A Doença de Alzheimer

Escrito por Maria Rita Hurpia da Rocha Ligado . Publicado em Saúde

Energia do mar

O Alzheimer é uma doença degenerativa do cérebro - prevalente em idosos - que provoca demência. Porém, a demência pode ter outras causas, que não o Alzheimer, sendo que este, é responsável por 60% a 80% dos casos de demência. Sua prevalência em pessoas com idade em torno de 65 anos é 5%, porém, à medida que a idade avança, o percentual de casos é maior.

Alimentação saudável

Então, há intensas pesquisas, pois o envelhecimento da população - principalmente no primeiro mundo - tem aumentado, que representa, maior número de casos de Alzheimer, resultando em mais custo financeiro, que estimula o investimento em pesquisas. Pesquisas estas, já apresentam resultados, como a identificação de três genes envolvidos na doença de Alzheimer. Porém, a maioria dos casos não são devidos às razões genéticas, mas sim ao modo de vida, segundo o que se conhece até hoje.

Assim, entre os fatores de risco estão a idade do paciente e o histórico familiar. Entretanto, há mais fatores de risco, os quais se supõe, que também contribuem para o seu aparecimento, como diabetes melito, hipertensão, doença cardiovascular, hipotiroidismo não tratado e traumatismo craniano. Assim, o modo de vida, indiretamente responde pelo aparecimento do Alzheimer, pois a alimentação inadequada, a falta de atividade física e o estresse ajudam para o aparecimento das doenças e agravos não transmissíveis.

Idosos passeando

Portanto, a alimentação saudável, exercícios físicos e mentais, passear por lugares nunca vistos, conhecer pessoas interessantes, aprender música e novos idiomas estão na lista das atividades que contribuem para se manter distante do Alzheimer. Também, mais palavras cruzadas, jogos de tabuleiro, ler muito e escrever.

Mas ele poderá estar bem perto, então esteja atento aos idosos próximos, pois o diagnóstico da doença de Alzheimer é em grande parte clínico, como os sinais de demência, comprometimentos cognitivo e da memória de curto prazo. Dificilmente um laboratório poderá diagnosticar a doença com especificidade. Porém, a presença de alelos específicos no DNA do paciente, volume diminuído do hipocampo e exames de tomografia podem ajudar na identificação do mal de Alzheimer.

Também, no cotidiano, observe se há: perda da memória recente, confusão na administração das contas, panelas esquecidas no fogo, não reconhecimento de pessoas, recordação de fatos antigos fora de contexto, mesmas perguntas repetidamente e troca frequente do nome dos familiares.

AMBULATÓRIO

O ambulatório é realizado pelos alunos do curso de massoterapia, com supervisão dos professores e acupunturistas profissionais do instituto.
Preço especial de R$35,00 por sessão.

Não são feitos agendamentos pelo email.
Confira os horários e agende a sua sessão pelo telefone

(11) 5575-4251

MASSAGEM - NOVOS HORÁRIOS!
Segunda-feira: das 13h às 16h
Quinta-feira: das 13h às 20h
Sábado: de 9h às 12h

ACUPUNTURA
Quarta-feira: de 14h às 16h00
Sábado: 9h às 11h00

CLÍNICA

Para atendimentos particulares e específicos, possuímos em nossa Clínica, diversos profissionais acupunturistas e massoterapeutas especializados no tratamento e prevenção de uma série de doenças musculoesqueléticas, emocionais, mentais, dentre outros casos, pela Medicina Tradicional Chinesa.

Diversas Técnicas como acupuntura, massoterapia, reflexologia, auriculoterapia, moxabustão e ventosa podem ser utilizadas para o alívio do paciente.

Saiba mais acessando o site da clínica em www.zenplace.com.br.

Não são feitos agendamentos pelo email.
Confira os horários e agende a sua sessão pelo telefone

(11) 5573-3615

Das 8:00hs ~ 18:00hs de Segunda a Sábado