As técnicas complementares são uma forte aliada daqueles que buscam perder uns quilogramas extras!
Seja por uma vida mais saudável, por recomendação médica ou para ficar mais magro, muitas dessas pessoas procuram o Instituto de Terapia Integrada Oriental – ITIO querendo ajuda nessa empreitada. Com disciplina e orientação adequada a tarefa de emagrecer não precisa ser eterna. E fica ainda mais fácil quando se une emagrecimento e técnicas complementares.
MTC na busca pelo corpo saudável
Os terapeutas-professores são unânimes: "Não há solução mágica e é preciso haver uma parceria entre cuidador e paciente para se alcançar um corpo mais saudável".
Massagem, acupuntura, drenagem linfática, auriculoterapia, tai chi chuan, pilates e alimentação baseados nos preceitos da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) são técnicas complementares utilizadas no tratamento, após detalhada anamnese. Assim, em parceria terapeuta-paciente, alguns procedimentos são escolhidos.
Circular a Energia Qi
Melhoria da qualidade do sono e diminuição da ansiedade e do estresse, que normalmente existem nestes casos, são tratados logo no início. A massagem relaxa e juntamente com a drenagem linfática ajuda na eliminação de líquidos, além de estimular a circulação de energia (Qi) pelo corpo, diminuindo a ansiedade.
Acupuntura
A acupuntura e a eletroacupuntura entram em cena para restaurar a livre fluidez do Qi. Além de melhorar a circulação sanguínea, estimulam trocas metabólicas e a oxigenação dos tecidos, que resulta na diminuição das placas de gordura.
Auriculoterapia
A fisioterapeuta, acupunturista e professora Gisele Kuba utiliza técnicas de MTC em seus pacientes. Ela ensina, no curso de auriculoterapia, sobre pontos na orelha que diminuem a ansiedade e contribuem na melhoria do sono. Sendo assim, a auriculoterapia também é uma ferramenta poderosa para o paciente conseguir, pelo controle da ansiedade, comer menos e melhor.
Alimentos Yin e Yang
O apoio de nutricionista é importante, mas o professor Ray Takiguchi também lembra a importância de se manter o equilíbrio no consumo de alimentos Yin e Yang para que o corpo não fique excessivamente quente ou frio. Os alimentos picantes estimulam a circulação e nos fazem suar, enquanto os amargos reduzem o calor do corpo, drenam os fluidos corporais e provocam a eliminação intestinal.
O amargo como "mãe" do doce diminui a vontade de açúcar. Então vale uma pequena barrinha de chocolate ou café amargos de sobremesa, para quem não dispensa um docinho após o almoço.
Atividade física
E a atividade física? Muitos fogem! Frequentemente é recomendado caminhar, mas quem já fez uma aula de pilates ou tai chi chuan garante que se sentiu mais disposto, com mais concentração, menos estressado e corrigiu a postura, que é agredida cotidianamente em atividades sedentárias.
Os profissionais do ITIO têm formação interdisciplinar e recomendam diversas técnicas para que a busca por um corpo saudável seja de acordo com as preferências e necessidades de cada pessoa. Assim, com equilíbrio, saúde e orientação adequada, todos podem alcançar esse objetivo.
Saiba mais
Leia artigo Emagrecer com a Medicina Tradicional Chinesa.
Martini, L. e Cardoso, M. Medicina Tradiconal Chinesa no tratamento da obesidade.Texto disponível em PDF.