O tratamento da pressão alta pela Acupuntura tem tido Resultados Positivos. Assim, a busca por Acupunturistas e profissionais da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) para tratar a Hipertensão na Clínica do ITIO tem se intensificado.
Sumário
➣ Hipertensão no Mundo
➣ O que a Pressão Alta pode causar
➣ MTC como adjuvante no tratamento da hipertensão
➣ Pós-graduação em Acupuntura
➣ Pontos de Acupuntura para Tratar Hipertensão
➣ Massagem e Pontos de Acupuntura
➣ Pós-graduação em Massoterapia Oriental
➣ Notas explicativas sobre Pontos de Acupuntura
➣ Saiba o que as Práticas Integrativas podem fazer pela sua equipe
Hipertensão no Mundo
A hipertensão arterial ou Pressão Alta (PA) acomete cerca de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo e é uma das principais causas de morte em todo o planeta.
O que a Pressão Alta pode causar
Como é um fator tratável, então é preciso estar atento, pois a PA contribui para a ocorrência de:
➣ Acidente Vascular Encefálico (AVE)
➣ infarto do miocárdio
➣ insuficiência cardíaca
➣ doença vascular periférica
➣ dissecção aórtica
➣ fibrilação atria
➣ doença renal em estágio avançado
Razão pela qual, a hipertensão tem sido um grande desafio para o sistema de saúde pública tanto em países mais pobres quanto em desenvolvidos. É assintomática, o que muitas vezes impede a detecção precoce e seu tratamento. Uma vez detectada, a pessoa hipertensa tem de tomar medicação por toda a vida, mas, talvez justamente por isso, o paciente a deixa em segundo plano.
No Brasil, a hipertensão é prevalente em indivíduos com escolaridade mais baixa, ao contrário do que ocorre nos Estados Unidos.
MTC como adjuvante no tratamento da hipertensão
A concentração de gordura no sangue, obesidade, estresse e fatores genéticos contribuem para o aumento da pressão arterial. Assim, um estilo de vida mais equilibrado, como alimentação saudável, atividade física regular e uso de Práticas Integrativas e Complementares devem ser agregados ao tratamento medicamentoso da hipertensão.
Hipertensão e MTC
Entre as Práticas Complementares estão a acupuntura e a massagem, as quais trazem o milenar conhecimento da MTC para somar aos tratamentos de PA já disponíveis no Ocidente.
Nesta perspectiva, o olhar é centrado no indivíduo, estimulando o equilíbrio para a manifestação da autocura pelo próprio corpo. No caso do shiatsu, cada meridiano é massageado.
Pontos de Acupuntura para Tratar Hipertensão
Ponto de Acupuntura IG4
Pontos que estimulam a circulação de energia (Qi), como o Yuan, fonte do canal do Intestino Grosso (IG4), são tonificados para desobstruir os canais energéticos e estimular o equilíbrio da pressão. Saiba mais sobre automassagem no artigo Automassagem em Pontos de Acupuntura.
Ponto de Acupuntura BP6
Para se harmonizar, tonificar e fortalecer a circulação de Qi, usa-se o ponto Sanyinjiao, cruzamento dos três canais Yin (1), BP6. Esse ponto também regula a umidade, acalma a mente e harmoniza a Via das Águas, permitindo o livre fluir energético e contribuindo para o equilíbrio e a promoção da saúde.
Pontos H1, Jianneling e Taichong
A acupuntura também trata a hipertensão de forma direcionada. Isso é possível fazendo-se sangria do ponto H1 (2), na Hélix auricular e do ponto Jianneling (3), que dispersa o Vento Perverso. O ponto Taichong, F3 (4), abre os canais energéticos e relaxa tendões e músculos, contribuindo para o melhor fluir do Qi e do sangue e promovendo o equilíbrio da pressão arterial.
Baxie e Bafeng
Em momentos de crise hipertensiva, seda-se os pontos extraordinários Baxie (5) e Bafeng (6) para diminuir o desequilíbrio da pressão.
Não se pretende, contudo, fechar um protocolo de pontos de acupuntura para o tratamento da hipertensão, principalmente porque cada pessoa precisa ser avaliada de forma personalizada e holística. Assim, o terapeuta buscará um conjunto adequado de pontos, segundo o perfil do paciente.
Massagem e Pontos de Acupuntura
Quando referimos: Pontos de Acupuntura ou Pontos nos Meridianos de Energia, comumente, a memória recorre às agulhas. Entretanto, a Massagem Oriental é poderosa ferramenta para tratar patologias.
Assim, com conhecimentos de MTC, como Meridianos, Yin e Yang e Cinco Elementos o profissional de Massagem poderá tratar a Pressão Alta com a Mãos. Assim, pontos citados acima como Baxie, Bafeng, IG4, BP6, entre outros podem ser manipulados pelo Especialista em Massagem Oriental, sem agulhas.
Pós-graduação em Massoterapia Oriental
Assim, para atender a demanda destes profissionais, o ITIO oferece a Pós-graduação em Massoterapia Oriental com diploma reconhecido pelo MEC. Para saber detalhes sobre esta especialização, clique na imagem.
Notas explicativas sobre Pontos de Acupuntura
(1) Cruzamento dos três canais Yin – ponto de encontro dos meridianos Yin: Baço, Fígado e Rins.
(2) Ponto H1 – ponto mais alto do pavilhão auricular, que tem funções anti-inflamatória, antipirética, hipotensora, antialérgica e que clareia a visão.
(3) Ponto Jianneling – também chamado de Montanha Grande na Parte Interna do ombro, tem funções locais como ombralgia e sistemicamente contribui para baixar a pressão arterial.
(4) Ponto Taichong - o ponto F3 está localizado no meridiano do Fígado, entre os primeiro e segundo metatarsos. É ponto Shu e ponto Fonte, que, além de abrir os canais energéticos, também acalma a mente, relaxa tendões e músculos e controla o Vento Interno.
(5) Os Oito Fatores Patogênicos, nome dos pontos extraordinários Baxie, os quais estão localizados no dorso da mão nas membranas interdigitais, têm como funções energéticas exteriorizar as Energias Perversas e dispersar o Vento-Umidade.
(6) Os pontos extraordinários Bafeng, também nominados de Oito Ventos, têm dentre suas funções energéticas exteriorizar as Energias Perversas, dispersar o Vento e o Calor e estão localizados no dorso do pé.
Saiba o que as Práticas Integrativas podem fazer pela sua equipe
O ITIO em parceria com a Rokuzen prestam os seguintes serviços "in-company":
➣ Quick-massage
➣ Terapias na Maca
➣ Reflexologia nos Pés e nas Mãos
➣ Acupuntura Auricular
➣ Palestras sobre Bem-estar e Cuidados com a Saúde
➣ Ginástica Laboral
➣ Astrologia
➣ Reiki
Clique aqui e saiba mais sobre Práticas Integrativas para a sua equipe
Bibliografia
1 - Goldaman L, Ausiello Dennis. Cecil Medicina. Tradução da 23ª edição. Elsevier Editora Ltda, 2009.
2 - Martins EIS, García EG. Pontos de acupuntura: guia ilustrado de referência. São Paulo: Roca; 2003.
Saiba mais
Sobre shiatsu, leia o artigo Shiatsu, equilibrando a saúde.
Sobre acupuntura, leia artigo Acupuntura: benefícios e breve histórico.
Estudo sobre acupuntura: A acupuntura vai além da agulha: trajetórias de formação e atuação de acupunturistas. Disponível em PDF no site da Scielo.