ITIO

Massoterapia no Ambiente de Trabalho

Escrito por Maria Rita Hurpia da Rocha

Benefícios para o trabalhador e a empresa

Inúmeras empresas investem nos cuidados para com seus funcionários objetivando o aumento de produtividade e, claro, de lucratividade. Benefícios como plano de saúde e vale refeição já compõem, há décadas, a carteira dos colaboradores. E, agora, a massoterapia no ambiente de trabalho vem ganhando espaço também.

Porém, o universo estressante imposto pelo mundo moderno tem atingido as instituições e contribuído para a degradação do ambiente de trabalho, resultando no não cumprimento de metas de produção e no aumento de afastamentos por problemas de saúde.

Por isso, o empresário necessita inovar e investir na atenção para com o trabalhador, agregando novos benefícios. Entre eles, a massoterapia tem se tornado forte aliada, tanto do empregador quanto do funcionário.

Quickmassage no trabalhoNos primórdios da industrialização, iniciada no Ocidente no século XVII, na Inglaterra, o trabalhador não tinha qualquer direito como descanso semanal, carga horária máxima, aposentadoria ou afastamento remunerado por doença. Porém, condições tão degradantes geraram reações violentas, como greves e quebras de máquinas, e o empregado foi conquistando, lentamente, melhoria nas condições de trabalho.

No Brasil, na década de 1920, os anarquistas, principalmente imigrantes italianos, lutavam por seus direitos trabalhistas. Durante a ditadura de Getúlio Vargas, o trabalhador começou a conquistar direitos e melhores condições de trabalho.

Atualmente, embora se tenha conquistado inúmeros benefícios, como plano de saúde e vale refeição, aumentando a satisfação no trabalho, surge uma nova ameaça ao ambiente laboral, o estresse. Para combatê-lo, não são mais suficientes os auxílios materiais já fornecidos. Novos aliados foram necessários, como a massoterapia, reflexologia, auriculoterapia e acupuntura.

Contudo, o empresário não está sozinho nessa busca pelas terapias complementares para combater o estresse. A academia, sempre atenta, também busca validar diversas técnicas de combate ao estresse, fortalecendo, assim, a confiança da população. Há pesquisas sobre os efeitos da massoterapia, tanto na área de saúde, quanto em administração.

Cansaço no trabalhoPor exemplo, a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) promoveu estudo que avaliou a queda do rendimento no trabalho e aumento da tensão muscular causados pelo estresse em voluntárias que ocupam a função de secretárias na mesma instituição. Essas pessoas foram submetidas a sessões de massoterapia na Clínica de Fisioterapia e Reabilitaçäo da PUC-PR, e o resultado provou que a técnica massoterápica foi eficaz tanto nos efeitos biodinâmicos quanto na prevenção das complicações causadas pelas situações emocionais adversas.

A Universidade de Brasília (UNB) também promove pesquisas sobre a relação da qualidade de vida no trabalho e a massagem. Na monografia de conclusão do curso de graduação em Administração a Distância Massoterapia, ações que maximizam a qualidade de vida no trabalho, foi feito estudo sobre a ação da massoterapia na vida dos colaboradores. Considerando que o curso é de administração, fica evidente que as ações das terapias complementares atuam como agentes econômicos, que promovem eficiência e eficácia na vida do trabalhador, resultando, assim, no aumento de produtividade e de lucratividade no ambiente organizacional.

Fontes de pesquisas:

1 – Konopatzki, A. C.; Campos, A. T.; Martins, C. Massoterapia na prevençäo das complicaçöes do stress. Descrição disponível no site da Biblioteca Virtual de Saúde. Acessado em 25/7/2017.

2 – Lima, M. M. Massoterapia, ações que maximizam a qualidade de vida no trabalho. Disponível em PDF no site da UNB. Acessado em 25/7/2017.

Saiba mais

Rocha, M. R. H. Massagem e a Medicina Tradicional Chinesa. Acesso disponível no site do Itio.

Rocha, M. R. H. Benefício da Quick Massage. Acesso disnível no site do Itio.

Massagem para aliviar a tensão

Next Post Previous Post