ITIO

Infertilidade Masculina e Coronavírus

A Infertilidade Masculina por causa do Coronavírus é alvo de pesquisas no Sheba Medical Center, um dos maiores hospitais de Israel.

Redução de Fertilidade

A Infertilidade é a redução da Fertilidade. Porém, o indivíduo continua com a capacidade de se reproduzir. Embora, com menor probabilidade de produzir descendentes.

Meridiano do Rim - Shen

Na pesquisa em questão, 13% dos pacientes em testes 30 dias após o diagnóstico de Covid apresentaram:

  • redução de 50% no volume seminal
  • diminuição da concentração de espermatozóides
  • e a motilidade também ficou prejudicada

Receptores ACE2

Aa Células de Sertoli são responsaveis pela espermatogênese, que é a produção de espermatozóides. Essas células têm o receptor ACE2, no qual o coronavírus se liga, prejudicando o sistema seminal. Esses receptores também existem nos pulmões, rins e coração. Por isso são os órgãos mais afetados pelo vírus.

Outra hipótese levantada pela pesquisa é que uma enzima produzida pela testosterona - TMPRSS2 - facilita a ligação do vírus às células. Que explicaria a morbidade e mortalidade maior em homens que em mulheres.

Meridiano do Rim - Shen

Tempo e Infertilidade

A pesquisa do Sheba Medical Center foi feita em homens após 30 dias do diagnóstico positivo para a Covid-19. Portanto, são necessárias pesquisas em outros momentos para avaliar as reais implicações na fertilidade masculina.

Fertilidade Masculina na Unifesp

Atentos à questão da Fertilidade Masculina, a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) busca voluntários recém diagnosticados com Covid-19, para que doem sêmen para pesquisas. Interessados devem entrar em contato pelo telefone (11) 5576-4488.

Pesquisas Chinesas

Em artigo publicado na revista The Lancet, pesquisas chinesas também sugerem que o coronavírus afeta a fertilidade masculina.

Meridiano do Rim - Shen

Medicina Chinesa e Fertilidade

Na Medicina Tradicional Chinesa, a infertilidade pode ter duas causas clássicas: deficiências congênitas ou patologias adquiridas.

Deficiências congênitas são consideradas inacessíveis à acupuntura. E segundo médicos chineses o tratamento dependeria de técnicas cirúrgicas ocidentais.

Patologias adquiridas, como por exemplo ser infectado pelo coronavírus levam ao desequilíbrio Yin e Yang. Desencadeando assim, padrões que podem contribuir com a infertilidade.

O tratamento inicial para aumentar a capacidade de fertilização consiste em equilibrar o Yin e Yang, e assim como assegurar o livre fluxo de Energia Qi e de Xue.

Meridiano do Rim - Shen

Meriadianos de Acupuntura

E esse equilíbrio do Yin e Yang para restabelecer o fluxo de energia é feito com Acupuntura e Massagem em pontos nos Meridianos.

Por exemplo, o meridiano Vaso Concepção (Ren Mai) é rico em pontos que tratam as questões de infertilidade combinados com pontos do Fígado, Baço, entre outros. Portanto, recebe atenção especial nas sessões terapêuticas.

Portanto, se deseja ser mãe ou pai neste momento, então procure um médico especialista com o objetivo de descobrir como conceber de forma segura, segundo a Medicina Ocidental. As Práticas Integrativas e Complementares (PICs) Orientais, como Acupuntura e Massagem podem ser usadas como terapia complementar para lhe trazer tranquilidade.

Fontes

1 - Estudo do Sheba Medical Center de Israel - acessado em 08/12/2020

2 - Pesquisa Unifesp - acessado em 08/12/2020

3 - Estudo do Sheba Medical Center de Israel - acessado em 08/12/2020

telefone clinica Zen Place
Maria Rita Hurpia

Maria Rita Hurpia

Maria Rita Hurpia é acupunturista, astróloga e escritora no Instituto de Terapia Integrada e Oriental (ITIO).