ITIO

Meridiano do Fígado - Gan

Gan na Medicina Tradicional Chinesa (MTC), traduzido como Fígado pelos estudiosos de MTC de língua portuguesa. O Gan é associado à Madeira na Teoria dos Cinco Elementos. O Gan representa a primavera, o renascimento, a fúria, a expansão e é regido pelo planeta Júpiter, o maior do nosso sistema solar. Vale observar que as funções do Meridiano do Fígado - Gan - na MTC são mais abrangentes qua as funções do fígado, segundo a Medicina Ocidental (MO). Este órgão frequentemente é sedado em uma sessão de Acupuntura. Aprenda Medicina Tradicional Chinesa

Funções do Gan segundo a MTC

1. Armazenar o Xue
2. Assegurar o fluxo suave do Qi
3. Controlar os tendões
4. Manifestar-se nas unhas
5. Abrir-se nos olhos
6. Abrigar a Alma Etérea

O meridiano do Fígado é bilateral e tem 14 pares de pontos em seu trajeto. O primeiro, ponto F1 se localiza na margem ungueal lateral do hálux, 0,1 tsun lateral e proximal à raiz da unha. O último F14, está localizado no tórax, no 6° espaço intercostal e na linha vertical traçada do mamilo, a 4 tsuns laterais à linha média anterior.

Na imagem com o percurso do Meridiano do Fígado, mostra os pontos com a sigla LV, que origina de Live, que é a denominação do Fígado na língua inglesa.

Se você está lendo este artigo, porque deseja aprender automassagem, sugiro que leia o artigo:

Automassagem em Pontos de Acupuntura

1. Como o corpo armazena o Xue

O Gan armazena o Xue e regula o volume de Xue no corpo, segundo as atividades físicas. Durante o repouso do corpo (quando a pessoa dorme), o sangue descansa no Gan e o equilíbrio orgânico se restabelece para irrigar o corpo durante a vigília.

Ou seja, dormir serve para o organismo refazer seus estoques de proteínas e enzimas gastos durante o dia. O Gan também tem a função de regular a menstruação. Assim o Qi do Fígado estagnado ou em excesso provocará distúrbios menstruais como coágulos e/ ou Tensão Pré Menstrual - TPM.

O conhecedor de Medicina Tradicional Chinesa usa as mãos para promover o equilíbrio do corpo com Técnicas de Massagem Oriental. Curso EAD de Dietoterapia Chinesa

2. Assegurar o fluxo suave do Qi

Como a Madeira que cresce em todas as direções, o fluir do sangue pelo Xue Mai, atua de forma análoga, irrigando o corpo. Este livre fluir do Qi e do Xue garante a nutrição do Wei e do Pi, permitindo uma digestão eficiente. A fúria, o estresse, a frustração, a tensão emocional impedem o livre fluir, causando estagnação do Qi do Gan, Wei e Pi, resultando no agravamento das causas, como a raiva, ficando assim, num círculo vicioso.

3. Controlar os tendões

Esta função está relacionada à nutrição, resultante do livre fluir do Xue. Tendões desnutridos poderão causar contrações e espasmos, extensão ou flexão debilitada, parestesia dos membros, cãimbra muscular, tremores, tetania ou debilidade dos membros. Lembrar que o Fígado controla os tendões e o Baço, os músculos. Entretanto, a estagnação de Qi do Gan, afeta o Pi, prejudicando os músculos.

4. Manifestar-se nas unhas

Na MTC, as unhas são consideradas subproduto dos tendões, então uma pessoa, cujas funções do Gan estejam em desequilíbrio, terá unhas escuras, quebradiças, secas, etc. A aparência das unhas é mais uma ferramenta de diagnóstico da MTC.Auriculoterapia

5. Abrir-se nos olhos

A visão é o órgão do sentido associado ao Gan. Assim, o Xue do Fígado fornece aos olhos a capacidade de ver. Diversos tipos de Qi contribuem na nutrição dos olhos, como do Xin e do Shen, tal que os olhos refletem o estado espiritual de uma pessoa.

6. Abrigar a Alma Etérea

Conhecida como Hun em chinês. A Alma Etérea é de natureza Yang e nos auxilia no planejamento da vida, porém, se o Xue do Gan for debilitado, então a alma fica desenraizada, prejudicando as nossas perspectivas.

