Chove, faz sol e a temperatura varia de menos de 20 ºC até mais de 30 ºC em um mesmo dia em São Paulo. Não se sabe quais roupas usar, o corpo não entende o tempo e as gripes e resfriados atacam. Há indivíduos que sentem mais essas alterações, mas outros não as percebem. Tal sensibilidade está relacionada ao equilíbrio do corpo, segundo a Medicina Tradicional Chinesa (MTC), mas é necessário ter alguns cuidados com a saúde nas mudanças de tempo.
Na MTC, é considerado os seis fatores climáticos que influem na saúde: vento, frio, calor de verão, umidade, secura e fogo, os quais se sucedem ao longo do ano, mas em São Paulo, quase todos eles podem ocorrer em um mesmo dia.
No decorrer de sua evolução, o homem se adaptou para conviver com saúde em cada uma das estações do ano, sendo uma pessoa mais ou menos suscetível às variações, conforme a herança genética. Entretanto, os cuidados consigo também refletem na saúde, como alimentação, prática de atividades física e mental. Então, a ordem para a boa saúde é equilíbrio, pois um corpo equilibrado sente menos a agressividade da variação brusca de temperatura.
Frio e Vento no Ombro e Pescoço
No entra e sai de ambiente climatizado para o calor da rua é comum as pessoas terem dor no Ombro e no Pescoço. Assim, é importante carregar um xale ou cachecol, pois este frio irradia pela coluna vertebral, chegando à Lombar, à região sacral e podendo até resultar em dor ciáttica. Então, lembre da recomendação da vovó ... agalhe o pescoço para sai no frio. Porém, é apenas a palavra da vovó, também, é um dito da Tradicional Medicina Chinesa: proteja o corpo do Vento e do Frio perverso.
Terapias Orientais ajudam o corpo em mudanças climáticas
Porém, como se consegue esse equilíbrio? Acupuntura, massagem, alimentação saudável, atividade física, viajar, meditação, rir e dormir bem contribuem no equilíbrio do corpo, resultando em melhor saúde.
Acupuntura
A acupuntura propicia o equilíbrio do corpo sintonizando o yin e yang de cada indivíduo, melhorando assim a qualidade do sono, que resulta no fortalecimento do sistema imunológico. Uma sesssão de acupuntura também diminui a ansiedade e o melhora o humor.
Massoterapia Terapêutica
Na massagem encontra-se o prazer do relaxamento, além do toque ser anti-inflamatório. Durante a massagem, no encontro com o “não pensar”, faz com que o corpo e a mente relaxem, ajudando no nosso equilíbrio.
Alimentação equilibrada e saudável
A alimentação é uma discussão longa e não cabe neste pequeno espaço, mas beber líquidos, preferencialmente água ajuda o corpo a sentir menos a mudança brusca de temperatura, pois a água tem alto calor específico, fazendo com que o corpo mude de temperatura mais uniformemente e lentamente. Mas note, quando está frio, busque alimentos quentes que ajudam no aquecimento do corpo. No calor, uma alimentação fria é recomendada, pois ajuda a eliminar o excesso de calor que temos no corpo. Lembre de comer fibras, proteínas e carboidratos, segundo a pirâmide alimentar recomendada pela OMS.
Atividades Físicas
A atividade física permite que tonifiquemos a musculatura e a capacidade respiratória, aumentando assim a resposta dos músculos na produção de calor, quando o meio ambiente assim exigir. Dançar, correr, lutar ou flutuar com o Tai Chi Chuan dão prazer e ajudam a equilibrar o corpo.
Viajar e se divertir
Viajar a lugares nunca vistos estimula o cérebro a sair do caminho comum, melhorando a saúde mental. Não precisa se viajar ao outro lado do planeta, uma nova peça de teatro, um livro, ir a um bairro além do nosso, também é uma viagem que apresenta novidades ao cérebro, contribuindo com a saúde do corpo, que aprende a enfrentar o inesperado.
Meditar, Rir e Dormir Bem
Meditar, rir e dormir: um estimula o outro, trazem alegria, equilíbrio e saúde.
Saiba mais
Sobre o clima e o tempo segundo a MTC, acesse o artigo Saúde e mudança de tempo na MTC.
Estudo da mudança climática sobre a saúde realizado por Lancet Countdown. Disponível em The Lancet Countdown on health and climate change: from 25 years of inaction to a global transformation for public health.