ITIO

Massagens Fisioterápicas

Escrito por Maria Rita Hurpia da Rocha

Massagens fisioterápicas são importantes na vida de atletas, idosos, acidentados, recém-operados; além de usuários de equipamentos eletrônicos, que compõem uma parcela significante dos pacientes que recorrem ao profissional de massagem. O fisioterapeuta utiliza a massoterapia, entre outros recursos como: cinesioterapia, eletroterapia, termoterapia, hidroterapia, RPG, acupuntura etc.

Sobre as massagens fisioterapêuticas, citaremos o método Rolfing, massagem miofascial, quiropraxia e massagem sueca, embora existam outras técnicas.

Método Rolfing

Massagens Fisioterápicas Método RolfingEsta massagem devolve o fluxo energético natural, com a manipulação profunda do tecido conjuntivo. O rolfing busca restituir a mobilidade e o alinhamento vertical de cabeça, tronco e membros, equilibrando assim o centro de massa do indivíduo.

Massagem miofascial

Com a técnica miofascial, o massoterapeuta pressiona os registros nervosos da musculatura, eliminando dores presentes e lembranças de dores do passado. São toques suaves ou profundos em áreas inervadas dos músculos para aliviar dores e reestruturar o organismo.

Quiropraxia

Massagem que combate desordens do sistema neuro-músculo-esquelético e seus efeitos na saúde geral do organismo. A técnica é usada principalmente para dores na coluna, as quais afetam em tarefas básicas do cotidiano dos seus portadores.

Massagem sueca

Esta técnica é usada no combate manual de lesões e dores de atletas e desportistas. O excesso de exercícios esgota os músculos, os quais ficam intoxicados por resíduos metabólicos. A massagem estimula a circulação, que leva nutrientes e oxigênio para os músculos e retira impurezas que causam dor e cansaço, permitindo, assim, a rápida recuperação do atleta.

Entretanto, é importante atentar para as indicações e contraindicações das diversas massagens.

Indicações para massagens fisioterápicas

Massagens Fisioterápicas QuiropraxiaDores em geral, principalmente as provenientes de lesões ou má postura, como LER (lesão por esforço repetitivo), usuários de equipamento eletrônicos como tablets e smartphones, os quais não se preocupam com a postura, podem desenvolver cervicalgia, que resulta em dores, mas podem ser tratadas com massagens e acupuntura.

Com o aumento da expectativa de vida, o idoso tornou-se mais um nicho de trabalho significante para fisioterapeutas e massoterapeutas. O desgaste ósseo e a degeneração muscular contribuem para a formação da dor, que por sua vez diminui a mobilidade, aumentando a dor e assim criando um círculo vicioso. Técnicas de fisioterapia e massagens tonificam a musculatura e estimulam a formação óssea, quebrando esse círculo e melhorando o bem-estar do idoso.

Em pós-operatórios, a atuação da fisioterapia impede a atrofia dos músculos. Pessoas que sofreram acidentes e perderam movimentos também recorrem às técnicas citadas para recuperar movimentos, ou pelo menos para impedir a atrofia de músculos.

Em 2013, a então presidente da República, Dilma Rousseff, sancionou a Lei 12.802/2013, que obriga o Sistema Único de Saúde (SUS) a fazer a cirurgia plástica reparadora da mama logo em seguida à retirada do câncer, quando houver condições médicas. Na reconstrução da mama, em uma das técnicas, músculos são trocados de lugar, para sustentar a prótese, e assim provoca a diminuição do movimento do braço adjacente à mama reconstruída. Para recuperar os movimentos do braço, massagens e exercícios fisioterápicos são necessários.

Sinais de alertas e contraindicações

Pessoa com fraturas, portadoras de doenças infectocontagiosas, inflamações ou com diagnóstico de câncer, não devem ser submetidas a massagens.

Referência

Cezimbra, Márcia. Bem-estar na palma das mãos: a cultura da massagem: do Oriente ao Ocidente. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2009.

Saiba mais

Rocha, M. R. H. Acupuntura em idosos. Acesso disponível no site do Itio.

Rocha, M. R. H. Pesquisa Acadêmica e Massoterapia em Idosos. Acesso disponível no site do Itio.

Rocha, M. R. H. Massagens Psicoterápicas. Acesso disponível no site do Itio.

Sobre os benefícios da massagem leia Hapaport, M. H. A Preliminary Study of the Effects of a Single Session of Swedish Massage on Hypothalamic–Pituitary–Adrenal and Immune Function in Normal Individuals. In Journal Alternative Complementary Medicine. 16(10), 2010 Oct, pp. 1079–1088. Artigo publicado e disponível no site da revista Journal Alternativa Complementary Medicine.

Next Post Previous Post