Massoterapia e massagem, qual a diferença?

Escrito por Maria Rita Hurpia da Rocha Ligado . Publicado em Massagem

Técnico em massoterapia

O aumento do mercado de trabalho em terapias complementares trouxe novos termos ao cotidiano, um dos quais, a expressão massoterapia, mas palavra massagem já existia com diversas conotações. Massoterapia e massagem têm o mesmo significado? Qual a diferença?

Considerando as definições dicionário da Língua Portuguesa da Mirador Internacional temos:

Massagem Crânio Sacral

- massagem - substantivo feminino - fricção ou compressão do corpo ou parte dele, para modificar a circulação ou obter vantagens terapêuticas;
- massagista - substantivo masculino e feminino que pode ser adjetivado - pessoa que faz massagens;
- massoterapia - substantivo feminino que remete a tratamentos por massagem;
- massoterapeuta - substantivo masculino e feminino que pode ser adjetivado - o especialista em massoterapia.

Historicamente, a palavra massagem traduz imagens simbólicas de antigos pictogramas egípcios e de outros povos da antiguidade, como o chinês, o persa e o indiano também relataramreduto a existência da massagem terapêutica. Porém, ao passar dos séculos, a palavra massagem agregou mais uma conotação, a erótica, pois o massagear tem tanto resultados terapêuticos, como sexuais. Este sentido adicional não eliminou os bons resultados da massagem na saúde e no bem-estar. Contudo, permitiu que se estabelecesse uma sombra de dúvida no uso da palavra massagem - quem é o massagista?

Ponto Jiaji

Para dirimir esses  enganos, ou pelo menos minimizar, foi-se buscar uma palavra já existente - massoterapia - que remete aos tratamentos terapêuticos com massagens diversas. E assim, o profissional da massoterapia, o massoterapeuta, é portador do conhecimento de várias técnicas de massagem, e também, anatomia, fisiologia humana, fundamentos de psicologia e ética, além de Medicina Tradicional Chinesa, pois os conhecimentos orientais - chineses, japoneses e indianos - são os maiores contribuidores das técnicas massoterápicas.

Contudo, há massagistas que atuam na saúde que possuem apenas certificação em cursos livres diversos (algumas vezes de qualidade duvidosa) e de curta duração; há também, aqueles com conhecimentos informais adquiridos em família ou como aprendizes de ofício, sem qualquer qualificação formal. Estes profissionais não são massoterapeutas.

Assim, para poder atuar efetivamente no mercado como massoterapeuta é necessária a formação em Curso Técnico em Massoterapia inserido no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos do MEC - Eixo Tecnológico Ambiente e Saúde - que fornece a qualidade básica necessária para atuação do profissional massoterapeuta. E ainda, garante o reconhecimento do curso, através de diploma válido em todo o território brasileiro.

Esse profissional massoterapeuta, quando formado em curso técnico em Massoterapia pelo Instituto de Terapia Integrada e Oriental vivencia práticas reais de atendimento em ambulatório, além de 1200 horas de aulas teórico-práticas, que englobam conteúdos como:

Medicina Tradicional Chinesa (MTC) - tópico necessário, pois diversas técnicas de massagens, como o Shiatsu, têm seu diagnóstico estruturado nos conceitos da MTC, como: Yin, Yang, Cinco Elementos, Meridianos de Energia, Leis de Geração e Dominância, entre outros.

Fitoterapia

Anatomia - estuda-se anatomia regional, clínica, sistêmica e palpatória para que o aprendiz possa identificar os músculos e órgãos envolvidos durante uma sessão de massagem, além que, este conhecimento permite o levantamento de anamnese mais precisa.

Patologia = estudo (logos) do sofrimento (pathos). É estudado noções básicas das células e dos tecidos normais e anormais relacionados com doenças, principalmente aquelas mais prevalentes nos pacientes que procuram massagens, por exemplo a artrose. Também é visto agentes patológicos e formas de transmissão, além de lesões por esforço repetitivo (LERS). Estas últimas (LERS), distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT) são responsáveis por dois terços de casos de afastamento do profissional do seu ambiente de trabalho. Segundo a Fundacentro do Ministério do Trabalho, 3,5 milhões de pessoas já tiveram ou têm a doença diagnosticada.

Massagem Oriental Anmá - Toques que produzem tonificação - quando há deficiência de energia nos tecidos - e toques de sedação, para distribuir o excesso de energia. Este método prepara o aluno para tocar o paciente, que em seguida, estará pronto para aprender novas técnicas de massagem.

