Auriculoterapia e arteterapia no estresse de professores é uma pesquisa qualitativa e quantitativa desenvolvida pelas alunas Elizangela Andréa da Silva, Rosiane Freire de Lima e Wirvaine Sherlei Dias de Souza para obtenção do Diploma de Técnicas em Massoterapia no Instituto de Terapia Integrada e Oriental (ITIO). Orientação da Profª Drª Leonice Fumiko Sato Kurebayashi (Fumie).
Objetivos da Pesquisa
A presente pesquisa teve como objetivos gerais:
➣ conhecer os níveis de estresse dos professores de uma instituição de curso técnico de nível médio,
➣ avaliar a eficácia da auriculoterapia sobre os níveis de estresse e os aspectos emocionais, e
➣ divulgar a importância da Auriculoterapia para o Tratamento de Estresse como terapêutica complementar.
E como objetivos específicos:
➣ avaliar o alcance da técnica de auriculoterapia no redirecionamento de aspectos conflitantes emocionais;
➣ identificar e conhecer as distintas simbologias pictóricas pessoais dos elementos estressores vivenciados pelos sujeitos.
Instrumentos Diagnósticos
Para tanto, foram utilizados dois instrumentos diagnósticos: para a análise quantitativa dos resultados. Foi escolhido primeiramente o Inventário de Estado de Estresse ou Lista de Sintomas de Estresse (LSS), para a obtenção de escores sobre níveis de estresse, de 59 sintomas psicofisiológicos e psicosociais.
Era uma vez um Monstro
Os dados qualitativos foram obtidos a partir de um Desenho Livre com texto explicativo. E, a análise destes dados foi feita individualmente a partir de uma prévia composição plástica - em resposta ao estímulo verbal “Era uma vez um monstro” - antes e no final do tratamento de auriculoterapia.
Assim, com estes dados, foram tecidas comparações, no Universo Individual de cada sujeito, quanto aos aspectos relacionados à cor, forma, ocupação de espaço, símbolos significantes expressos pelo entrevistado, intencionais e não intencionais, conscientes e inconscientes. Em seguida, esses aspectos foram discutidos e avaliados pelo terapeuta e pelo sujeito entrevistado, após a realização do desenho.
Resultados
Os resultados obtidos no LSS nos permitiram concluir que os valores de estresse no pré-tratamento (46,6) caíram para 29,75, demonstrando uma melhora de 36,3% do valor médio, com uma significância estatisticamente importante de p=0,036. Quanto à análise dos desenhos, 4 em 8 (50%) demonstraram significativas mudanças, quanto às simbologias atribuídas ao “Monstro Pessoal” e às formas de enfrentamento do mesmo.
Impacto Positivo
Com base nos dados coletados, é possível dizer, portanto, que a auriculoterapia teve um impacto positivo no tratamento do estresse da população avaliada. Embora mais estudos sobre o assunto sejam necessários para que se confirme a eficácia da Auriculoterapia para o Tratamento de Estresse.
Nove Pontos Utilizados
Leia o conteúdo completo em PDF - inclusive os pontos utilizados - clicando em: A auriculoterapia e arteterapia no tratamento de estresse de professores (São Paulo, SP, 2008).
Estudando Auriculoterapia no ITIO
No ITIO, o estudante tem 5 (cinco) opções para aprender Auriculoterapia:
- Pós-graduação em Acupuntura
- Pós-graduação em Massagem Oriental
- Cursos de Acupuntura Auricular: básico e avançado
- Curso Técnico de Massoterapia
- Curso EAD de Capacitação em Acupuntura Auricular
Profª Drª Leonice Fumiko Sato Kurebayashi
➣ Enfermeira acupunturista, fitoterapeuta, astróloga e reikiana.
➣ Doutora e Mestre pela Escola de Enfermagem da USP (EEUSP).
➣ Pós doutora pela EEUSP, com pesquisas realizadas na área das práticas orientais como: Acupuntura, Auriculoterapia, Massagem, Reiki e Fitoterapia Chinesa.
➣ Integrante do Grupo de Pesquisa em Práticas Alternativas e Complementares em Saúde da EEUSP.
➣ Clique no nome para saber mais sobre a Profª Drª Leonice Fumiko Sato Kurebayashi