ITIO

O que é Fitoterapia?

Escrito por Ray Takiguchi

Utilizada há muitas anos, a fitoterapia é um recurso para promover a saúde. Mas, afinal, o que é fitoterapia? A palavra "fitoterapia" vem do radical grego “phytos”, que significa planta, árvore, e é a terapêutica que se utiliza das plantas para o tratamento e prevenção das mais variadas doenças e males utilizando-se das folhas, caule, raízes, frutos e/ou sementes de determinados vegetais. 

Trata-se de um conhecimento que remonta à Antiguidade, quando os ancestrais do homem moderno perceberam que a ingestão de determinadas plantas produziam alterações benéficas em seu organismo. De posse desse conhecimento, temos os primeiros “médicos” da história: os curandeiros, os xamãs tribais que realizavam seus rituais de cura auxiliados por elixires e poções feitas de plantas que encontravam na natureza.

Este conhecimento, longe de ser considerado misticismo, tem sido pesquisado com interesse pela ciência moderna.

Fármacos utilizados na atualidade foram desenvolvidos a partir de vegetais de uso tradicional e é consenso entre a comunidade científica que em plantas ainda não estudadas podem ser descobertos princípios ativos para o tratamento dos mais variados males.

Como exemplo temos o ácido acetilsalicílico, popularmente conhecido pelo seu nome comercial, a aspirina, que deriva de um componente encontrado na casca do salgueiro (Spiraea ulmaria), planta utilizada há milênios em civilizações antigas para o combate a dores e febre.

Hoje se sabe que este componente tem ações analgésicas, antipiréticas, antiagregantes e anti-inflamatórias, um dos medicamentos mais consumidos no mundo.

Na China antiga, a história da medicina não foi diferente. O uso das plantas para a promoção da saúde tem sido amplamente pesquisado, utilizado há milênios e representa um dos três pilares da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) juntamente com a acupuntura e a massoterapia.

A Fitoterapia e a Medicina Tradicional Chinesa

Integrada aos preceitos da MTC, as ervas são utilizadas de acordo com sua ação energética no corpo humano, sendo necessário um prévio diagnóstico específico para sua utilização. A prescrição é realizada de acordo com uma avaliação minuciosa do desequilíbrio energético para se escolher quais ervas ministrar. Por exemplo, uma cefaleia pode advir da presença de uma condição conhecida como Fogo de Fígado, como também pode ser devido à presença de Umidade local.

O que é fitoterapia e a utilização de ervasPara cada caso, as ervas a serem ministradas são completamente distintas, mesmo que haja um sintoma semelhante.

A fitoterapia chinesa foi desenvolvida a partir da combinação de diversas plantas, por milênios, tendo sido testada em milhares de pessoas, constituindo as assim chamadas Fórmulas Magistrais. Nestas, a ação de cada erva é combinada de forma a potencializar o efeito e minimizar os possíveis efeitos colaterais, promovendo o equilíbrio da substância e a melhor condição possível para a assimilação pelo organismo. São combinações utilizadas há séculos pela MTC e muitas tem hoje o efeito comprovado pela ciência moderna.

Um detalhe interessante é que, apesar de ser conhecida como Fitoterapia, na China, além de plantas também são utilizadas substâncias minerais como o Carbonato de Cálcio e animais como a concha da ostra.

Se realizado um diagnóstico certeiro, a Fórmula Magistral produz efeitos notáveis em poucas semanas de uso, na maioria das vezes, sem efeitos colaterais. É uma grande ferramenta para a promoção e manutenção da saúde, cabendo aqui ressaltar que, de forma nenhuma, o fitoterápico chinês deverá ser utilizado como um substituto à prescrição médica, sendo um poderoso complemento aos tratamentos da medicina ocidental.

Saiba mais

O Itio oferece o curso básico de Fitoterapia Chinesa. Acesse o link do curso para mais informações.

Rocha, M. R. H. Chás, fitoterápicos e princípios ativos na saúde. Acesso disponível no site do Itio.

Ferreira, T. S. I et al. Fitoterapia: introdução à sua história, uso e aplicação. Disponível no site da Revista Brasileira de Plantas Medicinais

Previous Post