ITIO

Dor na Coluna e Pontos Jiaji

Dor na Coluna

Uma das reclamações mais comuns de pacientes na clínica-escola do Instituto de Terapia Integrada Oriental (ITIO) é a dor nas costas. São dores na altura da cervical ou do tórax, mas principalmente na lombar.

Para tratar esse sintoma, os pacientes recebem do massoterapeuta ou do acupunturista o olhar holístico e o olhar localizado na região da dor, quando comumente, os pontos Jiaji do Dr. Huatuo recebem pressão com os dedos, agulhas e/ou moxabustão.

O Dr. Huatuo contribuiu fortemente na construção da Medicina Tradicional Chinesa. Por isso esses pontos também são conhecidos como Huatuojiaji.Pós-graduação em Massagem ITIO

As vértebras que formam a coluna são insensíveis a dor, mas a dor pode se originar nos ligamentos intervertebrais e principalmente nos músculos paraespinhais. Assim, a dor lombar pode se irradiar para a virilha, nádegas ou face posterior da coxa, podendo dificultar o diagnóstico.

Os pontos Jiaji distam de 0,5 a 1,0 tsun, em ambos os lados da coluna vertebral, razão pela qual são fortemente usamos para tratar dores nas costas. Veja imagem com pontos pretos próximos à coluna, que são os pontos documentados pelo Dr. Huato.

Anatomia

As agulhas atravessam a pele, tecido subcutâneo e penetram em três camadas, na superficial, músculos trapézio, grande dorsal e rombóide; na média, músculos serráteis posterior e inferior; e na camada profunda, músculo sacro-espinal e intertransversal, além de ramos dos nervos espinais.Dor na Coluna e Pontos Jiaji

Pressão com os dedos

O técnico em massoterapia, conhece os ponto Jiaji e os pressiona, atingindo todos os músculos, a partir dos superficiais. A sensação, normalmente, é dor imediata, com relaxamento em seguida. A intensidade da pressão é definida durante a relação terapeuta-paciente. E como a dor pode se irradiar para os membros inferiores, a massagem pode se estender a estas regiões.

Agulhamento

O acupunturista lança o olhar holístico sobre o paciente e faz a escolha de pontos para equilibrar o Yin, Yang e Qi. Também há o olhar localizado para verificar possíveis desajustes na coluna e assim escolher os pontos para agulhamento. Embora estes pontos sejam locais, sua ação se irradia para o corpo, como uma pedra jogada em um lago, formando ondas circulares.

Moxabustão

Dor na Coluna e Pontos Jiaji - MoxaA moxabustão é uma prática terapêutica milenar, praticada principalmente no Norte da China, por ser uma região muito fria.

Os bastões, feitos da erva Artemisia sinensis e de Artemisia vulgaris, são queimados, como mostra a imagem. Pode-se tanto aquecer diretamente o local como a agulha.

Como a combustão da Artemisia provoca um cheiro forte. Então caso o paciente se sinta incomodado, tem-se a opção dos bastões de carvão, sem o cheiro característico da Artemisia. O calor tem a finalidade de estimular e provocar aquecimento profundo dos Pontos de Acupuntura fornecendo calor e energia para o corpo.

Ação dos pontos Jiaji

O agulhamento ou amassamento nesse pontos restauram o fluxo do Qi e Sangue estagnados, que causam dor. Assim, esses procedimentos drenam o excesso de Qi do Canal da Bexiga, com ação regional. E fortalecem e relaxam os tendões e a coluna vertebral, resultando no diminuir da dor.Pós-Graduação em acupuntura

Medicina Ocidental

Entretanto, é importante considerar que a Medicina Tradicional Chinesa (MTC) é classificada como Medicina Complementar pela OMS. Assim, é sugerido ao terapeuta, que solicite ao paciente que faça acompanhamento médico para este definir o diagnóstico e as causas da dor. Também, quando houver, o paciente deverá fornecer exames de imagem para ajudar o terapeuta a tratar a dor.

Duração do tratamento com acupuntura e massagem

O número de atendimentos varia conforme a gravidade da lesão. Quando o paciente chega com dor aguda, deverá ser atendido duas vezes por semana, e à medida que melhora, então o tempo entre as consultas vai se espaçando. Idosos, os quais já possuem desgaste ósseo e dores diversas, costumam fazer sessões uma vez por semana, por período indeterminado, mas vão espaçando quando as dores diminuem. Assim, podemos concluir que o tempo de tratamento varia, conforme o quadro clínico.

Acupuntura ou massagem?

Esta escolha é do paciente, entretanto, em crises agudas, recomendamos a acupuntura. Uns preferem só acupuntura, outros só a massagem e há aqueles que alternam as duas modalidades de atendimento. Converse com seu terapeuta, pois juntos, com certeza decidirão pelo melhor tratamento.

Onde aprender cuidar com pontos Huatojiaji

O ITIO oferece cinco (5) formações, nas quais você pode aprender a cuidar do próximo com massagem ou acupuntura nos pontos Huatojiaji. Nas pós-graduações e no curso técnico com mais profundidade, pois têm duração de mais de um ano.

E nos cursos livres, de forma rápida, que lhe permitirá aplicar massagem ao longo da coluna, tocando assim todos os pontos das costas. Clique nos links abaixo e escolha onde aprender cuidar com pontos Huatojiaji.

Pós-graduação em Massoterapia Oriental - 360 horas/aula em 12 meses
Pós-graduação em Acupuntura - 1200 horas/aula em 24 meses
Curso Técnico em Massoterapia - 1320 horas/aula em 18 meses
Curso de Capacitação em Massoterapia - 344 horas/aula em 8 meses
Curso Livre de Shiatsu - 60 horas/aula em 12 semanas
Curso Livre de Quick-massage - 15 horas/aula

Glossário

Tsun ou cun - unidade de medida, na qual 1 unidade corresponde ao tamanho da 3º falange proximal do paciente. Veja imagem. Dor na Coluna e Pontos Jiaji - tsun Dor na Coluna e Pontos Jiaji - tsunDor na Coluna e Pontos Jiaji - tsunDor na Coluna e Pontos Jiaji - tsun

Saiba mais

Palmeira, G. A acupuntura no Ocidente. Artigo em PDF disponível neste link . Acesso em 31/7/2014.

Maria Rita Hurpia

Maria Rita Hurpia

Maria Rita Hurpia é acupunturista, astróloga e escritora no Instituto de Terapia Integrada e Oriental (ITIO).