Método Pilates e Saúde
Escrito por Maria Rita Hurpia da Rocha
O Método Pilates® era pouco conhecido fora do mundo da dança até meados da década de 1980. Entretanto, nos últimos anos ganhou popularidade e destaque, como uma técnica que é mais que uma lista de exercícios, é adequável às diversas necessidades corporais, e traça uma conexão entre o corpo e a mente, com melhoria da saúde. O Método já chama a atenção da comunidade científica.
Joseph Hubertus Pilates nasceu na Alemanha. Era uma criança doente, asmática e raquítica. Assim se previa um futuro não promissor. Então, por conta própria, Joseph começou a estudar medicina oriental, anatomia, fisiologia humana e yoga, as quais o inspiraram e fundamentam o Método.
Pilates é um método de condicionamento físico que integra o corpo e a mente, amplia a capacidade de movimentos, aumenta o controle, a força, o equilíbrio muscular e a consciência corporal. Trabalha o corpo como um todo, corrigindo a postura e realinhando a musculatura, que resulta numa estabilidade corporal, que contribui para uma vida mais saudável e longa. Os exercícios podem ser no solo - no chão, em colchonete, maca, deitado, sentado ou em pé - ou em aparelhos criados por Joseph Pilates.
Estudos sobre o Método Pilates no Brasil
Trabalhos acadêmicos de instituições como a Universidade de Caxias do Sul - UCS e a Pontífice Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS, entre outras, investigam a aplicação do Método Pilates® em questões específicas. Por exemplo, a UCS publicou estudo que concluiu que o método Pilates® empregado pelos pesquisadores conseguiu incrementar a flexibilidade de atletas juvenis de futsal, pois há declínio da flexibilidade durante a adolescencia, devido ao estirão de crescimento puberal. Na PUCRS, a dissertação de mestrado: A influência do Método Pilates nas atividades de vida diária de idosas, concluiu que um treinamento de doze semanas baseado no Método Pilates influenciou significativamente o tempo de realização das Atividades de Vida Diária para mulheres idosas no domínio das atividades físicas domésticas.
Devido a magnitude dos exercícios de Pilates®, estes devem ser direcionados ao perfil do praticante, razão pela qual, sugere-se que as aulas sejam individuais ou em pequenos grupos, desde que tenham o mesmo perfil. Por exemplo, idosos requerem condicionamento diferente de jovens. Indivíduos que apresentam alguma patologia cuja a reabilitação é necessária, como dores crônicas, problemas ortopédicos e distúrbios da coluna vertebral também exigem tratamento individual.
Na clínica Instituto de Terapia Integrada Oriental - ITIO - as aulas são individuais ou com dois alunos, os instrutores de Pilates® são fisioterapeutas e acupunturistas. Tal individualização permite o direcionamento dos exercícios para o perfil do paciente, com o objetivo de tratar suas dores e limitações, incluindo sessões de acupuntura e auriculoterapia, quando pertinente. O terapeuta observa os limites do praticante e corrige em tempo real as posturas.
Saiba mais
Leia artigo sobre Artrose, acupuntura e Pilates.