ITIO

Enfermagem e Massagem

O uso da Massagem na Enfermagem é muito conhecido na famosa Massagem de Conforto, presente nas prescrições de enfermagem¹.

Massagem de Conforto

A massagem de conforto é realizada principalmente por auxiliares e técnicos de enfermagem, e tem como objetivo promover relaxamento e hidratação da pele, quando o paciente está acamado há longo tempo. Portanto, pode ser usada em vários tipos de pacientes, em condições diversas.

enfermagem-e-idoso

Escolhendo a Massagem

A Prática Integrativa Massagem beneficia todos os pacientes. Pois como a gama de técnicas é vasta, então para saber qual escolher e como realizar, o profissional precisa ser qualificado, por exemplo em:

Auxiliares e técnicos de enfermagem podem ampliar seus conhecimentos por meio de Cursos Técnicos de Massoterapia, que os qualifica para a prática correta.

Enfermeiros poderão aplicar as técnicas de massagem, quando qualificados para definir o procedimento, segundo o quadro de cada paciente. Qualificação esta, que ele adquire em uma Pós-graduação em Massagem.

Intervenções de Enfermagem

A massagem faz parte das intervenções de enfermagem e, com a devida formação nesta área, o enfermeiro saberá escolher a técnica adequada para o alívio de dores e a diminuição do estresse. Portanto, todos podem se beneficiar da massagem, com a escolha correta, segundo a idade e a condição de cada paciente.

enfermeira-cuidando

Pacientes Mulheres

Para pacientes mulheres, a massagem pode ser utilizada para alívio das dores no período pré-parto², na melhora dos desconfortos da síndrome pré-menstrual, diminuição de dores nas pernas e de cabeça, comuns neste público.

enfermeira-e-crianca

Bebês e Crianças

Em bebês e crianças, a realização e ensino de massagem contribui para o desenvolvimento motor, aumento da imunidade e quando ensinada aos pais/responsáveis, fortalece o vínculo³.

enfermeira-e-cuidados

Pré e pós-cirúrgico

Em unidades de internação pré-cirúrgica, aplicar a massagem em pacientes que estejam estressados e ansiosos, contribui inclusive para o controle dos sinais vitais, alterados pela situação adversa. No pós-cirúrgico, pode-se escolher uma técnica de massagem adequada ao paciente e a aplicar para o alívio da dor.

enfermeiro-cuidando-idoso

Pacientes Graves

Inclusive em pacientes graves, que estão em unidades de terapia intensiva⁴ com dificuldades para dormir, a massagem proporciona melhora na qualidade do sono impactando na recuperação deste paciente por meio de um repouso reparador.

Pacientes Oncológicos

Pacientes Oncológicos são grandes beneficiários desta técnica, com resultados na diminuição da náusea relacionada à quimioterapia⁵, melhora do sono, diminuição do estresse e da ansiedade, por exemplo.

enfermeiro-e-exercicio

Qualificação Adequada

Com formação adequada, o enfermeiro avalia as condições dos pacientes, suas queixas e seleciona a técnica que irá contribuir mais neste momento, proporcionando melhora dos sinais e sintomas e aumento do vínculo. E, tendo auxiliares e técnicos de enfermagem qualificados nestas técnicas, a equipe de enfermagem proporciona impacto positivo na experiência do paciente com um cuidado personalizado.

Mais 7 artigos relacionados à Enfermagem no site do ITIO

1. Acupuntura: interesse e prática do enfermeiro em UBS em SP

2. Acupuntura: visões de ingleses e brasileiros

3. Auriculoterapia: seu poder na enfermagem

4. Dra. Fumie Kurebayashi: Quem pode praticar a Acupuntura

5. Enfermagem e Reflexologia

6. Quem cuida do cuidador?

7. Vantagens da Pós-graduação

Talita Pavarini Borges

Talita Pavarini Borges

Profª Drª Talita Pavarini Borges é professora no Instituto de Terapia Integrada e Oriental (ITIO) nas:

Pós-graduação em Acupuntura
Pós-graduação em Massagem Oriental

Quem é a Dra. Talita Pavarini Borges?

Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (2019).
Mestre em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (2013).
➣ Possui Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (2010).
➣ Integrante do Grupo de Pesquisa em Práticas Alternativas e Complementares em Saúde da EEUSP.
➣ Integrante da Sociedade Brasileira de Estudos para a Dor (SBED).
Coordenadora Científica do Comitê de Práticas Integrativas da SBED.
Docente da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.
Áreas de atuação: Educação em Saúde, Capacitação profissional, Pesquisa em Saúde, Dor, Estresse, Saúde do trabalhador, Práticas Integrativa e Complementares.
Criadora do Primeiro Podcast voltado à Enfermagem, o Nursecast Brasil.

Referências

¹ McCloskey JC, Bulechek GM. Classificação das Intervenções de Enfermagem (NIC). Porto Alegre. Artmed 2008
² Ritter SK, Gonçalves AC, Gouveia HG. Práticas assistenciais em partos de risco habitual assistidos por enfermeiras obstétricas. Acta Paul Enferm. (Online). 2020;33:eAPE 20180284
³ Midtsund A, Litland A, Hjälmhult E. Mothers' experiences learning and performing infant massage-A qualitative study. J Clin Nurs. 2019;28(3-4):489-498. doi:10.1111/jocn.14634
⁴ Hsu WC, Guo SE, Chang CH. Back massage intervention for improving health and sleep quality among intensive care unit patients. Nurs Crit Care. 2019;24(5):313-319. doi:10.1111/nicc.12428
⁵ Greenlee H, DuPont-Reyes MJ, Balneaves LG, et al. Clinical practice guidelines on the evidence-based use of integrative therapies during and after breast cancer treatment. CA Cancer J Clin. 2017;67(3):194-232. doi:10.3322/caac.21397

Cursos ITIO

Pós-graduação em Massagem ITIO Curso Técnico de Massoterapia ITIO Pós-graduação em Acupuntura ITIO