O significado de Pulmão sob o olhar da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) é mais amplo, quando comparado com a palavra Pulmão na Medicina Ocidental (MO).
Pois, a MTC considera funções do Pulmão o gerir da Energia Qi, Xue e líquidos corporais, além de influênciar a alma e as emoções.
Em Pinyin, a palavra Pulmão é referida como Fei, portanto em seus estudos sobre MTC, vocé encontrará as palavras Fei e Pulmão como sinônimas.
Este artigo é inspirado nas aulas sobre Meridianos da MTC do Instituto de terapia Integrada e Oriental (ITIO). É nessa disciplina, que estudamos a Teoria Zang Fu, um dos pilares da MTC.
Meridiano do Pulmão
Meridianos da MTC é disciplina obrigatória nos cursos de Técnicas Chinesas, pois são neles que estão localizados os Pontos de Acupuntura. E são nesses pontos que agulhas são inseridas. Moxas são aplicadas. E massagens são feitas nesses Meridianos.
Funções do Pulmão (Fei)
As funções do Pulmão (Fei) segundo a MTC são:
➣ Governar o Qi e a respiração
➣ Controlar os canais e vasos sangüíneos
➣ Controlar a dispersão e a descida de Qi e Fluidos Corpóreos
➣ Regular todas as atividades fisiológicas
➣ Regular a passagem das Águas
➣ Controlar a pele e o espaço entre pele e músculos (espaço Cou Li)
➣ Manifestar-se nos pêlos corpóreos
➣ Abrir-se no nariz
➣ Controlar o muco nasal
➣ Abrigar a Alma Corpórea
➣ Ser afetado por aflição, mágoa e tristeza
Governar o Qi e a respiração
Em seu governar a respiração, queremos dizer que o Pulmão inala o ar, chamado de Qi puro, para depois exalar o Qi impuro, que é formado pelos gases eliminados, comopor exemplo o gás carbônico. Assim, este processo de renovação constante do Qi assegura o funcionamento dos processos fisiológicos do organismo, que têm o Qi como base.
Controlar os canais e vasos sanguíneos
Como já visto, o Pulmão governa o Qi, o qual é essencial para auxiliar o Coração na circulação do Sangue. Por essa razão, embora o Coração impulsione o correr do Xue, a saúde dos vasos é garantida pelo Pulmão, que é quem controla o trânsito em todas as vias do corpo. Esta função pode ser entendida como:
➣ o Pulmão capta oxigênio (O₂) do ar
➣ esse O₂ entra na circulação sanguínea
➣ O₂ esse, que é utilizado dentro das células para a produção de ATP
➣ ATP esse, que é o combustível que mantém as células vivas e funcionando
Portanto, o Pulmão controla o trânsito e as vias, à medida que fornece O₂ para o efetivo funcionamento dos vasos.
Controlar Qi e Fluidos Corpóreos
O Pulmão tem a função de dispersar ou difundir o Qi Defensivo e os Fluidos Corpóreos por todas as partes do corpo.
Entre estas partes, consideremos em especial o Espaço Cou Li, cuja nutrição da parte mais externa é por difusão, a qual a MTC coloca como função do Pulmão.
Portanto, essa é uma das formas pela qual o Pulmão está relacionado de maneira fisiológica à pele. Pois este difundir o Qi, assegura que o Qi Defensivo seja distribuído igualmente por todo o organismo sob a pele, aquecendo-a assim como os músculos, e protegendo o organismo contra os fatores patogênicos exteriores.
A expressão aquecendo e relevante, pois os processos biológicos só acontecem numa faixa estreita de temperatura.
Espaço Cou Li
Espaço Cou Li é a região intersticial entre músculos e pele, ou seja, o tecido conjuntivo.
Regular as atividades fisiológicas
Segundo o livro O Imperador Amarelo: o Coração é comparado a um Monarca e o Pulmão a um Primeiro-ministro, que ajuda o Monarca. Essa afirmação reflete a relação íntima entre Qi e Sangue.
