Massagem e a Medicina Tradicional Chinesa

Escrito por Maria Rita Hurpia da Rocha Ligado . Publicado em Massagem

Massagem Shiatsu

A teoria da Medicina Tradicional Chinesa - MTC - trouxe para o ocidente os conceitos de Yin-Yang, Cinco Elementos, Qi e Meridianos de Energia. A acupuntura com suas agulhas, é possivelmente a técnica mais associada à MTC. Porém, as massagens Tui-ná, Anmá e Shiatsu também se fundamentam nos conceitos da MTC.

A massagem Tui-ná nasceu na China e é citada no Livro do Imperador Amarelo, o qual data imprecisamente de antes de Cristo, pois os relados de quando foi escrito variam de 3 mil anos a.C. a 150 anos a.C. A finalidade destas massagens é terapêutica. No Brasil, o Tui-ná foi disseminado por Liu Pai Lin, mestre taoista que aqui atuou de 1977 à 2000. Tratava seus pacientes com chás e indicava pontos e meridianos, os quais eram massageados por terapeutas, em sua clínica.

Livro do Imperador Amarelo

No século VI, o Tui-ná migrou da China para o Japão, que tinha sua técnica, o Sei-tai, que consistia da manipulação das articulações e sua transmissão era oral. A junção do Tui-ná e do Sei-tai, deu origem ao Amná, a qual, por decreto imperial, foi tornada matéria obrigatória nas escolas de medicina japonesas.

A massagem Shiatsu surgiu no Japão no início do século XX, fundamentado na MTC e nas suas precursoras: Tui-na, Sei-tai e Anmá. A palavra Shiatsu deriva do japonês Shi = a dedo e atsu = pressão, ou seja, pressão com o dedo. Seu princípio é manter ou estabelecer o equilíbrio energético do corpo, com o objetivo de prevenir ou tratar disfunções que sejam causadas pelo desequilíbrio da energia Qi. Usando os dedos, palma da mão ou cotovelo, pressiona-se os Meridianos de Energia para que o Yin e o Yang sejam harmonizados, permitindo que o Qi flua livremente, remetendo, assim, à manutenção da saúde e do bem-estar.

Quick massagem

Novo berço! As metrópoles brasileiras, com sua agitação e vida estressante que desarmonizam o homem, tornaram-se os berços ideais para a propagação das técnicas orientais, das quais, o Shiatsu é a que ganhou mais adeptos. Como consequência, surgiram os cursos livres de massagem e também os cursos técnicos de massoterapia, em cuja grade curricular há Medicina Tradicional Chinesa, anatomia, fisiologia, patologia, Anmá, Shiatsu, massagem modeladora, clássica, entre outras, ou seja, os conhecimentos oriental e ocidental se entrelaçam. O Shiatsu incorporou a visão ocidental da anatomia e fisiologia e é mais que apenas a pressão dos dedos, manobras nas aticulações e amassamentos também são utilizados pelo shiatsuterapeuta.

O Tui-ná chegou no Japão, agregou a técnica local e formou o Anmá. Assim, a história se repete: a MTC chega no Ocidente e juntamente com a medicina e problemas locais, traçam uma nova conjuntura, que vão desde clínicas sofisticadas a pequenos espaços em locais públicos com uma cadeira para massagem..

Referências
Cezimbra, Márcia. Bem-estar na palma das mãos: A cultura da massagem do Oriente ao Ocidente. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2013.

AMBULATÓRIO

O ambulatório é realizado pelos alunos do curso de massoterapia, com supervisão dos professores e acupunturistas profissionais do instituto.
Preço especial de R$35,00 por sessão.

Não são feitos agendamentos pelo email.
Confira os horários e agende a sua sessão pelo telefone

(11) 5575-4251

MASSAGEM - NOVOS HORÁRIOS!
Segunda-feira: das 13h às 16h
Quinta-feira: das 13h às 20h
Sábado: de 9h às 12h

ACUPUNTURA
Quarta-feira: de 14h às 16h00
Sábado: 9h às 11h00

CLÍNICA

Para atendimentos particulares e específicos, possuímos em nossa Clínica, diversos profissionais acupunturistas e massoterapeutas especializados no tratamento e prevenção de uma série de doenças musculoesqueléticas, emocionais, mentais, dentre outros casos, pela Medicina Tradicional Chinesa.

Diversas Técnicas como acupuntura, massoterapia, reflexologia, auriculoterapia, moxabustão e ventosa podem ser utilizadas para o alívio do paciente.

Saiba mais acessando o site da clínica em www.zenplace.com.br.

Não são feitos agendamentos pelo email.
Confira os horários e agende a sua sessão pelo telefone

(11) 5573-3615

Das 8:00hs ~ 18:00hs de Segunda a Sábado