Cursos e Eventos Grátis. Inscreva-se no nosso canal do Whats App para nunca perder a oportunidade de participar.

EU QUERO CONHECER OS CURSOS

Diagnóstico pela Língua, segundo a MTC

Escrito por Maria Rita Hurpia da Rocha

Quando entramos no consultório de um profissional de Medicina Tradicional Chinesa (MTC), mesmo que disfarçadamente ele nos observa profundamente. Olha nosso caminhar, pele, nosso cheiro, expressão e depois ... manda a gente mostrar a língua. Penso ... Vou fazer uma malcriação?

Sem preocupações! O que esse terapeuta busca é nos compreender a partir da observação. Comportamento, compleição física, odor, umidade no corpo, respiração, pulso, língua e outras características são consideradas em diagnóstico pela Medicina Chinesa. Tanto o Acupunturista, como o Especialista em Massagem Oriental e o Técnico em Massoterapia recorrem ao Diagnóstico pela Língua para escolher quais meridianos receberão mais atenção para a Promoção da Saúde durante o atendimento terapêutico.

Diagnóstico pela Língua, segundo a MTC

Entenda o que o terapeuta vai observar, quando lhe pedir para mostrar a língua, assistindo ao vídeo sobre Diagnóstico pela Língua.

Microssistema da Língua
Iniciando o Diagnóstico
Estudando Diagnóstico pela Língua
Observar e Diagnosticar
Cor da Língua
Forma e Umidade
Mobilidade
Tons da Saburra
Meridianos de Energia
Fontes
Saiba Mais

Microssistema da Língua

Vídeo sobre o Microssistema da Língua com a Profª Drª Leonice Fumiko Sato Kurebayashi.

Medicina Tradicional na Pós-graduação em Massoterapia Oriental

Iniciando o Diagnóstico

Assim, ao se iniciar um diagnóstico pela observação da língua, a boa luminosidade deve ser considerada, pois reflexos coloridos podem alterar a sua cor.

Uma alimentação recente também pode colorir a saburra, como café e chocolate, alterando esta observação. Portanto, com os devidos cuidados e sem cansar o paciente, o diagnóstico, pela observação da língua e da saburra, permite que o terapeuta adquira rapidamente uma noção clara do paciente.

É considerada a cor, forma, umidade e mobilidade lingual; assim como a cor e qualidade da saburra.

A língua de compleição normal deve ser vermelha-clara, brilhosa, úmida, média, sem envelhecimento e com movimentos ágeis. A saburra deverá ser pouco espessa e de cor clara.

Estudando Diagnóstico pela Língua

Como é uma poderosa ferramenta de diagnóstico, no ITIO, o estudante tem 4 (quatro) opções para você aprender Diagnóstico pela Língua:

Medicina Tradicional no Curso Técnico de Massoterapia

Observar e Diagnosticar

Para o diagnóstico pela língua, considera-se: cor, forma, umidade e mobilidade.

Cor da Língua

Variando de pálida a azul-arroxeada, a cor língua indica os níveis de Yin e Yang, desde a falta, normalidade, até o excesso. E também as condições do Xue, seja deficiência, estagnação ou excesso. A presença de Qi-nutritivo é mostrada pela cor.

Forma e Umidade

A forma da língua pode ser rígida, flexível ou tremida, opaca ou brilhosa com umidade, atrofiada ou inchada, fissurada, com manchas, etc. Estas características refletem o grau de umidade no corpo, abundância ou não de Xue e o estado dos fluídos corpóreos - Jin Ye.

Mobilidade

A Mobilidade língual, quando rígida indica estagnação dos canais energéticos e patologias associadas a esta estagnação, como dificuldade para pronunciar palavras. Quando mole e atrofiada, associa-se a deficiências, podendo ser de tanto de Qi, como de Xue, ou ainda de ambos.

Tons da Saburra

A saburra poderá apresentar tons que variam de brancos, amarelados, cinzas, até o negro.

Considerando os tons, o terapeuta poderá disgnosticar: normalidade, doenças sem maior gravidade e síndromes de excesso, sejam de calor ou de frio.

Por exemplo, uma língua mais seca, indicas calor e consequente evaporação dos líquidos corpóreos. A úmida e espessa remete a diagnósticos associados à mucosidade e estagnação de fluídos orgânicos.

curso técnico em Massoterapia

Meridianos de Energia

Além de classificar cor, umidade, mobilidade e saburra, a MTC também associa regiões da língua aos diversos meridianos energéticos do corpo.

A raiz da língua é associada aos Meridianos do Rim, Intestinos Grosso e Delgado e Bexiga. A região central, dorso da língua, remete aos meridianos do Baço-pâncreas e Estômago. O meridiano do Fígado é associado às laterais. Na região apical, faz-se o diagnóstico sobre os canais de energia do Coração e do Pericárdio. A energia do Pulmão é observada no dorso da língua, mais próximo ao ápice.

É importante considerar, que a observação da língua é um poderoso fator a ser observado, porém, é apenas parte dos recursos oferecidos pela MTC ao terapeuta.

Medicina Tradicional na Pós-graduação em Acupuntura

Fontes

1 – Maciocia, G. Os Fundamentos da Medicina Chinesa: Um texto abrangente para acupunturistas e fitoterapeutas. 1ª ed. São Paulo: Roca Ltda., 1996.
2 – Pin Son, T. Atlas de Semiologia da Língua. 1ª ed. São Paulo: Roca Ltda., 1994.
3 – Gilroy Anne M., MacPherson Brian R., Ross Lawrence M. Atlas de Anatomia. Editora Guanabara Koogan S.A., 2008.

Saiba Mais

Leia artigo Saúde e doença, segundo a MTC.

Leia artigo O pulso no diagnóstico da MTC.

Sobre a teoria de Zang Fu pela Medicina Tradicional Chinesa. Acesse Traditional Chinese Medicine.

Maria Rita Hurpia

Maria Rita Hurpia

Maria Rita Hurpia é acupunturista, astróloga e escritora no Instituto de Terapia Integrada e Oriental (ITIO).

Next Post Previous Post