ITIO

Ventosa, Esportes e Medicina Tradicional Chinesa

Escrito por Maria Rita Hurpia da Rocha

Das clínicas de acupuntura para os campos esportivos. Ventosa, esportes e Medicina Tradicional Chinesa uniram-se e a ventosaterapia, uma das técnicas da MTC vem ganhado adeptos entre esportistas, pois trata a dor sem risco de doping. 

Ventosa e MTC

Segundo a Dra. Leonice Fumiko Sato Kurebayashi, do Instituto de Terapia Integrada e Oriental, a ventosa é uma das técnicas utilizada milenarmente no âmbito da MTC e é excelente para retirar a energia acumulada em regiões contundidas, comumente observadas em atletas de alto rendimento.

A aplicação da ventosa circula o Qi (energia) e o Xue (Sangue), impedindo que fiquem estagnados nos músculos, tendões e estruturas que sofreram contusões, torções e dores por excesso de atividade repetitiva, como é o caso de atletas. Assim, a ventosa torna-se uma aliada dos esportistas, pois diminui a intensidade da dor, sem uso de medicamentos.

Olimpíadas Rio 2016 e o uso de ventosas

Ventosa, Esportes e MTC - marcas ventosaNa olimpíada Rio-2016, as marcas arroxeadas redondas de ventosa em atletas chamaram a atenção do público, por exemplo, em Michael Phelps.

Ventosa na Saúde

Sua aplicação não é apenas local. Pode ser usada para a manutenção da saúde em afecções do pulmão, cólicas menstruais, dores de cabeça etc. É aplicada em pontos de acupuntura nos Meridianos da MTC que estejam com a energia estagnada, completando as manipulações feitas com agulhas ou com moxabustão. Também é usada em dermatologia estética.

Ventosaterapia é Sucção

A ventosaterapia é a sucção em uma região da pele com aproximadamente cinco centímetros de diâmetro, que é conseguida com a diminuição da pressão entre a pele e um “copo”. Esse “copo” pode ser um pedaço de bambu com nó na extremidade desde que exista vedação, pode ser um copo ou pequeno vidro, algo que não encolha com a diminuição da pressão.

Fogo para diminuir oxigênio

Antigamente usava-se o fogo para queimar O2 dentro do recipiente e rapidamente colocava-se sobre a pele, provocando a sucção da mesma. Hoje em dia, não é preciso o uso do fogo, pois há copos rígidos de plástico com instrumentos acoplados que sugam o ar e diminuem a pressão.

Para se tratar com ventosaterapia, consulte um terapeuta com conhecimento em Medicina Tradicional Chinesa.Pós-Graduação em acupuntura

Estudando Ventosaterapia

Para a aplicação da ventosa é necessário o conhecimento de Medicina Tradicional Chinesa. Assim, no ITIO é ensinado a técnica Ventosaterapia em três cursos:

Saiba mais

Publicação da Revista da Sociedade de Fisioterapeutas Acupunturistas.

Next Post Previous Post