ITIO

Pesquisa Acadêmica e Massoterapia em Idosos

Escrito por Maria Rita Hurpia da Rocha

Estudos reforçam os benefícios da massoterapia

O aumento da expectativa de vida no mundo moderno tem aumentado a busca por terapias complementares e contemplativas que contribuam para o envelhecimento saudável, que evitem o aparecimento de dores, ou seja, que sejam aliadas à saúde integral do idoso.

Dentre essas técnicas, a mais presente é a massagem terapêutica, a qual também é bastante estudada, fortalecendo, inclusive, a relação entre pesquisa acadêmica e massoterapia em idosos.

Com o intuito de validar técnicas não invasivas e não medicamentosas que promovam a melhoria da qualidade de vida em idosos, centros acadêmicos e de pesquisas investem no estudo da massagem terapêutica, já conhecida há milênios pelos chineses, indianos e japoneses. Como resultado, a literatura moderna apresenta estudos sobre o cuidado integral do idoso, sobre o climatério, massagem associada à aromaterapia tratando a hipertensão arterial e, também, os efeitos da automassagem.

Massagem Terapêutica

Forte aliada dos sistemas de saúde e do paciente, a massagem terapêutica contribui em manter as pessoas mais ativas, diminuindo as debilidades que podem surgir com o avançar da idade, promovendo qualidade de vida e não afetando tanto os gastos públicos em saúde. Os resultados obtidos em alguns trabalhos justificam a atenção que hoje a acadêmia dedica à massagem.

Aprenda Medicina Tradicional ChinesaAssim, diante desses benefícios comprovados por pesquisas e sentidos pela população surge uma movimentação no Mercado de Trabalho. São profissionais de saúde que aprendem Massagem Oriental para atender este público, que contradiz as regras do tempo, vivendo além da idade outrora imaginada. E, além de viver, apreciam arte, praticam esportes, riem, são felizes e recebem Massagem. E assim, nesta luta diária, fortalecem sua parceria com um Especialista em Massagem Oriental.

Pesquisa Acadêmica

Cuidado Integral de Idosos

Massagem como prática terapêutica auxiliar na assistência à saúde e cuidado integral de idosos

Monografia de graduação em licenciatura em Educação Física, na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Pesquisou a importância do tratamento não invasivo e não medicamentoso na melhoria da qualidade de vida de idosos.

Foram feitas sessões de massagens no ano de 2012, em feiras de saúde promovidas pelo programa de Saúde da Família. Segundo relatos dos idosos, a massagem promoveu a redução da ansiedade e da tensão, produziu relaxamento e melhoria da autoestima. Fisiologicamente, melhorou a circulação sanguínea, diminuiu a rigidez muscular, além de controlar inflamações articulares.

Climatério e Insônia

O efeito da massagem terapêutica nos sintomas climatéricos em mulheres pós-menopausadas com insônia

Dissertação de mestrado desenvolvida na Universidade Federal de São Paulo (Unifest), em 2011. Pesquisou o efeito da massagem terapêutica em mulheres pós-menopausa. Após as massagens, foram preenchidos questionários que mostraram a promoção de saúde com a melhoria da qualidade do sono e do bem-estar.

Aromaterapia e Hiepertensão

Aromaterapia aliada à massagem: contribuições hipertensão em idosos

Projeto de pesquisa experimental, de caráter exploratório, feito por graduandas em Estética, na Unisalesiano. O objetivo do estudo é analisar a eficácia da aromaterapia associada à massagem terapêutica, em idosas hipertensas, e seus resultados na estética corporal. Também serão observados os possíveis benefícios em termos fisiológicos e psicológicos na população da terceira idade.

Automassagem

Efeitos de vivências de automassagem em idosos institucionalizados

Pesquisa do Grupo de Estudos e Pesquisas em Corporeidade, Cultura e Educação (Gepec), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em 2012. Consistiu em avaliar os efeitos das vivências da automassagem em idosos.

Os sujeitos da pesquisa – 15 idosos com idade média de 83 anos – relataram que a atividade lhes trouxe lembranças de momentos felizes da vida, como da infância, do companheiro já falecido e da praia. A atividade também promoveu a sensação de aquecimento corporal e de bem-estar. A conclusão foi que a automassagem feita pelo idoso estimula o bem-estar e o prazer pela vida. Curso Técnico de Massagem Os trabalhos acima mostram pesquisas que têm o idoso como sujeito. Porém, todos os indivíduos, em qualquer faixa etária, podem ser beneficiados pela massagem terapêutica, seja como compensação do estresse, para aliviar dores ou apenas para relaxar.

Fontes

1 – Monografia publicada em 2013, na UEFS, departamento de Saúde, para obtenção do título de licenciatura em Educação Física. Texto na íntegra disponível na internet, em PDF. Acesso em 6/6/2017.

2 – Dissertação de mestrado de 2011, da Unifesp. Texto na íntegra disponível na internet, em PDF. Acesso em 7/6/2017.

3 – Pesquisa realisada na Unisalesiana em Lins. Projeto de pesquisa disponível na internet, em PDF Acesso em 7/62017.

Saiba mais

Rocha, M. R. H. Acupuntura em idosos. Disponível no site do Itio.

Next Post Previous Post