ITIO

Auriculoterapia: o poder do lóbulo da orelha

O que o lóbulo da orelha pode mostrar

Auriculoterapia: o lóbulo da orelha é uma poderosa ferramenta de diagnóstico para o terapeuta. Pois, se alguma parte do corpo está dolorosa ou há mal funcionamento de alguns sistemas, órgãos ou vísceras, então uma área ou um ponto reflexo na orelha se mostrará diferente.

O ponto auricular reflexo muda de temperatura e de resistência elétrica quando a parte correspondente está afetada. Assim pode haver mudanças de coloração da pele e o ponto poderá ficar sensível e doloroso ao toque. Ou ainda manchas, vincos, nevos, oleosidade, ressecamento e descamações, vasinhos sanguíneos em evidência são manifestações de que algo está desregulado em seu corpo.Pós-graduação em Massagem Oriental Mas que a auriculoterapia e o poder do lóbulo da orelha podem contribuir para reequilibrar as energias de todos nós.

Anatomia Auricular

Você pode observar que a orelha tem uma anatomia particular, como se fosse um feto de cabeça para baixo: a cabeça se localiza no lóbulo, onde geralmente colocamos os brincos.

Conta a lenda que os piratas costumavam viajar até a costa da China e pediam para colocar uma argola de ouro no centro do lóbulo para melhorar a acuidade visual do olho que utilizavam para mirar o horizonte com uma luneta, com o objetivo de pilhar e roubar outras embarcações.

É bem verdade que os piratas estavam certos. Pois o ponto do olho fica no centro do lóbulo e um brinco de ouro ou revestido de ouro teria a propriedade de tonificar energicamente a visão e melhorar a sua função.

Lóbulo da orelhaO lóbulo é também a região relacionada à cabeça, ao cérebro e às emoções.

Um grande lóbulo, carnoso e bem estruturado estaria ligado à sabedoria, à uma boa constituição e à saúde mental e emocional do indivíduo.

Por exemplo, as imagens de Buda mostram lóbulos polpudos e avantajados, simbolizando a harmonia, a sabedoria e o equilíbrio mental e espiritual. Quando o lóbulo começa a apresentar vincos, incisuras, pode estar indicando o envelhecimento, a senilidade, a cronicidade de doenças de natureza mental e emocional.

Cuidados com o uso de piercings, alargadores e brincos

Em geral, a tendência do nosso corpo, quanto ao perfurar a orelha externa é a de promover a regeneração tecidual e também do ponto auricular. Porém, se a pessoa já tinha uma tendência natural de desequilíbrio daquele órgão, víscera ou estrutura do corpo, a presença de um brinco ou de algum material em contato com a aurícula pode produzir efeitos indesejáveis ou tornar vulnerável a área relacionada.

Portanto, prefira brincos e piercings de material não oxidantes para proteger contra possíveis inflamações locais. Portanto são indicados joias de ouro, para tonificar energicamente uma estrutura, e a prata, para sedação. Se você está com a vista cansada ou com dificuldade para enxergar, tonifique o ponto do olho com brincos de ouro ou banhados de ouro.Auriculoterapia

Auriculoterapia no ITIO

Pós-graduação em Massagem Oriental

A Pós-graduação em Massagem Oriental é para graduados em quaisquer áreas, desde que tenha diploma reconhecido pelo MEC. A Especialização tem duração de 12 meses, com carga horária de 360 horas/aula.

Pós-graduação em Acupuntura

A Pós-graduação em Acupuntura é para graduados na área da Saúde, tem duração de 24 meses, com carga horária de 1200 horas.Curso Técnico de Massagem

Curso Técnico em Massoterapia

O Curso Técnico em Massoterapia é destinado a quem já concluiu o Ensino Médio, tem duração de 18 meses, com carga horária de 1320 horas/aula.

Curso de Auriculoterapia

O ITIO oferece Curso Livre de Auriculoterapia Chinesa com carga horária de 32 horas.

Saiba mais

Kurebayashi, L. F. S. Tratando Dor na Coluna com Auriculoterapia.

Kurebayashi, L. F. S. Massagem em pés e orelhas para as costas

Kurebayashi, L. F. S. Auriculoterapia para redução de ansiedade e dor em profissionais de enfermagem: ensaio clínico randomizado. Disponível em PDF no site da Scielo.

Fumie Kurebayashi

Profª Drª Leonice Fumiko Sato Kurebayashi

➣ Enfermeira acupunturista, fitoterapeuta, astróloga e reikiana.
Doutora e Mestre pela Escola de Enfermagem da USP (EEUSP).
Pós doutora pela EEUSP, com pesquisas realizadas na área das práticas orientais como: Acupuntura, Auriculoterapia, Massagem, Reiki e Fitoterapia Chinesa.
➣ Integrante do Grupo de Pesquisa em Práticas Alternativas e Complementares em Saúde da EEUSP.
➣ Clique no nome para saber mais sobre a Profª Drª Leonice Fumiko Sato Kurebayashi