ITIO

Anamnese na MTC: Inspeção

Anamnese na Medicina Tradicional Chinesa: Inspeção

Inspeção é o segundo passo da avaliação e a primeira técnica de diagnóstico a ser empregada.

A observação das informações não verbais são possíveis de serem treinadas e facilitarão o diagnóstico, quando realizada de forma consciente. Por exemplo:Diagnóstico pela Língua, segundo a MTC

  • a forma como o paciente caminha,
  • sua postura ao sentar e conversar,

além de outros sinais auxiliam na avaliação segundo a Medicina Tradicional Chinesa (MTC).

Então ficam os questionamentos, os quais veremos a seguir:

  • O que é inspeção?
  • Que devo observar? Como relacionar a inspeção às alterações energéticas?

O que é inspeção ?

Nem sempre olhar significa enxergar, por isso a inspeção consiste na observação consciente e atenta aos sinais do paciente. No artigo anterior, sobre ficha de avaliação, aprendemos que uma boa ficha deve contemplar os sinais e sintomas; cabe aqui ressaltar a diferença entre esses dois termos.

Sinais

Sinais são manifestações visíveis ou perceptíveis pelo examinador, como, por exemplo, coloração da face, odor do hálito, estado da pele que são observáveis pela inspeção.Curso Técnico de Massoterapia ITIO

Sintomas

Já os sintomas são as sensações e manifestações relatadas pelo paciente ao terapeuta. Possui característica subjetiva e também são chamados de queixas. Como exemplos de sintomas temos:

  • dor de cabeça,
  • Náusea,
  • Coriza,
  • dentre outros (1).

Portanto, segundo as definições supracitadas, os sintomas são verificados pela entrevista, enquanto os sinais são avaliados pela inspeção, utilizando como recurso os sentidos da visão e olfato.

O que observar? E como relacionar os sinais aos meridianos?

Para uma boa inspeção é preciso observar o paciente como um todo e ficar atento aos detalhes, entretanto sem perder o todo. Alguns princípios da MTC podem auxiliar e nos guiar na inspeção:

  • ter em mente que o todo pode ser refletido nas partes;
  • que cada órgão possui uma região de abertura e manifestação;
  • que as desarmonias energéticas podem gerar manifestações ou sinais perceptíveis(2).

Considerando a premissa que o todo pode ser refletido nas partes, então é frequente a utilização da inspeção de microssistemas no diagnóstico de MTC, como língua e pavilhão auricular, entre outros.

Língua

A observação da língua é um parâmetro importante no diagnóstico, pois cada parte da língua remete à órgãos do corpo: Zang. Para tal são considerados na avaliação aspectos como: forma, saburra e tônus.

Saiba mais sobre o Curso EAD Diagnóstico pela Língua segundo a MTC

Pavilhão Auricular

Outro microssistema muito conhecido é do pavilhão auricular, no qual pode ser visualizado a projeção de um feto invertido. Neste caso, a cabeça situa-se no lóbulo e os membros inferiores estão mais próximos do ápice da orelha.Orelha de Nogier

Pigmentação e Forma da Orelha

Alterações na pigmentação e morfologia do pavilhão auricular devem ser cuidadosamente observados e anotados. Em ambos os casos, as alterações podem ser em regiões específicas, indicando um acometimento de um determinado meridiano, órgão ou região. Essas alterações podem manifestar a presença fatores patogênicos externos como frio ou calor ou debilidades energéticas, além de inflamações, entre outros.

👉 Você, que está lendo sobre Acupuntura Auricular, se estiver pensando em ser Auricupunturista Auricular, convido a conhecer o Curso EAD de Capacitação em Acupuntura Auricular. Clique Aqui

Teoria Zang Fu

Como abordado anteriormente, segundo a MTC, a cada órgão Zang se atribui, dentre muitas características:

  • uma abertura (órgãos dos sentidos) e
  • uma manifestação (regiões do corpo relacionadas).

Por exemplo o “pulmão abre-se no nariz e manifesta-se na pele e pelos”(2). Assim ao inspecionar a pele, o avaliador deve ser capaz de fazer as devidas associações, compreendendo que a pele, de fato, reflete o estado energético dos pulmões.

Portanto o registro minucioso de alterações é fundamental para posterior análise, comparação e definição de diagnósticos.

Nosso corpo fala

Nosso corpo possui uma forma própria de expressão e nem sempre é consciente; é chamada de comunicação não verbal, oferecendo pistas e sinais que refletem o estado da nossa mente e emoções.

Irritação e Fígado

Portanto quando estamos nervosos ou irritados é muito comum contrair a musculatura, principalmente dos ombros, resultando em uma pequena elevação desse segmento; que pode ser traduzido como um bloqueio ou estagnação da energia do Meridiano do Fígado, pois esse meridiano possui a função de circular o Qi, que se torna estagnado mediante a emoções de raiva ou irritabilidade.

Timbre, voz e Meridiano do Coração

Às vezes, outros sentidos são utilizados na inspeção: a audição permite avaliar o timbre e volume da voz, além da velocidade da fala. Tais características permitem verificar o predomínio de características Yin ou Yang e do estado da mente (Shen) regido pelo Meridiano do Coração.

Olfato e Cinco Elementos

O olfato permite associar os odores aos elementos, por isso é interessante registrar o cheiro ou hálito do paciente para contribuir para a definição do diagnóstico.Cursos Livres ITIO

Enxergar, escutar e perceber

Enfim, a inspeção é a primeira forma de avaliação do terapeuta e como dito anteriormente e,

  • Não basta ver, pois é preciso enxergar.
  • Ouvir é insuficiente, sendo necessário escutar e,
  • por vezes, utilizar o olfato para perceber os sinais durante uma avaliação.

Avaliação integral para personalizar

Desenvolver tais habilidades requer conhecimento, sensibilidade e prática. Habilidades extremamente desenvolvida entre os antigos chineses, que faziam desta forma de avaliação, o seu mais importante recurso para definição de diagnósticos. Ou seja, uma forma de avaliação integral, acessível a todos e que personaliza o tratamento.

Saiba mais sobre Medicina Tradicional Chinesa

Para saber mais sobre Medicina Tradicional Chinesa acesse os artigos a seguir.

Referências

  1. UNICAMP. Exame Clínico. Disponível em: https://w2.fop.unicamp.br/ddo/patologia/downloads/db301_un1_ExameClinico.pdf. Acesso: 29 mai 2020.
  2. Maciocia, Giovanni. Diagnóstico na medicina chinesa. São Paulo: Rocca, 2005.

Gisele Kuba

Profª Drª Gisele Kuba

➣ Professora do ITIO nas pós-graduações, Curso Técnico de Massoterapia e Curso de Acupuntura Auricular.

➣ Fisioterapeuta

➣ Massoterapeuta

➣ Acupunturista

➣ Doutora em Acupuntura pela USP