ITIO

A Corrida e a Medicina Tradicional Chinesa

A corrida e a Medicina Tradicional Chinesa possuem relação. A corrida tem ganhado espaço nas atividades físicas como forma de combater o sedentarismo e os problemas ocasionados pelas posições repetidas, nas quais o indivíduo permanece no seu cotidiano. De acordo com a Medicina Tradicional Chinesa (MTC), os exercícios devem ser visto de forma mais ampla, envolvendo todo o corpo, com o objetivo de garantir a saúde.

Usar o computador ou o celular durante todo o dia leva à repetição viciada de posições. Por exemplo, é comum curvar a cervical ou contrair os ombros enquanto se manuseia o celular. O resultado é sentir dor nessas regiões.

Ficar muito tempo em uma mesma posição também contribui para estagnar as energias. Sua não circulação favorece o desequilíbrio do colesterol, da glicose e de outros índices de medida da nossa saúde. Para combater as dores e níveis altos de colesterol, cada vez mais se procura a corrida, principalmente em épocas próximas de competições, como a Corrida de São Silvestre.

Correr é uma atividade completa?

A Corrida e a Medicina Tradicional Chinesa - Tai Chi Chuan no dia a dia

Sim, a corrida é uma atividade que contribui para diminuir a estagnação de energia e também algumas dores corporais. Entretanto, ela não é um exercício completo porque não nutre os órgãos internos, segundo a visão da MTC. Se praticada em excesso, prejudica os músculos e os ossos, e consequentemente deprime o Baço, o Rim e o Fígado pela intensa exigência dos tendões.

Além disso, debilita o Coração, pois a vasodilatação seguida reduz a velocidade de circulação do sangue, o que poderá ser sentido em um pulso lento. Assim, o corredor por estar em bom estado físico, mas não significa ter boa saúde.

A Corrida e a Medicina Tradicional Chinesa - tai-chi-chuan

Segundo a MTC, para alcançar uma vida saudável a atividade física tem de ser completa. Por exemplo, atividades físicas orientais, tais como a ioga e o [tai chi chuan]. Pois, além de nutrirem os órgãos Internos, também promovem o equilíbrio do corpo, com a circulação de Qi e de Xue.

Mas como fica o corredor profissional? Este, especificamente, precisará de cuidados adicionais, como usar calçados para corrida, pois o meridiano do Rim inicia na sola do pé, na depressão localizada a um terço da distância entre a base dos dedos e o calcanhar. Os impactos poderão provocar desequilíbrio nesse canal – Shaoyin do Pé –, o qual governa o nascimento, crescimento, reprodução e desenvolvimento. O primeiro ponto do Rim (R1) tem como funções: tonificar o Qi do Rim, dominar o Vento, acalmar o Shen, entre outras.

Também inicia no pé, o Meridiano do Fígado – Jueyin do Pé – com primeiro ponto F1, na margem ungueal lateral do hálux. O desequilíbrio nessa região afeta as funções dos pontos F1 e F2, tais como harmonização do Qi do Fígado e do Xue, prejudicando a acuidade visual e promovendo o Vento interno. Nas mulheres, estão entre as funções desses pontos a regulação do fluxo menstrual.

Concluindo, pode correr. A corrida é uma atividade física saudável e prazerosa. No entanto, sempre se exercite em condições adequadas e que ajudem a tonificar seus órgãos internos.

Saiba mais

Rocha, M. R. H. Método Pilates e Saúde.

Orientação para quem deseja começar a correr. Artigo disponível no site da Sociedade Brasileira de Reumatologia..