Escrito por Maria Rita Hurpia da Rocha
Em um grande centro mundial como São Paulo, o estresse é companheiro inseparável de grande parte da população. Seja causado pelos engarrafamentos, metrô e ônibus lotados, pressão no trabalho e/ou preocupação com as contas para pagar.
Nessa correria, o cuidado próprio fica em último plano. E, em alguns casos, as relações pessoais se deterioram e há aumento do estresse. É preciso estar atento aos níveis de estresse e encontrar tratamentos diversos para o combater.
Como manter a tranquilidade em São Paulo
Há muitas formas de mudar a situação de estresse, desde as radicais como trocar de casa, trabalho ou cidade, até as mais simples, como decidir cuidar de si.
Nesta situação, a riqueza e a diversidade disponível na capital paulista é grande aliada, pois oferece desde serviços em instituições públicas, ambulatórios em clínicas-escola com preços acessíveis até consultórios particulares com atendimento diferenciado.
Entre clínicas-escolas reconhecidas em São Paulo, na Vila Mariana há o Instituto de Terapia Integrada Oriental (ITIO), que se sobressai, com oferta de sessões de acupuntura, Shiatsu, auriculoterapia, reflexologia, quick-massage, Reiki e Tai Chi Chuan.
Reiki
No ITIO há equipe qualificada para tanto tratar o paciente estressado, como para preparar terapeutas na arte de combater essa síndrome. O ITIO também oferece cursos e tratamentos com Reiki.
Reflexologia
No ITIO, recomendamos, inicialmente massagem e/ou acupuntura, que ajudam no relaxamento do paciente e contribuem para a melhoria do sono e, assim, com a diminuição do estresse. É confortável deitar na maca com música tranquila e deixar o terapeuta trabalhar. Apenas desfrutar!
Massagem Shiatsu
Nossos profissionais usam técnicas orientais, como Massagem Shiatsu e Massagen Oriental Anmá. O Shiatsu consiste em pressionar determinados pontos em canais energéticos no corpo – os meridianos –, que, por sua vez, se relacionam entre si e com os órgãos internos. No interior dos canais de meridianos, circula dentre outras substâncias a energia vital, chamada de ki pelos japoneses e chi ou qi pelos chineses.
Massagem Anmá
Roberto Kurebayashi, professor e terapeuta do ITIO, ensina a forma de se pressionar os pontos Jiaji, na lateral da coluna vertebral para relaxar e confortar o paciente, diminuindo a dor, quando esta existir, com a técnica de massagem Anmá, que estimula a circulação do Qi.
O nome Anmá deriva de duas (2) das manobras básicas:
- na (ou an), que significa apertar e tem a função de sedar,
- ma, que significa esfregar, tonificar.
Acupuntura
O sedar e o tonificar da massagem Anmá têm seu correspondente na acupuntura, com agulhamentos de sedação e de tonificação.
Assim, em pontos específicos ao longo dos meridianos, o agulhamento promove estímulos para melhorar a qualidade do sono e diminuir a ansiedade.
Comumente, tonificamos o ponto IG4, porque dispersa o excesso de Qi do Coração que atua no Cérebro, acalmando a mente.
O ponto Shen Men, na orelha, também recebe uma semente, agulha ou pequena esfera de metal para ajudar o paciente a relaxar.
E completando o tratamento, o ponto Yintang - localizado entre as sobrancelhas - é frequentemente usado na acupuntura para acalmar o indivíduo.
E assim, com massagem, acupuntura, auriculoterapia, reflexologia, recomendações quanto a alimentação equilibrada e a prática de atividade física, contribuímos no alcance de uma vida mais tranquila, mesmo numa das maiores metrópoles do planeta.
Saiba mais nos artigos
- Dez (10) dicas para controlar o estresse
- Tratar estresse e fibromialgia com massagens
- Fadiga, cansaço, exaustão, falta de energia.
- Tradicional Chinese Medicine World Foundation. Five Elements Framework. Acesso disponível no site da TCM World Foundation.