O corpo visto na orelha
Auriculoterapia Chinesa faz parte de um conjunto de técnicas terapêuticas que têm como base os preceitos da Medicina Tradicional Chinesa (MTC).
Acredita-se que tenha sido desenvolvida juntamente com a acupuntura sistêmica (corpo), que é, atualmente, uma das terapias orientais mais populares em diversos países, pois tem sido amplamente utilizada na assistência à saúde, tantos nos aspectos preventivos como curativos curativos.
Diagnóstico pela Orelha
A orelha pode retratar o início de uma enfermidade algum tempo antes de se manifestar, a partir de manchas, modificações da pele, vasos sanguíneos evidenciados, vincos, incisuras, nevos, ressecamento com descamações etc.
Se atentarmos para a região em que se observa tais mudanças e reconhecermos a qual área corresponde ao corpo, então podemos tentar evitar a manifestação futura dessas enfermidades.
Auriculoterapia no século XX
O início da auriculoterapia se deu com as pesquisas realizadas por um médico francês, em meados do século XX, que foi considerado o pai da Auriculoterapia Moderna, Paul Nogier.
O grande mérito do neurologista foi o de sistematizar um mapa auricular à semelhança de um feto invertido, a partir de um estudo minucioso das respostas fisiológicas sistêmicas, quando estimulava áreas da aurícula externa.
A figura representa o ser humano projetado na orelha.

Nos próximos artigos, apresentaremos um pouco mais sobre o mapa e sobre as modificações que a aurícula pode mostrar na presença de enfermidades e, em alguns casos, como as tratar.
Onde estudo auriculoterapia?
Você pode estudar Auriculoterapia no ITIO, na Vila Mariana, em São Paulo, pois a instituição tem tradição de mais de 20 anos em técnicas orientais. A Instituição oferece o conhecimento de Acupuntura Auricular em quatro (4) cursos, a seguir.
Curso de Auriculoterapia
O ITIO oferece Curso Livre de Auriculoterapia Chinesa com carga horária de 32 horas.
Curso Técnico em Massoterapia
O Curso Técnico em Massoterapia é destinado a quem já concluiu o Ensino Médio, tem duração de 18 meses, com carga horária de 1320 horas/aula com teoria e prática na programação.
Pós-graduação em Massagem Oriental
A Pós-graduação em Massagem Oriental é para graduados na área da Saúde, tem duração de 12 meses, com carga horária de 360 horas e também inclui massagem em pontos da orelha.
Pós-graduação em Acupuntura
A Pós-graduação em Acupuntura é para graduados na área da Saúde, tem duração de 24 meses, com carga horária de 1200 horas, com auriculoterapia no programa.
Fontes
Landgren K. Ear Acupucture: a practical guide. Philadelphia: Churchill Livingstone; 2008. p.28.
Kurebayashi, L. F. S. Disponível em A auriculoterapia no tratamento da depressão.
Kurebayashi, L. F. S. Disponível em Auriculoterapia: o poder do lóbulo da orelha
Kurebayashi, L. F. S. Disponível em Auriculoterapia: seu poder na enfermagem
Sasaki, Y. A auriculoterapia e arteterapira no tratamento da depressão. Monografia de Conclusão de Curso. Curso Técnico de Massagem, Instituto de Terapia Integrada e Oriental, 2014. Texto na íntegra disponível em PDF
Sobre do artigo: O que é Auriculoterapia Chinesa?

Resumo: Auriculoterapia Chinesa é uma técnica terapêutica que têm como base os preceitos da MTC.
Publicado: 2019-04-19
Modificado: 2020-06-22
Dra. Leonice Fumiko Sato Kurebayashi

- Enfermeira acupunturista, fitoterapeuta, astróloga e reikiana.
- Doutora e Mestre pela Escola de Enfermagem da USP (EEUSP).
- Pós doutora pela EEUSP, com pesquisas realizadas na área das práticas orientais como: Acupuntura, Auriculoterapia, Massagem, Reiki e Fitoterapia Chinesa.
- Integrante do Grupo de Pesquisa em Práticas Alternativas e Complementares em Saúde da EEUSP.
- Coordenadora e Mantenedora do Instituto de Terapia Integrada e Oriental (ITIO).