ITIO

Técnicos em Massoterapia Formados pelo ITIO

Escrito por Maria Rita Hurpia da Rocha

Curso técnico abre novos caminhos para a vida

Os cursos técnicos são regidos pelo Ministério da Educação (MEC) e têm como objetivo a rápida inserção de profissionais qualificados no mercado de trabalho. Para obtenção do diploma de técnico é necessário possuir o ensino médio completo. A legislação brasileira possui eixos tecnológicos, dentre os quais, o da área de Meio Ambiente e da Saúde, no qual estão inseridos os técnicos em Massoterapia formados pelo Itio.

Definição do MEC

Segundo o MEC, o técnico aplica manobras de massoterapia ocidental, de massagem oriental shiatsu e de reflexologia podal, visando ao bem-estar físico, ao relaxamento de tensões e ao alívio da dor do paciente. Também realiza procedimentos de massoterapia estética e desportiva, identifica e seleciona técnicas de massagens indicadas às diferentes necessidades e aplica drenagem linfática, quando indicada por prescrição médica e/ou fisioterapêutica.

Sempre alinhado com as qualificações exigidas pelo MEC, o Instituto de Terapia Integrada (ITIO) mantém o Curso Técnico de Massoterapia, desde 2005, oferecendo, além das 1.200 horas-aulas teórico-práticas exigidas por lei, também 120 horas de estágio supervisionado na própria clínica-escola.

Massoterapeutas formados no ITIO

Os massoterapeutas formados pelo ITIO atuam como microempresários fazendo shiatsu, auriculoterapia, reflexologia, massagens terapêutica e estética. Podem trabalhar em hospitais, clínicas de beleza, em locais especializados em atendimento a idosos, em academias de pilates e ginástica, e em domicílios e em empresas que desejem investir no bem-estar de seus funcionários.

Mas quem são esses profissionais da massoterapia? Para exemplificar, vamos apresentar Bento e Rosângela.

José Bento

José Bento, psicólogo, trabalhava na área administrativa de uma grande empresa e alimentava o sonho de atuar na saúde. Na sexta década da vida, decidiu fazer o curso técnico de massoterapia e, no oitavo mês de curso, já atuava como massagista. Bento relata que houve dedicação e empenho tanto do lado teórico quanto no prático fazendo estágio e trabalhando aos finais de semana e feriados. Atualmente, trabalha na área de saúde fazendo massagem numa empresa dentro do Shopping ABC, em Santo André, e atende clientes em residências, clinicas, comércio e empresas.

Hoje me sinto realizado quando percebo que, através dos conhecimentos e habilidades que adquiri nos últimos anos, sou capaz de ajudar a aliviar as dores e o sofrimento de alguém, melhorando a qualidade de vida dessa pessoa.

Rosângela

Ambulatório de Massagem ITIOTornar-se gerente em uma empresa de comércio, pode ser um sonho de profissão. Mas no dia a dia, a corrida de conciliar vida profissional muito agitada com rotina de filhos pode sobrecarregar uma pessoa e comprometer o tempo de dedicação aos entes queridos. Foi para alcançar uma nova relação com a vida que Rosângela, massoterapeuta, passou a estudar massoterapia. Atualmente, trabalha em um shopping e gosta da nova atividade também por causa da flexibilidade de horário, que lhe permite ficar mais próxima da família.

O ITIO tem recebido alunos em tenra idade, recém-saídos do ensino médio, mas também jovens maduros que almejam renortear a própria vida. Prova de que não importa a idade, há sempre tempo de buscar o sonho.

Estude no Itio

Acesse o link do Curso Técnico de Massagem oferecido pelo Itio para saber como se tornar um profissional qualificado.

Saiba mais

Rocha, M. R. H. Massagem Crânio-Sacral. Acesso disponível no site do Itio.

Sobre os benefícios da massagem leia Hapaport, M. H. A Preliminary Study of the Effects of a Single Session of Swedish Massage on Hypothalamic–Pituitary–Adrenal and Immune Function in Normal Individuals. In Journal Alternative Complementary Medicine. 16(10), 2010 Oct, pp. 1079–1088. Artigo publicado e disponível no site da revista Journal Alternativa Complementary Medicine.

Next Post Previous Post