➣ Pois o Pulmão governa o Qi e o Coração governa Sangue:
➣ o Qi é o comandante do Sangue, pois move o Sangue;
➣ e o Sangue é a mãe do Qi.
Sob o olhar da ciência moderna, esta relação é denominada Hematose, que e o processo de trocas gasosas que acontecem nos alvéolos pulmonares, quando o sangue libera CO₂ para o Pulmão e absorve o O₂.
Regular a passagem das Águas
Após o recebimento dos fluidos refinados do Baço, o Pulmão os reduz a uma névoa fina e os pulveriza por toda a área sob a pele e, em especial, ao espaço entre a pele e os músculos. Como fluidos refinados do Baço entendemos como anticorpos e linfócitos ativados, que é o chamado Qi Defensivo, que é pulverizado pelo interticio entre as células.
Assim, o regular a passagem das Águas é a função dispersora do Pulmão, que propaga os Fluidos Corpóreos de maneira uniforme por todo o organismo, a qual inclui administrar a abertura e o fechamento dos poros de modo apropriado, segundo a qualidade da nutrição do indivíduo. Se essa função estiver prejudicada, os Fluidos Corpóreos podem se acumular sob a pele, originando edemas.
Controlar a pele e o espaço Cou Li
Esta função está relacionada de maneira íntima às duas funções anteriores: regulação das atividades fisiológicas e passagem das águas. Pois o Pulmão recebe os fluidos do Baço e os dispersa para a pele pelo espaço Cou Li de todo o corpo, nutrindo e umedecendo a pele.
Portanto, se o Pulmão dispersar os fluidos normalmente, então a pele terá brilho, a abertura e o fechamento dos poros, bem como a regulação da sudorese, serão normais. Porém se essa função estiver prejudicada, então a pele será privada da nutrição e de umedecimento, tornarando-se áspera e seca.
Manifestar-se nos pelos corpóreos
Esta função do Pulmão é semelhante a anterior, pois se os fluidos corpóreos estão dispersos de forma saudável, então os pelos ficam lustrosos e saudáveis. Em caso contrário ficam sem viço, frágeis e secos.
Abrir-se no nariz
O nariz é a abertura do Pulmão e por meio dele ocorre a respiração. Portanto se o Qi do Pulmão é forte, o nariz fica aberto, a respiração é fácil e o olfato normal. Porém, se o Qi do Pulmão é fraco, então o olfato pode ficar fraco.
Se a porção do Qi Defensivo do Pulmão é invadida por um fator patogênico exterior, então forma coriza e pode haver perda da olfato e espirros. Se o Pulmão é invadido por Umidade, então o nariz fica obstruído. Se o Pulmão apresenta Calor, pode ocorrer sangramento nasal, perda da olfação e pneumunia. Neste ponto, é relevante lembrar que umidade pode ser metaforizada como vírus, bactérias ou outros microorganismos patogênicos.
Controlar o muco nasal
A partir dos fluidos, o Pulmão controla de maneira natural o muco nasal, e o nariz é o orifício pertencente ao Pulmão. Portanto se a dispersão do Qi e dos fluidos pelo Pulmão está normal, então o nariz é umedecido corretamente e lubrificado por secreção de muco normal, que desempenha certo papel na defesa contra fatores patogênicos exteriores.
Porém se a dispersão e descida do Qi e dos fluidos do Pulmão estão prejudicados, então a secreção nasal pode se acumular, provocando uma secreção nasal ou nariz entupido.
Se o Pulmão é afetado por Calor ou Fleuma-Calor, então o muco nasal se torna amarelo e grosso.
Se o Pulmão estiver afetado por Secura, o muco nasal é insuficiente e a mucosa nasal fica seca.
Abrigar a Alma Corpórea
Diz-se que o Pulmão é a residência da Alma Corpórea (Po), que forma o Yin. A Alma Corpórea é Yin e é formada na concepção, ao passo que a Alma Etérea entra no corpo três dias após o nascimento.
Aflição, mágoa e tristeza
Aflição, mágoa e tristeza afetam o Pulmão de maneira direta. A aflição tende a prender o Qi, enquanto que a mágoa e a tristeza tendem a esvaziar o Qi.
