O vasto campo da Massagem
Massagista, Massoterapeuta e Especialista em Massagem Oriental.
A amplificação do mercado de trabalho em Terapias Complementares trouxe novos termos ao cotidiano. Por exemplo: massoterapia e Especialista em Massagem Oriental.
Apesar de existir há muito tempo a palavra Massagem, a amplificação deste mercado passou a agregar denominações para além do seu significado original para especificar a qualificação do profissional que a pratica.
Mas, afinal, Massoterapia, Massagem e Especialista em Massagem Oriental: quais as diferenças?
Considerando as definições dicionário da Língua Portuguesa da Mirador Internacional, temos:
- massagem, substantivo feminino: fricção ou compressão do corpo ou parte dele, para modificar a circulação ou obter vantagens terapêuticas;
- massagista, substantivo masculino e feminino que pode ser adjetivado: pessoa que faz massagens;
- massoterapia, substantivo feminino: remete a tratamentos realizados por massagem;
- massoterapeuta, substantivo masculino e feminino que pode ser adjetivado: especialista em massoterapia;
- especialista, substantivo masculino e feminino que refere àquele que se dedica com especial cuidado ou exclusivamente a certo estudo ou ramo de sua profissão.
Você pode ser
Especialista em Massagem Oriental, Massoterapeuta ou Massagista, a escolha é sua.
Especialista em Massagem Oriental
A Massagem, quanto ferramenta de promoção de Saúde e Bem-Estar tem agregado seus valores a profissionais da Saúde, na medida em que as massagens incorporam o cotidiano profissional.
Por exemplo, carreiras da saúde, como fisioterapia, psicologia, estética, educação física, entre outras têm recorrido a Massoterapia para potencilaizar seus tratamentos.
Para estes profissionais, os quais já conhecem anatomia, fisiologia, etc, existe a Pós-graduação em Massagem Oriental que soma aos seus saberes a Medicina Tradicional Chinesa, conceitos de Yin e Yang, Teoria dos Cinco Elementos e Meridianos de Energia, além dos tocares com as Mãos no praticar Acupuntura com a ponta dos dedos.
Portanto, Especialista em Massagem Oriental é o profissional graduado na área da Saúde e que estuda toques orientais para potencializar os tratamentos que já faz na sua área de atuação.
Graduados em diferentes áreas, mas com notório saber em saúde, poderão fazer a Pós-graduação em Massagem Oriental, após avaliação com a equipe pedagógica.
Curso Técnico de Massoterapia
É importante salientar que, para poder atuar efetivamente no mercado como massoterapeuta, é necessária a formação em Curso Técnico de Massoterapia, inserido no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos do MEC – Eixo Tecnológico Ambiente e Saúde –, que fornece o conhecimento necessário para atuação profissional.
O ITIO oferece o Curso Técnico em Massoterapia autorizado pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, com diploma válido em todo o território nacional.
Portanto, Técnico em Massoterapia é o profissional que faz Curso Técnico em Instituição reconhecida pelo poder público e com diploma válido em todo o território brasileiro.
Massagista
Massagista é o profissional que faz cursos livres para iniciar na área e ter rápida colocação no mercado.
O ITIO oferece três (3) opções de cursos livres para a pessoa se iniciar na carreira da arte de tocar terapeuticamente. Estes cursos, também se destinam a pessoas que querem apenas cuidar melhor da família.
Curso de Reflexologia Podal
Com carga horária total de 10 horas, é um Curso de Massagem, pois o aluno aprende tocar os pés de diferentes formas.
Curso de Shiatsu
O Curso de Shiatsu é ministrado em 12 dias, comumente aos sábados, com aulas das 8h às 13h. Também é considerado um Curso de Massagem, pois são ensinadas as técnicas Shiatsu e Anmá, que é uma das mães do Shiatsu.
No Curso de Shiatsu durante a prática é ensinado detalhes sobre o tocar em pontos dos Meridianos de Acupuntura.
É destinado a todos que queiram se iniciar na Técnica Oriental Shiatsu, seja para atuação profissional ou apenas para aprimoramento de suas habilidades e conhecimentos, para assim, exercitar em familiares e amigos.
Curso de Quick Massage
O Curso de Quick Massage tem carga horária de 15 horas. Normalmente, é ministrado em cinco segundas-feiras, das 19h às 22h.
Afinal, quem é o massagista?
Massagista é todo aquele que faz massagens, independentemente da formação.
Massagem na História
Historicamente, a palavra "massagem" traduz imagens simbólicas de antigos pictogramas egípcios e de outros povos da antiguidade, como o chinês, o persa e o indiano, que ilustram a existência da massagem terapêutica.
Com o passar dos séculos, o termo agregou mais uma conotação, a erótica. Entretanto, quaisquer que sejam os sentidos, os bons resultados da massagem na saúde e no bem-estar são presentes, desde que ministrados por profissionais competentes. Contudo, o sentido sexual da massagem permitiu que se estabelecesse uma sombra de dúvida no uso da palavra massagem.
Tratamentos Terapêuticos
Porém, para diferenciar aqueles que possuem um conhecimento formal, em Institutos reconhecidos pelo MEC. então, foi-se buscar uma palavra já existente - massoterapia -, que remete aos tratamentos terapêuticos com massagens diversas.
Este profissional da massoterapia, o massoterapeuta, tem além do saber de técnicas de massagem, também conhecimentos em anatomia, fisiologia humana, fundamentos de psicologia e ética.
Também conhece Medicina Tradicional Chinesa, pois os orientais - chineses, japoneses e indianos - são os precursores das técnicas massoterápicas.
