ITIO

Alunos de massoterapia e expectativas de futuro

Este estudo, de cunho quali-quantitativo, explorou a experiência de percepção de alunos de massoterapia e expectativas de futuro em fase de conclusão de curso realizados por João Tamer Viana e Renato Kurebayashi., sob orientação do Prof. Walter Couto Junior e da Prof. Dra. Fumie Kurebayashi.

Foram entrevistados quinze formandos do curso de massoterapia, do período matutino e noturno, do Instituto de Terapia Integrada e Oriental (ITIO), com idades variando entre 18 e 50 anos.

Para a coleta de dados foi utilizado um questionário com duas questões abertas e posteriormente gravadas e transcritas ipsis literis.

A análise dos dados foi feita com base no Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) de Lefévre e Lefévre (2005).

Os objetivos do trabalho foram os de investigar, junto aos alunos formandos do ITIO

  • percepções quanto à segurança na formação técnica e pessoal adquirida durante o curso,
  • conhecer as expectativas quanto ao futuro pessoal e profissional e,
  • discutir o Projeto Pedagógico da Escola com base dos resultados encontrados, impulsionando adequações pedagógicas.

Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) de Lefévre e Lefévre

Os resultados foram agrupados em dez DSC, sendo que cinco foram referentes à primeira questão sobre o que o aluno achou do curso para sua formação pessoal e profissional.

DSC1

DSC1 referiu-se ao crescimento pessoal, autoconfiança, auto-conhecimento e ampliação de horizontes.

DSC2

DSC2 foi sobre o aprendizado quanto ao respeito ao paciente como um todo e o vínculo terapeuta-paciente.

DSC3

Em DSC3 tratou-se das adequações e limitações do processo ensino-aprendizagem.

DSC4

A importância do toque foi tratada no DSC4.

DSC5

E em DSC5 comentou-se as expectativas anteriores ao curso.

A segunda questão referiu-se às expectativas e planos de futuro dos alunos, de onde surgiram mais 5 DSCs.

Nos discursos de 6 a 10 foi abordado sobre as expectativas e planos para o futuro.

DSC6

O DSC6 relatou o desejo dos alunos de tornarem-se profissionais autônomos e também empresários.

DSC7

A necessidade constante de se aprofundar os conhecimentos e aprender novas técnicas foram abordadas no DSC7.

DSC8 e DSC9

Os ítens DSC8 e o DSC9, respectivamente, trataram sobre as incertezas sobre ser massagista ou certeza quanto à profissão escolhida e a possibilidade de mudança de atividade profissional.

DSC10

Em DSC10, comentou-se a massagem como recurso tecnológico multiprofissional.

Concluiu-se que os alunos, em sua maioria, sentiram-se preparados adequadamente para a profissão, tornando-se conscientes da importância da busca constante por conhecimentos, do reconhecimento de suas limitações e do enfoque diferenciado do massagista quanto ao cuidado humanizado, e as expectativas dos participantes do curso quanto ao seu futuro profissional foram otimistas.

As respostas e discursos sugeriram que a escola tem atingido seus objetivos quanto à formação integral do aluno, oferecendo um curso bem alicerçado na técnica, sem prescindir da formação geral do aluno, como agente de transformação e participante da sociedade a que pertence.

Confira material completo em A massoterapia e o mercado de trabalho (são paulo, sp, 2014).