Ventosa, Esportes e Medicina Tradicional Chinesa

Escrito por Maria Rita Hurpia da Rocha Ligado . Publicado em Medicina Tradicional Chinesa

Fruto Romã

Das clínicas de acupuntura para os campos de esportes. A ventosaterapia é uma das técnicas da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), e vem ganhado adeptos entre esportistas, pois trata a dor sem risco de doping.

Segundo a Dra. Leonice Fumiko Sato Kurebayashi - do Instituto de Terapia Integrada e Oriental - a ventosa é uma das técnicas utilizada milenarmente no âmbito da MTC e é excelente para retirar a energia acumulada em regiões contundidas, comumente observadas em atletas de alto rendimento. A aplicação da ventosa circula o Qi (energia) e o Xue (Sangue), impedindo que fiquem estagnados nos músculos, tendões e estruturas que sofreram contusões, torções e dolorimento por excesso de atividade repetitiva, como é o caso de atletas. Assim, a ventosa torna-se uma aliada dos esportistas: diminui a intensidade da dor, sem uso de medicamento.

Na olimpíada Rio-2016, as marcas arroxeadas redondas de ventosa em atletas chamaram a atenção do público, por exemplo, em Michael Phelps. Porém, a ventosa vai mais longe, pois sua aplicação não é apenas local. Pode ser usada para a manutenção da saúde em afecções do pulmão, cólicas menstruais, dores de cabeça, etc. É aplicada em pontos de acupuntura nos Meridianos da MTC que estejam com a energia estagnada, completando as manipulações feitas com agulhas ou com moxabustão. Também é usada em dermatologia estética.

A ventosaterapia é a sucção em uma região da pele com aproximadamente cinco centímetros de diâmetro, que é conseguida com a diminuição da pressão entre a pele e um “copo”. Esse “copo” pode ser um pedaço de bambu com nó na extremidade desde que exista vedação; pode ser um copo ou pequeno vidro; algo que não encolha com a diminuição da pressão.

Antigamente usava-se o fogo para queimar O2 dentro do recipiente e rapidamente colocava-se sobre a pele, provocando a sucção da mesma. Hoje em dia, não é preciso o uso do fogo, pois há copos rígidos de plástico com instrumentos acoplados que sugam o ar e diminuem a pressão.

Para se tratar com ventosaterapia, consulte um terapeuta com conhecimento em Medicina Tradicional Chinesa.

AMBULATÓRIO

O ambulatório é realizado pelos alunos do curso de massoterapia, com supervisão dos professores e acupunturistas profissionais do instituto.
Preço especial de R$35,00 por sessão.

Não são feitos agendamentos pelo email.
Confira os horários e agende a sua sessão pelo telefone

(11) 5575-4251

MASSAGEM - NOVOS HORÁRIOS!
Segunda-feira: das 13h às 16h
Quinta-feira: das 13h às 20h
Sábado: de 9h às 12h

ACUPUNTURA
Quarta-feira: de 14h às 16h00
Sábado: 9h às 11h00

CLÍNICA

Para atendimentos particulares e específicos, possuímos em nossa Clínica, diversos profissionais acupunturistas e massoterapeutas especializados no tratamento e prevenção de uma série de doenças musculoesqueléticas, emocionais, mentais, dentre outros casos, pela Medicina Tradicional Chinesa.

Diversas Técnicas como acupuntura, massoterapia, reflexologia, auriculoterapia, moxabustão e ventosa podem ser utilizadas para o alívio do paciente.

Saiba mais acessando o site da clínica em www.zenplace.com.br.

Não são feitos agendamentos pelo email.
Confira os horários e agende a sua sessão pelo telefone

(11) 5573-3615

Das 8:00hs ~ 18:00hs de Segunda a Sábado