazer à medicina ocidental, alem da sua técnica, também o seu saber.
Portanto, será apenas através da compreensão da cultura e da civilização chinesa, da aceitação de que Yin e Yang se organizam em um sistema coerente, que assim, então, o saber tradicional poderá ser realmente apreendido e vivenciado nos diferentes campos do conhecimento humano. Assim, esse apreendimento promoverá a modificação de hábitos, trazendo à consciência uma forma mais harmônica de lidar consigo, com os outros e com o meio a que pertencemos.
Finalmente, a incorporação do conhecimento da cultura chinesa, como o princípio Yin e Yang, então poderemos promover longevidade com qualidade de vida para a população brasileira.
Saiba mais
Sobre acupuntura, leia Acupuntura: benefícios e breve histórico.
Fontes
1 – Okada, D. M. et al. O uso da acupuntura para alívio imediato do zumbido. Artigo em PDF disponível neste link . Acesso em 31/7/2014.
2 – Dias, M. H. P. et al. Acupuntura em adolescentes com fibromialgia juvenil. Artigo em PDF disponível neste link . Acesso em 31/7/2014.
3 – Moura, S. C. et al. Principais efeitos fisiológicos imediatos a aplicação de tatuagens sobre os meridianos de acupuntura. Acta Sci Med, 2(1), 2009. p. 29-38.
4 – Palmeira, G. A acupuntura no Ocidente. Artigo em PDF disponível neste link . Acesso em 31/7/2014.