Considerando as atribulações da vida moderna como engarrafamentos, desacertos de relacionamentos, atividades múltiplas, encurtamento do período de sono, alimentação rica em carboidratos e gorduras, falta de atividade física, os quais geram contrariedades e estresse, então as funções do Fígado são comumente afetadas.

Acupuntura, massagem e meditação são indicadas para a manutenção e restauração do equilíbrio do corpo e da alma em busca da saúde e do envelhecimento com qualidade de vida e bem-estar.

Aprenda Medicina Tradicional Chinesa

Ditados da MTC: Fígado

Segundo Maciocia, o Fígado tem sete (7) ditados.

  1. É um órgão resoluto
  2. Influencia o crescimento e o desenvolvimento
  3. Controla o planejamento
  4. É um órgão regulador, equilibrador e harmonizador
  5. Detesta Vento
  6. Pode provocar convulsões
  7. Origina-se no lado esquerdo

1 - É Resoluto

Na doença, o Qi do Fígado se torna estagnado e excessivo. O Yang do Fígado inflama e sobe, causando irritabilidade e raiva.

Na saúde, o mesmo tipo de energia derivada do Fígado pode fornecer direção e resolubilidade de maneira criativa.

Por tais razões, diz-se na MTC, que uma função saudável do Fígado pode conferir a uma pessoa resolubilidade, rumo, espírito indomável e coragem.

Essa qualidade mental e de caráter de uma pessoa depende do estado do Qi do Fígado e do Qi da Vesícula Biliar.

Na realidade, a única manifestação da deficiência do Qi do Fígado - padrão incomum - está em âmbito do caráter. Neste caso, a pessoa apresenta: timidez, falta de resolução, falta de coragem ou indecisão.

2 - Influencia o crescimento e o desenvolvimento

Na saúde, o Qi do Fígado sobe e se dispersa em todas as direções para promover o fluxo homogêneo do Qi para todas as partes do organismo.

Desenvolvimento tem sentido simbólico. Pois, uma vez que o Fígado pertence ao Elemento Madeira e tal qualidade particular é comparada ao aumento da seiva, promovendo o crescimento da árvore. Portanto, em nós, com Fígado saudável, então estaremos aptos ao crescimento e conquistas.

Na doença, o aumento do movimento do Qi do Fígado pode se descontrolar, resultando na separação do Yin e do Yang. E esse crescimento excessivo e desordenado do Yang ou do Fogo do Fígado causa irritabilidade, explosões de raiva, rubor facial, tontura, tinido e cefaléia.

3 - Controla o planejamento

Um Fígado equilibrado nos fornece a capacidade de planejar nossa vida serena e sabiamente.

Na doença, o desequilíbrio do Fígado pode manifestar-se pela inabilidade em orientar e planejar a vida e pela falta de direção.

As funções do Fígado são comumente afetadas pelas atribulações da vida moderna como: engarrafamentos, desacertos de relacionamentos, atividades múltiplas, encurtamento do período de sono, alimentação rica em carboidratos e gorduras, falta de atividade física, os quais geram contrariedades e estresse.

Com isto, observe que as atribulações prejudicam o Fígado. E quando afetado, prejudica o nosso poder de Planejamento. E vice-versa.

Portanto, conscientemente, nestes dias, mais que nunca, temos que tomar as rédeas da nossa vida.

4 - Regula, equilibra e harmoniza

A função reguladora está associada ao armazenar o Sangue e assegurar o fluxo homogêneo do Qi. Como já foi mencionado, o Fígado regula o volume do Sangue necessário para o corpo, de acordo com a atividade diária.

Durante os movimentos e atividades, o Sangue flui para os músculos e tendões. E no descanso, flui de volta ao Fígado. Nesse retorno durante o descanso, o Sangue nos ajuda a recuperar a energia. Ao contrário, se o Sangue do Fígado estiver deficiente, a pessoa sentirá dificuldade em recuperar sua energia.

O fluxo homogêneo do Qi do Fígado é outra manifestação da função de regulação e equilíbrio do Fígado.

Alma Etérea

Finalmente, a função de harmonização tem um aspecto emocional importante. O Fígado - particularmente a Alma Etérea - é responsável por uma vida emocional equilibrada. Ou seja, a Alma Etérea deve assegurar que a pessoa domine suas emoções. Essa harmonia também assegura que a pessoa perceba e sinta as emoções do Universo ao seu entorno.