Contudo, há massagistas que atuam na saúde que possuem apenas certificação em cursos livres diversos (algumas vezes de qualidade duvidosa) e de curta duração. Há também aqueles com conhecimentos informais adquiridos em família ou como aprendizes de ofício, sem qualquer qualificação formal. Assim, estes profissionais são massagistas.
Conhecimento do Técnico em Massoterapia
O profissional massoterapeuta, quando formado em curso técnico em Massoterapia pelo Instituto de Terapia Integrada e Oriental, vivencia práticas reais de atendimento em ambulatório, além de ter 1.200 horas de aulas teórico-práticas, que englobam conteúdos como:
-
Medicina Tradicional Chinesa (MTC): abrange diversas técnicas de massagens, como o shiatsu. A elaboração de um diagnóstico estruturado, baseado na MTC, utiliza conceitos como: Yin, Yang, Cinco Elementos, Meridianos de Energia, Leis de Geração e Dominância, entre outros.
-
Anatomia: estuda-se anatomia regional, clínica, sistêmica e Palpatória para que o estudante possa identificar os músculos e órgãos envolvidos durante uma sessão de massagem. Este conhecimento permite o levantamento de anamnese mais precisa.
-
Patologia: estudo (logos) do sofrimento (pathos). Estuda-se noções básicas das células e dos tecidos normais e anormais relacionados com doenças, principalmente as mais prevalentes nos pacientes que procuram por massagens, por exemplo, a artrose. Também é estudado agentes patológicos e formas de transmissão, além de lesões por esforço repetitivo (LERS). Estas últimas, distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT), são responsáveis por dois terços de casos de afastamento do profissional do seu ambiente de trabalho. Segundo a Fundacentro do Ministério do Trabalho, 3,5 milhões de pessoas já tiveram ou têm a doença diagnosticada.
-
Massagem Oriental Anmá: toques que produzem tonificação, prescritos quando há deficiência de energia nos tecidos, e toques de sedação, para distribuir o excesso de energia. Este método prepara o aluno para tocar o paciente, que, após essa preparação, estará mais apto para aprender outras técnicas de massagem.
-
Shiatsu: técnica de massagem feita longo dos meridianos de energia da MTC. O profissional também massageia pontos específicos dos canais, como IG4, F2, pensando em como diminuir os sintomas causados de acordo com a queixa do paciente. O shiatsu é largamente usado em domicílio, clínicas, empresas e em universidades, abrindo amplo leque de trabalho.
-
Liberação Miofascial: método de massageamento em determinados músculos do corpo com o objetivo de relaxar a fáscia e arredores, prevenindo lesões e aliviando dores, quando em exercícios intensos.
-
Reflexologia Podal: técnica da MTC que massageia pontos reflexos do pé, com efeitos em todo o corpo.
-
Auriculoterapia: importante aliada do massoterapeuta, pois a técnica pode potencializar seu trabalho. Na orelha, há conjuntos de pontos que auxiliam a tratar a ansiedade, dor nas costas, depressão etc.
-
Anatomia e fisiologia dos meridianos: estuda-se os meridianos da MTC, localização anatômica dos pontos de cada canal, além de suas funções.
-
Cinesiologia: estuda-se a cinética do corpo humano, movimentos dos músculos, ligamentos e suas interações.
-
Disfunções músculo-esqueléticas: estuda-se as relações entre músculos e ossos, tanto em funcionamento normal quanto em suas disfunções.
-
Fundamentos de psicologia e ética: importantes temas são estudados, os quais orientarão o massoterapeuta no tratamento de um paciente, entender suas dores e dificuldades com respeito.
-
Massagens modeladoras: técnicas que contribuem na estética corporal, reduzindo os sinais da idade, como rugas e celulites, e que resultam na melhora da autoestima. Exemplos: massagem sueca, bambuterapia e drenagem linfática. O massoterapeuta poderá somar seus conhecimentos sobre meridianos da MTC, para desbloquear e circular energia (IG4, F2, BP6, entre outros).
-
Massagem sueca ou clássica: técnica ocidental, largamente usada para relaxamento e drenagem de líquidos, que usa pricipalmente o alisamento das mãos sobre o corpo. Antes da vinda das técnicas orientais, era a massagem mais usada, pricipalmente, no setor estético. Também é considerada uma massagem modeladora.
-
Bambuterapia: técnica aplicada na estética corporal, promove a redução de gorduras, relaxamento, ativa a circulação sanguínea, além de resultar em uma drenagem linfática.
-
Drenagem linfática: técnica que auxilia na drenagem da linfa e promove relaxamento. Segundo o Ministério da Saúde, o massoterapeuta só poderá fazer a drenagem linfática se indicado por um médico ou fisioterapeuta.
-
Florais de Bach: também há florais Minas, Amazônicos, entre outros. Permitem que o massoterapeuta complete seu tratamento atuando na elevação das vibrações dos canais do paciente. “A maior contribuição que podemos dar aos outros é sermos nós mesmos, felizes e esperançosos; pois assim poderemos tirá-los de seus desalento.” (Edward Bach)
-
Aromaterapia: o uso de óleos essenciais. Têm o objetivo de tratar o indivíduo física, psíquica, mental, emocional e energeticamente.
Esta gama de conhecimentos prepara o terapeuta para o lidar diário consigo, com o próximo e com a sociedade.
Saiba mais
Rocha, M. R. H. No link Massagem e a Medicina Tradicional Chinesa
Rocha, M. R. H. No link Massoterapia no Controle da Dor Crônica
Ferreira, A. S. M.; Lauretti, G. R. Masssoterapia como Técnica Adjuvante no Controle da Dor em Pacientes Oncológicos sob Cuidados Paliativos. Disponível no site da revista Prática Hospitalar - Ano IX - N° 53 - Set/out 2007, página 161, acessado em 30/11/2014.