ITIO

Locais de Trabalho para o Massoterapeuta

Em continuidade ao artigo sobre o mercado profissinal, neste texto trataremos sobre os diferentes locais de trabalho para o massoterapeuta.

A massoterapia, por sua eficácia e benefícios, tem sido realizada em ambulatórios, spas, clínicas, empresas, hospitais, em domicilio etc., assumindo novas facetas para adaptar-se às necessidades do homem da pós-modernidade, como por exemplo, a quick massage, ou massagem rápida, realizada em cadeiras, em espaços públicos como supermercados, shoppings etc.

Locais de trabalho

Clínicas de massagem, hotéis, spas e navios

Para os massoterapeutas que se preocupam em atuar pelo regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), algumas clínicas, hotéis e spas contratam o massoterapeuta. Os navios também contratam massoterapeutas para as suas áreas de spas e os profissionais passam por um processo seletivo, tendo que dominar minimamente as línguas inglesa e espanhola. Existem também clínicas que pagam um percentual, variável, sobre as sessões.

Espaço próprio

Atuar em espaço próprio parece ser uma das atividades mais rentáveis, mas é importante que o profissional tenha no mínimo formação técnica de nível médio para abrir seu próprio negócio.

Apresenta vantagens como: definir o horário em que quer atuar, o preço da sessão de massagem (que varia de acordo com a região), definir qual o melhor tratamento para seu cliente.

As desvantagens são aquelas relacionadas ao risco de possuir um negócio próprio. Qualquer projeto é passível de insucesso. Entretanto, a partir de um conhecimento maior sobre planejamento e administração de empresas, as chances do fechamento da empresa se tornam menores. Vale a pena ter uma consultoria na área jurídica, um bom contador e marketing, especialmente, o marketing digital.

Empresas

Uma das formas "mais fáceis" de entrar no mercado é trabalhando em empresas.

Hoje em dia, além de grandes organizações, mas há médias e pequenas oferecendo espaço aos massoterapeutas para a realização da Quick Massage. Quick é uma massagem rápida, realizável no local de trabalho em cadeiras especiais que tomam pouco espaço.

Nestes locais, o profissional trabalha por conta própria ganhando sobre as sessões, que podem ser pagas pela própria empresa ou pelos pacientes trabalhadores.

Sabia que estes serviços podem ir até a Sua Empresa? Clique aqui e saiba mais

Atendimentos em domicílio

[Locais de trabalho para o massoterapeuta - massagem

Muitos massoterapeutas iniciam suas atividades com atendimentos em domicílio. Assim como o atendimento em espaço próprio, o atendimento em domicílio nos dá um grande retorno financeiro, pois todo o valor cobrado pela massagem é direcionado ao próprio terapeuta.

Atenção Básica pelo Sistema Único de Saúde (SUS)

Diferente dos municípios e de outros estados do Brasil, a cidade do Rio de Janeiro tem um histórico importante na implantação das práticas complementares pelo SUS, tendo promovido concursos para massoterapeutas. Mas, outras cidades têm realizado concursos como Laguna (Santa Catarina), Fortaleza (Ceará), Macaé (Rio de Janeiro) entre outros, nos últimos anos.

Fumie Kurebayashi

Profª Drª Leonice Fumiko Sato Kurebayashi

➣ Enfermeira acupunturista, fitoterapeuta, astróloga e reikiana.
Doutora e Mestre pela Escola de Enfermagem da USP (EEUSP).
Pós doutora pela EEUSP, com pesquisas realizadas na área das práticas orientais como: Acupuntura, Auriculoterapia, Massagem, Reiki e Fitoterapia Chinesa.
➣ Integrante do Grupo de Pesquisa em Práticas Alternativas e Complementares em Saúde da EEUSP.
➣ Clique no nome para saber mais sobre a Profª Drª Leonice Fumiko Sato Kurebayashi

Saiba mais

Texto com base na Monografia de Conclusão de Curso de Yamada, Otavio N.; Moraes, Silvane dos S. Leia trabalho na íntegra: A massoterapia e o Mercado de Trabalho.

Para quem tem interesse em Curso Técnico de Massagem, veja os cursos oferecidos pelo Itio.

O ITIO (Instituto de Terapia Integrada Oriental) oferece também cursos de capacitação em massagem Anmá, Shiatsu, Reflexologia dos Pés (massagem nos pés), Quick Massage, entre outros.

Konopatzki, A. C.; Campos, A. T.; Martins, C. "Massoterapia na prevençäo das complicaçöes do stress". Informações disponíveis no site da Biblioteca Virtual em Saúde. Acesso em 22/1/2015.