A migração de orientais para o Ocidente trouxe, além de hábitos culinários, danças e artes, também a Medicina Tradicional Chinesa (MTC), que tem sido gradativamente incorporada aos costumes ocidentais e estimulado pesquisas científicas, que tentam entender, comprovar e explicar suas terapias milenares, inclusive a força da reflexologia sobre a saúde das pessoas.
Reflexologia e MTC
A reflexologia, uma das técnicas da MTC, consiste em massagear mãos e pés, sendo esta última chamada de reflexologia podal. Baseado nos conceitos da MTC, a massagem dos pés e das mãos estimula o fluir da energia vital de maneira rítmica e equilibrada, resultando na homeostase do corpo.
Há linhas de estudo que defendem que as benesses da reflexologia é resultado da propriocepção, quando da pressão nas terminações nervosas, abundantes tanto nas mãos, quanto nos pés.
Fluir Energia
Contudo, o efeito da reflexologia independe de qual é a razão do seu funcionamento. Seja pelo fluir da energia ou pela propriocepção, cada órgão, glândula e estrutura passa a funcionar de forma mais equilibrada, resultando em melhoria física, mental e emocional do indivíduo.
Origem da Reflexologia
Embora a reflexologia tenha sido divulgada principalmente por chineses e japoneses, sua origem é controversa. Alguns estudiosos acreditam que a técnica surgiu na China há 5 mil anos. Também se sabe que os egípcios antigos utilizavam essa técnica para recuperar a saúde das pessoas, segundo registro em pictogramas. Índios americanos e outros povos a utilizavam com fins terapêuticos.
Ciência e Reflexologia
À medida que as técnicas orientais foram ganhando adeptos no Ocidente, então centros de pesquisa começaram a fazer ensaios clínicos com o objetivo de verificar suas eficácias. A reflexologia, principalmente a podal, é um dos alvos desses estudos. Exemplos de ensaios clínicos estão a seguir, relatando resultados da massagem nos pés, em clínicas e empresas.
A Associação Paranaense dos Portadores de Parkinsonismo, localizada em Curitiba (PR) fez o ensaio Efeitos combinados da reflexologia podal com o tratamento convencional nos pacientes portadores da doença de Parkinson. Concluiu que os pacientes que receberam reflexologia podal combinada com o tratamento convencional melhoraram suas atividades diárias e diminuíram as reações adversas de outros tratamentos.
Parkinson e Reflexologia
Os 15 resultados do tratamento de Parkinson com Reflexologia mostraram que os pacientes sentiram:
- calma - 67%
- relaxamento - 17%
- diminuição das dores - 83%
- melhora da insônia - 80%
- melhora da constipação intestinal - 73%
- melhora da memória - 68%
- melhora da fala - 90%
- melhora na deglutição - 85%
- melhora nos movimentos - 72%
- melhora na bradicinesia - 70%
- melhora no humor - 78%
- diminuição dos espasmos - 70%
- mais disposição para momentos de lazer - 76%
- mais facilidade para se vestir - 88%
- mais motivação realizar para exercícios - 74%**
Saúde do Trabalhador no Município de São Paulo
Em A reflexologia como suporte para satisfação e motivação da promoção da saúde do trabalhador no município de São Paulo, Giulia Moro elaborou uma análise descritiva exploratória, com abordagem quantitativa, a partir dos registros de sinais e sintomas visualizados e verbalizados dos colaboradores de uma instituição hospitalar filantrópica no período de outubro 2008 a maio 2009.
O estudo mostrou que entre os trabalhadores, que receberam massagem podal, 16% recebeu alta e 84% tiveram melhora nos sintomas que apresentavam. As principais reclamações eram dor na região cervical, formigamento das mãos, acidez e refluxo gástricos, e dor nos joelhos.
O Serviço de Saúde e Segurança do Trabalhador (SSS) da Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, faz uso das terapias complementares para ampliar a qualidade de vida do funcionário, sem intenção ou pretensão de interferir no tratamento médico e/ou convicção religiosa. As técnicas usadas são: reiki, cromoterapia, musicoterapia, exercícios de respiração, aromaterapia e reflexologia.
Assim, cada vez mais disseminada, a reflexologia ganha espaço, melhorando o bem-estar do indivíduo e equilibrando seu organismo físico e mental.
Referências bibliográficas
1 – Araújo, C. R. A. de A. et al. Efeitos combinados da reflexologia podal com o tratamento convencional nos pacientes portadores da doença de Parkinson. Estudos disponível em PDF no site do FIEP Bulletin On-line. Acesso em 7/12/2017.
2 – Moro, G. A reflexologia como suporte para satisfação e motivação da promoção da saúde do trabalhador no município de São Paulo. Informações disponíveis no site da Biblioteca Virtual em Saúde. Acesso em 22/7/2014.
3 – Brum, L. M., Machado, N. M. da S. Terapia de apoio aos servidores do HUSM.
4 – Artigo O que é reflexologia podal?.