Escrito por Vanessa Grazeffe
O conceito de saúde tem mudado radicalmente nos últimos anos. Antigamente, saúde significava apenas a ausência de doença, mas, logo se percebeu que não apresentar nenhuma doença física aparente, não significa ter saúde.
Gradativamente, esse conceito foi se expandindo e incorporando as dimensões física, emocional, mental, social e espiritual do ser humano, alterando o conceito de saúde nos tempos atuais. Segundo a OMS, saúde é um “estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades".
Equilíbrio e Bem-estar
Assim, o conceito de saúde se tornou mais complexo e relacionado com várias dimensões que fazem parte do ser humano. Portanto, ter uma saúde perfeita significa apresentar equilíbrio entre essas várias dimensões. Acompanhado sempre de qualidade de vida, bem-estar e felicidade.
Direito de todos e Dever do Estado
Baseado nessa concepção, a saúde passa a ter um valor coletivo, sendo um direito fundamental da pessoa humana, que deve ser assegurada, sem distinção de raça, religião, ideologia política ou condição socioeconômica.
A própria Constituição de 1988, dispõe no artigo 196: que a saúde é um direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação da saúde.
Coronavírus e Saúde
A pandemia instalada no planeta neste primeiro semestre de 2020 coloca em risco a saúde sob diversos aspectos: físico, emocional, mental, social e espiritual do ser humano, pois a preservação da vida sobrepõe o cotidiano.
Portanto, precisamos acomodar as novas e transitórias exigências para mantermos a nossa vida e de outrem que respire o mesmo ar que nós. Assim, deixamos sugestões de hábitos transitórios que podemos abolir ou perpetuar nos meses vindouros, pois poderemos ter a grata surpresa de encontrar atividades que nos beneficiem, em quaisquer tempos.
Saúde Física
Fazíamos academia, caminhávamos e corríamos. Mas agora, com as lives descobrimos que a cadeira, o sofá o saco de arroz ou feijão podem ser equipamentos de fitness. Ou seja, que usemos a internet e a imaginação.
Saúde Emocional
Aliadas à saúde emocional estão o respirar e o refletir . Pois, quando entramos num estado de medo ou de tristeza, então nosso pensamento fica num círculo vicioso de ideias repetitivas. Portanto, devemos primeiro respirar fundo ... 1, 2 e 3 ... até acalmarmos.
Saúde Mental
Assim, esse oxigenar o cérebro permitirá o acesso às infinitas tramas cerebrais que nos tirará do círculo vicioso das emoções negativas, que nos levará a reflexões, permitindo a soberania do Mental.
Saúde Social
Se nos remetermos ao século passado, em tempos de pandemia teríamos o e-mail, as BBS, cartas e telefones, que eram caros. Contudo, hoje o universo virtual é um servidor nas relações humanas. Então vamos tomar chá, café ou até um vinho com os amigos e familiares, que estaremos juntos, cada um na sua casa.
Relaxe, ria e se permita, pois o confinamento logo acabará.
Saúde Espiritual
Esta possivelmente é saúde mais simples de exercitarmos nestes dias, pois podemos fechar os olhos e orar à Deus ou aos Deuses, quaisquer que sejam eles. Sem frases decoradas, podemos apenas, sem palavras ditas, apenas pensadas conversarmos com o Universo. Detalhe ... sempre respirando fundo ... 1, 2, 3 ... tantas vezes quanto desejarmos.
Obs.: este capítulo sobre Coronavírus e Saúde foi adicionado pela equipe ITIO ao texto original, para se adequar a esta realidade temporária - a realidade da Pandemia.
Equilíbrio do dia a dia
As condições da nossa saúde são dinâmicas, então podem ser constantemente afetadas pelos acontecimentos diários. Portanto, torna-se difícil conservar os mesmos níveis de saúde ao longo do tempo.
Pois a cada momento, em função de situações estressantes que enfrentamos em nosso cotidiano, nossa saúde e o nosso bem-estar podem sofrer alterações. Um acontecimento desagradável pode mudar toda a rotina, aumentar o nível de estresse e nos levar à fadiga, ao cansaço, à baixa imunidade e à suscetibilidade ao acometimento de alguma doença.
Isso nos leva a um novo desafio: o de buscar o equilíbrio orgânico, mental, emocional e espiritual com práticas integrativas e complementares como:
➣ Meditação
➣ Reiki
➣ Shiatsu
➣ Massoterapia
➣ Acupuntura
➣ Acupuntura Auricular
➣ Fitoterapia
➣ Tai chi chuan
e outras PICs auxiliam na manutenção da saúde física, mental e espiritual, proporcionando o equilíbrio necessário e melhorando a qualidade de vida.
Pois somos parte de ciclos que se repetem e se sucedem. E o importante é estarmos atentos aos sinais de desequilíbrio e cultivar a cada momento o melhor de nós, a fim de conquistarmos a nossa saúde e a tão sonhada qualidade de vida.
Saiba mais
- Segre, M.; Ferraz, F. C. O conceito de saúde. Rev. Saúde Pública vol. 31 n. 5, São Paulo, outubro de 1997.
- Conheça sobre Fadiga, cansaço, exaustão, falta de energia, sob o olhar da Medicina Tradicional Chinesa (MTC).