Acupuntura: interesse e prática do enfermeiro em UBS em SP debate sobre um estudo de 2006 realizado por Leonice Fumiko Sato Kurebayashi, Rosemeire Aparecida de Oliveira e Renata Moreira de Oliveira.
O objetivo foi avaliar o interesse pela prática da Acupuntura pelos Enfermeiros em 3 Unidades Básicas de Saúde UBS) do Município de São Paulo.
Estas UBSs - alvos da pesquisa - foram consideradas Pólos de Difusão da Medicina Tradicional Chinesa,a partir de 2002.
O trabalho completo é intitulado "Acupuntura: interesse e prática pelos enfermeiros de unidades básicas de saúde do município de São Paulo (São Paulo - SP - 2006)" .
Entrevista com Enfermeiros
Através de uma pesquisa de campo exploratória e da utilização de um questionário com perguntas fechadas e abertas, foram entrevistados seis enfermeiros e os resultados demonstram um grande desconhecimento dos mesmos com relação à possibilidade da prática e da realização da técnica como especialidade da Enfermagem.
O Enfermeiro desconhece
Apesar do interesse manifesto de alguns, a maioria de Enfermeiros está desatualizada em relação à Acupuntura, às resoluções dos Conselhos de Enfermagem com relação às Práticas Integrativas e Complementares e aos cursos de Pós-Graduação de Acupuntura oferecidos.
Práticas Integrativas para Enfermeiros - PICs
1. Pós-graduação em Acupuntura
2. Pós-graduação em Massagem Oriental
3. Curso EAD de Capacitação em Acupuntura Auricular
Concluiu-se que há necessidade de se enfatizar o aprofundamento dos estudos e a divulgação destes para a legitimação desta prática pelos Enfermeiros.
Link para o TCC completo
Caso deseje conhecer o TCC completo, baixe o arquivo no formato PDF, em Acupuntura: interesse e prática pelos enfermeiros de unidades básicas de saúde do Município de São Paulo (são paulo - sp - 2006).
Acupuntura: interesse e prática do enfermeiro em UBS em SP foi escrito por:
- Leonice Fumiko Sato Kurebayashi
- Rosemeire Aparecida de Oliveira
- Renata Moreira de Oliveira