O que é a Iridologia / Irisdiagnose?
Escrito por Léia Fortes Salles
O que é a iridologia / irisdiagnose e como ela pode ajudar a formar um diagnóstico sobre o estado de saúde de um paciente? Írisdiagnose é uma ciência que permite conhecer através da íris aspectos físicos, emocionais e mentais do indivíduo e Iridologia significa o estudo da íris.
Quando usado em consulta, o termo mais correto é Irisdiagnose, porém Iridologia é a nomenclatura mais conhecida.
A íris é um holograma, parte que representa o todo. Na íris, tem-se a representação do organismo, assim como na palma da mão, na planta do pé e no lóbulo da orelha.
O objetivo da irisdiagnose é detectar precocemente na íris os sinais que sugerem determinadas condições patológicas, assim como compreender comportamentos e modo de relação dos indivíduos.
A íris é um microssistema completamente formado aos 6 anos de idade e nela estão contidas as informações sobre a parte física e mental de seus donos, o que permite ao iridologista realizar uma abordagem profilática e terapêutica, através da pré-diagnose. Uma vez detectada sinais de comprometimento, órgãos devem ser investigados com exames específicos para afastar a possibilidade de certas patologias (pré-diagnose).
O maior trunfo da Irisdiagnose está na prevenção das doenças, uma vez que antes mesmo do indivíduo apresentar sintomatologia, é possível ao iridologista detectar sinais de comprometimento e utilizar meios para manter a homeostase do organismo, evitando que ele adoeça. Desse modo, ela atua na manutenção da saúde, bem como, na prevenção da doença, que é de extrema importância tanto para o indivíduo e sociedade.
Métodos de Estudo da Iris
Existem diferentes métodos de estudo da íris, dentre eles os mais utilizados no Brasil são os métodos Jensen, Alemão e Ray Id.
O método Jensen foi elaborado pelo americano Bernard Jensen. Os pilares desta escola são: constituição geral e constituição parcial. A constituição geral é dada pela densidade das fibras da íris e está relacionada com a resistência, a capacidade de defesa e a recuperação do organismo.
A constituição parcial são os órgãos de choque, aqueles que nasceram mais fracos e por serem órgãos de menor resistência, serão os primeiros atingidos frente a estímulos nocivos.
A escola alemã baseia-se na cor da íris para estudar a biotipologia do indivíduo e as suas diferenças nas funções orgânicas e psíquicas, para assim estabelecer o tratamento mais adequado.
O método Ray Id foi desenvolvido pelo norte-americano Denny Johnson e estuda as áreas mentais e psíquicas do indivíduo. Existem três padrões básicos de íris e várias combinações que ajudam a compreender onde o indivíduo está desperdiçando energia e o que tem que aprender para viver melhor.
Detectar precocemente órgãos frágeis evita o desenvolvimento das doenças e suas complicações.
Saiba mais
Leia também artigos sobre Reflexologia podal e Auriculoterapia.
Sobre iridologia, leia artigo What is Iridology?.