Mas, se a Alma Etérea estiver em desarmonia, então essa pessoa será:

  • excessivamente emotiva, prejudicando o seu equilíbrio emocional, ou
  • indiferente aos estímulos da vida, como acontece em pessoas que estão desligadas de seus sentimentos.

5 - Detesta Vento

O clima ventoso freqüentemente afeta o Fígado. Dessa forma, a relação entre o Fígado e o Vento diz respeito: tanto ao Vento interior, como também ao exterior.

Pois, é comum ouvir pacientes que sofrem de uma desarmonia do Fígado se queixarem de cefaléia e rigidez no pescoço. Sintomas estes, que aparecem após um período ventoso.

6 - Pode provocar convulsões

Convulsões são manifestações do Vento interior, as quais estão sempre relacionadas ao Fígado. Como mencionado anteriormente, considera-se que as convulsões acontecem em razão da agitação dos tendões, que são extensões do Fígado.

7 - Origina-se no lado esquerdo

Embora anatomicamente situado no lado direito do corpo, energeticamente, o Fígado está relacionado ao lado esquerdo. E o Pulmão, no lado direito.

O Fígado relaciona-se ao lado esquerdo de várias maneiras.

Por exemplo: a cefaléia do lado esquerdo da cabeça está relacionada ao Fígado. E, em particular, a uma deficiência do Sangue do Fígado. Ao passo que, as dores de cabeça no lado direito estão relacionadas à Vesícula Biliar.

Naturalmente, na prática, nem sempre isso é assim. O lado esquerdo da língua reflete mais o estado do Fígado, ao passo que o lado direito reflete mais o estado da Vesícula Biliar.

Obviamente, no diagnóstico do pulso, o Qi do Fígado é sentido do lado esquerdo.

Aprenda Medicina Tradicional Chinesa

E quem pode me ajudar?

Se você se identificou com desarmonias citadas neste texto, sugiro que faça acupuntura, massagem, dietoterapia chinesa e meditação. Pois, são indicadas para a manutenção e restauração do equilíbrio do corpo e da alma em busca da saúde e do envelhecimento com qualidade de vida e bem-estar. 😉💖

Por que você está lendo este artigo?

Se é porque deseja aprender Medicina Tradicional Chinesa, seja para uma nova profissão, por prazer ou para ganhar uma grana para completar o seu orçamento, sugiro que leia o nosso artigo:

Cursos Curtos para Você Ganhar Dinheiro Logo

Glossário

Meridiano do Fígado - Para saber sobre Qi e meridianos de energia, veja o artigo Qi e meridianos da MTC.

Pi - Canal de energia do Baço-pâncreas - Taiyin do Pé

Ponto F1 - Dadun, Grande Espessura. Este ponto harmoniza o Qi do Fígado e o Sangue. É usado em disfunçõs decorrentes de calor do Sangue, como DSTs.

Ponto F14 - Quimen, Porta Cíclica. Harmoniza o Qi do Fígado e da Visícula Biliar. Sua aplicação deve ser oblíqua com profundidade entre 0,3 e 0,5 tsun, pois interiormente se encontram o fígado, sob o ponto direito, o estômago e o cólon transverso, sob o esquerdo. Assim, a aplicação profunda pode lesar os órgão citados.

Tsun ou cun - unidade de medida, na qual 1 unidade corresponde ao tamanho da 3º falange proximal do paciente.

Xue - Sangue em pinyin.

Pinyin - sistema usado para escrever o mandarim, pois assim, facilita a tradução de palavras para as línguas ocidentais, como as latinas e o inglês.

Xue Mai - Vasos sanguíneos.

Wei - Canal de energia do Estômago - Yangming do Pé

Fontes:

1 - Maciocia G. Os Fundamentos da Medicina Chinesa: Um texto abrangente para acupunturistas e fitoterapeutas. 1ª ed. São Paulo: Roca, 1996.

2 - Martins EIS, García EG. Pontos de Acupuntura: Guia ilustrado de referência. São Paulo: Ed. Roca; 2003.

Saiba mais

Sobre a teoria de Zang Fu pela Medicina Tradicional Chinesa. Acesse Traditional Chinese Medicine.

Maria Rita Hurpia

Maria Rita Hurpia

Maria Rita Hurpia é especialista em marketing digital, acupunturista, astróloga e escritora no Instituto de Terapia Integrada e Oriental (ITIO).