A corrida e a Medicina Tradicional Chinesa

Escrito por Maria Rita Hurpia da Rocha Ligado . Publicado em Medicina Tradicional Chinesa

Lian Gong

O correr tem ganhado espaço nas atividades do homem urbano, como forma de combater o sedentarismo e as posições repetidas, nas quais o indivíduo permanece no seu cotidiano. Porém, a Medicina Tradicional Chinesa (MTC) defende que a atividade física, deve envolver todo o corpo, com o objetivo de garantir a saúde.

Usar o computador ou o celular resulta na repetição viciada de posições. Por exemplo, é comum se curvar a cervical ou contrair os ombros, enquanto se manuseia o celular. O resultado é dor nessas regiões. Esse não movimento do corpo também contribui para estagnar as energias. E esta estagnação, favorece o descontrole do colesterol, da glicose e de outros índices de medida da nossa saúde. E, para combater as dores e o excesso de colesterol, cada vez mais se procura a corrida, principalmente nos tempos de São Silvestre.

Tai Chi Chuan

Sim, é uma atividade que contribui para diminuir a estagnação de energia e também algumas dores corporais. Entretanto, a corrida não é uma atividade completa, porque não nutre os órgãos internos. E se em excesso, prejudica os músculos e os ossos, e consequentemente deprime o Baço e o Rim; também deprime o Fígado, pela intensa exigência dos tendões. Mais... também debilita o Coração, pois a vasodilatação seguida, reduz a velocidade de circulação do sangue, o que poderá ser sentido em um pulso lento. Assim, esta pessoa, é caracterizada com bom estado físico, que não significa boa saúde.

Grafite Quixote

Assim, para alcançar uma vida saudável - a atividade física terá que ser completada, por exemplo, com atividades físicas orientais, tais como a ioga e o tai chi chuan. Pois, além de nutrirem os órgãos Internos, também promovem o equilíbrio do corpo, com a circulação de Qi e de Xue.

Mas e o corredor profissional? Este - especificamente - precisará de cuidados adicionais, como calçados específicos para corrida, pois o meridiano do Rim inicia na sola do pé - na depressão localizada a um terço da distância entre a base dos dedos e o calcanhar. Então as pancadas poderão provocar desequilíbrio no meridiano do Rim - Shaoyin do Pé - o qual governa o nascimento, crescimento, reprodução e desenvolvimento. E o primeiro ponto do Rim - R1 - tem como funções: tonificar o Qi do Rim, dominar o Vento, acalmar o Shen, entre outras.

Também inicia no pé, o Meridiano do Fígado - Jueyin do Pé - com primeiro ponto F1, na margem ungueal lateral do hálux. Então, o desequilíbrio nesta região afetará as funções dos pontos F1 e F2, tais como harmonização do Qi do Fígado e do Xue, prejudicando a acuidade visual e promovendo o Vento interno. Nas mulheres, estão entre as funções destes pontos a regulação do fluxo menstrual.

Concluindo - corra bastante porque é saudável, mas sempre em condições adequadas. E, não esqueça de promover a sua saúde com atividades que tonifiquem seus órgãos internos.

Ouro Preto Florida

AMBULATÓRIO

O ambulatório é realizado pelos alunos do curso de massoterapia, com supervisão dos professores e acupunturistas profissionais do instituto.
Preço especial de R$35,00 por sessão.

Não são feitos agendamentos pelo email.
Confira os horários e agende a sua sessão pelo telefone

(11) 5575-4251

MASSAGEM - NOVOS HORÁRIOS!
Segunda-feira: das 13h às 16h
Quinta-feira: das 13h às 20h
Sábado: de 9h às 12h

ACUPUNTURA
Quarta-feira: de 14h às 16h00
Sábado: 9h às 11h00

CLÍNICA

Para atendimentos particulares e específicos, possuímos em nossa Clínica, diversos profissionais acupunturistas e massoterapeutas especializados no tratamento e prevenção de uma série de doenças musculoesqueléticas, emocionais, mentais, dentre outros casos, pela Medicina Tradicional Chinesa.

Diversas Técnicas como acupuntura, massoterapia, reflexologia, auriculoterapia, moxabustão e ventosa podem ser utilizadas para o alívio do paciente.

Saiba mais acessando o site da clínica em www.zenplace.com.br.

Não são feitos agendamentos pelo email.
Confira os horários e agende a sua sessão pelo telefone

(11) 5573-3615

Das 8:00hs ~ 18:00hs de Segunda a Sábado