Shiatsu - técnica, cuja massagem é ao longo dos meridianos de energia da MTC. O profissional também massageia pontos específicos dos meridianos, como IG4, F2, segundo a queixa do paciente. O shiatsu é largamente usado em domicílio, clínicas, empresas e em universidades, abrindo amplo leque de trabalho.

Reflexologia Podal

Liberação Miofascial - método de massageamento em determinados músculos do corpo com o objetivo de relaxar a fáscia e músculo envolvidos, prevenindo lesões e aliviando dores, quando em exercícios intensos.

Reflexologia Podal - técnica da MTC que massageia pontos reflexos do pé, com efeitos em todo o corpo.

Auriculoterapia - importante aliada do massoterapeuta, pois a técnica pode potencializar seu trabalho. Na orelha há conjuntos de pontos, com os quais pode se tratar a ansiedade, dor nas costas, depressão, etc.

Anatomia e fisiologia dos meridianos - estudo dos meridianos da MTC, localização anatômica dos pontos de cada meridiano, além de funções desses pontos.

Cinesiologia - estudo da cinética do corpo humano. Movimentos dos músculos e ligamentos e suas interações.

Disfunções músculo-esqueléticas - estudo das relações entre músculos e ossos, tanto em funcionamento normal, quanto em suas disfunções.

Fundamentos de psicologia e ética - importantes temas, os quais orientarão o massoterapeuta no tratar com o paciente, entender suas dores e dificuldades com respeito.

Massagem Redutora

Massagens modeladoras - técnicas como que contribuem na estética corporal, reduzindo os sinais da idade, como rugas e celulites e que resultam na melhora da auto-estima. Exemplos: massagem sueca, bambuterapia e drenagem linfática. O massoterapeuta poderá somar seus conhecimentos sobre meridianos da MTC, para desbloquear e circular energias, como: IG4, F2, BP6, entre outros.

Massagem sueca ou clássica - técnica ocidental, largamente usada para relaxamento e drenagem de líquidos, que usa pricipalmente o alisamento. Antes da vinda das técnicas orientais, era a massagem mais usada pricipalmente na indústria da beleza. Também é considerada uma massagem modeladora.

Bambuterapia - técnica aplicada a estética corporal, promove a redução de gorduras, relaxamento, ativa a circulação sanguínea, além de resultar em uma drenagem linfática.

Flores

Drenagem linfática - técnica que auxilia na drenagem da linfa e promove relaxamento. Segundo o Ministério da Saúde, o massoterapeuta só poderá fazer a drenagem linfática se indicado por um médico ou fisioterapeuta.

Florais de Bach, Minas, Amazônicos, entre outros permitem que o massoterapeuta complete seu tratamento atuando na elevação das vibrações dos canais do paciente. “A maior contribuição que podemos dar aos outros é sermos nós mesmos, felizes e esperançosos; pois assim poderemos tirá-los de seus desalento.Edward Bach

Aromaterapia - é o uso de óleos essenciais têm o objetivo de tratar o indivíduo no físico, no psíquico, no mental, no emocional e energeticamente.

Esta gama de conhecimentos prepara o terapeuta para o lidar diário consigo, com o próximo e com a sociedade.

AMBULATÓRIO

O ambulatório é realizado pelos alunos do curso de massoterapia, com supervisão dos professores e acupunturistas profissionais do instituto.
Preço especial de R$35,00 por sessão.

Não são feitos agendamentos pelo email.
Confira os horários e agende a sua sessão pelo telefone

(11) 5575-4251

MASSAGEM - NOVOS HORÁRIOS!
Segunda-feira: das 13h às 16h
Quinta-feira: das 13h às 20h
Sábado: de 9h às 12h

ACUPUNTURA
Quarta-feira: de 14h às 16h00
Sábado: 9h às 11h00

CLÍNICA

Para atendimentos particulares e específicos, possuímos em nossa Clínica, diversos profissionais acupunturistas e massoterapeutas especializados no tratamento e prevenção de uma série de doenças musculoesqueléticas, emocionais, mentais, dentre outros casos, pela Medicina Tradicional Chinesa.

Diversas Técnicas como acupuntura, massoterapia, reflexologia, auriculoterapia, moxabustão e ventosa podem ser utilizadas para o alívio do paciente.

Saiba mais acessando o site da clínica em www.zenplace.com.br.

Não são feitos agendamentos pelo email.
Confira os horários e agende a sua sessão pelo telefone

(11) 5573-3615

Das 8:00hs ~ 18:00hs de Segunda a Sábado