Este estudo, de cunho quali-quantitativo, explorou a experiência de percepção de alunos de massoterapia e expectativas de futuro em fase de conclusão de curso realizados por João Tamer Viana e Renato Kurebayashi., sob orientação do Prof. Walter Couto Junior e da Prof. Dra. Fumie Kurebayashi.
Foram entrevistados quinze formandos do curso de massoterapia, do período matutino e noturno, do Instituto de Terapia Integrada e Oriental (ITIO), com idades variando entre 18 e 50 anos.
Para a coleta de dados foi utilizado um questionário com duas questões abertas e posteriormente gravadas e transcritas ipsis literis.
A análise dos dados foi feita com base no Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) de Lefévre e Lefévre (2005).
Os objetivos do trabalho foram os de investigar, junto aos alunos formandos do ITIO
- percepções quanto à segurança na formação técnica e pessoal adquirida durante o curso,
- conhecer as expectativas quanto ao futuro pessoal e profissional e,
- discutir o Projeto Pedagógico da Escola com base dos resultados encontrados, impulsionando adequações pedagógicas.
Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) de Lefévre e Lefévre
Os resultados foram agrupados em dez DSC, sendo que cinco foram referentes à primeira questão sobre o que o aluno achou do curso para sua formação pessoal e profissional.
DSC1
DSC1 referiu-se ao crescimento pessoal, autoconfiança, auto-conhecimento e ampliação de horizontes.
DSC2
DSC2 foi sobre o aprendizado quanto ao respeito ao paciente como um todo e o vínculo terapeuta-paciente.
DSC3
Em DSC3 tratou-se das adequações e limitações do processo ensino-aprendizagem.
DSC4
A importância do toque foi tratada no DSC4.
DSC5
E em DSC5 comentou-se as expectativas anteriores ao curso.
A segunda questão referiu-se às expectativas e planos de futuro dos alunos, de onde surgiram mais 5 DSCs.
Nos discursos de 6 a 10 foi abordado sobre as expectativas e planos para o futuro.
DSC6
O DSC6 relatou o desejo dos alunos de tornarem-se profissionais autônomos e também empresários.
DSC7
A necessidade constante de se aprofundar os conhecimentos e aprender novas técnicas foram abordadas no DSC7.
DSC8 e DSC9
Os ítens DSC8 e o DSC9, respectivamente, trataram sobre as incertezas sobre ser massagista ou certeza quanto à profissão escolhida e a possibilidade de mudança de atividade profissional.
DSC10
Em DSC10, comentou-se a massagem como recurso tecnológico multiprofissional.
Concluiu-se que os alunos, em sua maioria, sentiram-se preparados adequadamente para a profissão, tornando-se conscientes da importância da busca constante por conhecimentos, do reconhecimento de suas limitações e do enfoque diferenciado do massagista quanto ao cuidado humanizado, e as expectativas dos participantes do curso quanto ao seu futuro profissional foram otimistas.
As respostas e discursos sugeriram que a escola tem atingido seus objetivos quanto à formação integral do aluno, oferecendo um curso bem alicerçado na técnica, sem prescindir da formação geral do aluno, como agente de transformação e participante da sociedade a que pertence.
Confira material completo em A massoterapia e o mercado de trabalho (são paulo, sp, 2014).