A ação de prender o Qi provocada pela aflição pode ser vista na tensão do ombro e do tórax, apresentadas por pessoas que estão sujeitas à aflição crônica. Essa estagnação do Qi no tórax, derivada da aflição, também pode atingir os seios nas mulheres e em grande parte das vezes pode ser a raiz da formação de nódulos nas mamas.
A tristeza e a mágoa esvaziam o Qi, que pode ser observadas:
➣ pulso do Pulmão, que se torna fraco e fino - pulso delgado;
➣ na compleição, que fica branca;
➣ e no tom de voz, que fica fraco e choroso.
Deve notar-se que, embora a tristeza e a mágoa esvaziem o Qi no tórax, elas também provocam, de certo modo, estagnação do Qi no tórax, que se manifesta com uma leve sensação de tensão do peito e leve falta de ar.
Ditados da MTC: Pulmão
Segundo Maciocia, Pulmão tem quatro (4) Ditados.
O Pulmão controla os 100 vasos
O Pulmão controla a Energia Qi que circula pelos incontaveis vasos do corpo. E, todos os Meridianos se manifestam pelo Pulmão. Lembre que sentimos pelo pulso, cada Meridiano na artéria Radial, localizada no Meridiano do Pulmão.
O Pulmão detesta o Frio
O ar que respiramos chega primeiramente no Pulmão. E com ele pode vir Frio e agentes patogênicos, que afetam a saúde do Pulmão. Por isso, ele teme o Frio.
O Pulmão governa a voz
Força, tom e clareza da voz dependem do Pulmão. Portanto, quando ele está saudável, pode ser comparado a um sino, que emite um claro soar, que é a voz.
Se o Pulmão está fraco, a voz pode ser baixa. Se o Pulmão está obstruído por Fleuma, o tom de voz pode ser amortecido.
O Pulmão é um órgão delicado
Ele é considerado delicado, pois é o primeiro que está sujeito aos fatores patogênicos externos.
As crianças são particularmente sensíveis, quanto a problemas respiratórios. Por isso devem ser bem protegidas do Frio. Toda mãe de recém nascido tem como desafio equilibrar as vestimentas do bebê para ele ficar protegido do Frio, sem ficar sufocado com Calor demais.😉💖
Programa de Cursos ITIO
Hoje, o ITIO mantém em sua sede na capital paulista, no bairro da Vila Mariana as formações:
➣ Pós-graduação em Acupuntura
➣ Pós-graduação em Massagem Oriental
➣ Pós-graduação em Práticas Pedagógicas e Saúde
➣ Curso Técnico de Massoterapia
➣ Cursos Livres
Curso EAD de Dietoterapia Chinesa
A Dietoterapia Chinesa é disciplina obrigatória na Pós-graduação em Acupuntura. E diante do forte interesse da comunidade e dos alunos em usarem a Dietoterapia Chinesa em seu cotidiano, a Profª Drª Leonice Fumiko Sato Kurebayashi (Fumie) escreveu e lançou um Curso no formato EAD sobre Dietoterapia Chinesa, com carga horária de 120 horas.
O principal interesse do terapeuta em Dietoterapia Chinesa é o tratamento de doenças. Pois assim, é mais uma ferramenta para promover saúde e bem-estar.
Glossário
Pinyin
Pinyin é sistema de transcrição alfabética e fonética dos ideogramas chineses, baseado na pronúncia dos caracteres do dialeto de Beijing (mandarim do Norte), adotado em 1958 na China como meio de padronização da língua por todo o país.
Fluidos Refinados
Fluidos Refinados do Baço entendemos como anticorpos e linfócitos ativados.
Fontes
- Notas de aulas dos cursos ministrados no ITIO
- Maciocia, G. Os fundamentos da Medicina Chinesa: um texto abrangente para acupunturistas e fitoterapeutas. 1ª ed. São Paulo: Roca, 1996.
- Sobre a teoria de Zang Fu pela Medicina Tradicional Chinesa. Acesse Traditional Chinese Medicine.