ITIO

Meridiano do Baço - Pi

O Meridiano do Baço - Pi é Terra nos Cinco Elementos da Medicina Tradicional Chinesa (MTC).

As funções do Baço – Pi são mais amplas que as funções do baço definidas pela Medicina Ocidental (MO). Sem uma palavra em português que defina exatamente Pi, usaremos Baço, iniciado com letra maiúscula ou Pi.

Pi é Elemento Terra

O Pi representa o elemento Terra, é transformador; gosta de doce, é úmido, é regido pelo planeta Saturno e sua víscera (Fu) associada é o Estômago (Wei). Curso EAD de Dietoterapia Chinesa

Este artigo foi baseado em um estudo comparativo entre as funções do Pi na MTC e de sua correspondente fisiologia na MO, durante o Curso Técnico de Acupuntura, no Instituto de terapia Integrada e Oriental - ITIO.

Hoje, o Instituto mantém a Pós-graduação em Acupuntura em São Paulo, no bairro da Vila Mariana.

Funções digestórias

Como as muitas das funções do Pi estão associadas às funções digestórias na MTC, então a fisiologia apresentada será principalmente a digestória, sob o ponto de vista da MO.

O sistema digestório compreende o tubo digestório e as glândulas anexas, que apresenta: boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado (duodeno, jejuno e íleo), intestino grosso (ceco, cólons ascendente, transverso, descendente, sigmóide e reto) e ânus. Os fenômenos fisiológicos são dos tipos mecânicos e químicos.

Funções do Pi segundo a Medicina Tradicional Chinesa

➣ Abre-se na boca e manifesta-se nos lábios
➣ Regula a Transformação e o Transporte
➣ Regula a parte carnosa dos Músculos e dos Membros
➣ Governa o sangue (Xue)
➣ Controla a ascendência do Qi e mantém os órgãos fixos

Abre-se na boca e manifesta-se nos lábios

MTCO Pi abre-se na boca.
MO – O sistema digestório se inicia na boca.
MO – O paladar, os sabores são percebidos pelas papilas linguais que estão na boca.

MTCO Pi manifesta-se nos lábios
MO – A pele dos lábios de uma pessoa saudável são rosadas, por causa da rica vascularização subcutânea. Chama-se pele glabra. Contém espessa camada de queratina. É sem pêlos. E tem pouquíssimas glândulas sebáceas. Uma pessoa que se alimenta de forma desregrada e com ingestão insuficiente de líquidos tem a digestão prejudicada, afetando a aparência normal dos lábios, podendo tornar-se secos e rachados.Curso Técnico de Massoterapia ITIO

Regula a Transformação e o Transporte

MTCRegula a transformação dos alimentos.
MO – A transformação se inicia na boca com a trituração dos alimentos pelos dentes. Essa transformação também está sob fenômenos químicos, onde moléculas de carboidratos são quebrados sob a ação da amilase salivar.

MTCRegula o transporte dos alimentos.
MO – O transporte se inicia com a deglutição dos alimentos que é um movimento voluntário. Em seguida esses alimentos são conduzidos através da faringe e esôfago até o estômago por movimentos peristálticos que são involuntários. Todo o trajeto do alimento digerido, desde o estômago até o reto se dá pelo peristaltismo.

MTCContinuação da transformação dos alimentos - os alimentos e as bebidas, sob a influência do Qi de Pi, são digeridos.
MO – No estômago o alimento continua sua digestão por processos químicos, quando o bolo alimentar é misturado ao suco gástrico, chama-se quimo, e fica sob ação da pepsina que inicia a hidrólise das proteínas.
MO – O intestino delgado completa a digestão dos alimentos, quando enzimas pancreáticas (lipase pancreática, amilase pancreática, DNAase, RNAase) chegam ao duodeno pelos ductos pancreáticos. A parede do duodeno também produz o suco entérico que tem as enzimas: sacarose, maltase, lactase e lipases. O fígado também contribui na digestão produzindo a bile que contém sais biliares e fica armazenada na vesícula biliar. A bile emulsifica as gorduras, facilitando a ação das lipases.

MTC – Os alimentos e as bebidas, sob a influência do Qi do Pi, são separados em frações puras e impuras.
MO – Os produtos finais da digestão (monossacarídeos, aminoácidos, glicerol, etc) são moléculas pequenas em comparação àquelas com as quais iniciaram a digestão. Essas moléculas são absorvidas ao longo dos intestinos delgado e grosso. Os resíduos não absorvidos chegam ao cólon, onde ainda há a absorção de sais minerais e água. O restante, a matéria fecal, através de movimentos peristálticos lentos chega ao reto, onde ocorre o reflexo da defecação. A cor marrom, característica das fezes, é devida à pigmentação por sais biliares.Curso Livre de Shiatsu no ITIO

MTC - Líquidos passam do Xiaochang para o Dachang onde ocorre a absorção e depois ao Shen e ao Pangguang para excreção.
MO – Parte água que ingerimos com os alimentos sólidos e líquidos é absorvida ao longo do intestino, seguindo para o sangue. Quando este sangue é filtrado nos rins, uma parte desta água juntamente com moléculas do catabolismo formam a urina, que é conduzida à bexiga para excreção.

MTC - Frações puras dos alimentos são enviadas, à custa do Pi para o Fei, onde são transformadas em Qi, Xue e Jin Ye.
MO – O alimento digerido pelas enzimas produzidas pelo pâncreas entra na circulação sanguínea e quando este sangue passa pelo pulmão é oxigenado. A glicose e o oxigênio, quando no interior da célula, são reagentes necessários para a produção de ATP. O líquido intersticial contém íons, proteínas, ácidos graxos, carboidratos, entre outros compostos que foram obtidos diretamente dos alimentos ou metabolizados a partir destes.

Regula a parte carnosa dos Músculos e dos Membros

MTC - Se as funções de digestão, de movimento, de transporte e de transformação do Qi do Pi estiverem harmoniosas haverá uma boa provisão de Qi e de Xue e estas serão transportadas adequadamente para as partes dos músculos que se tornam nutridos e firmes e os membros superiores e inferiores se tornam energizados e quentes, aptos para os movimentos.
MO – Os produtos finais da digestão são matéria prima para os processos metabólicos que produzirão células que formarão músculos e outros tecidos, sangue que nutrirá e irrigará todo o corpo, produzirá ATP e calor para manter a homeotermia.

Meridiano do Baço - Pi

Governa o XUE

MTC - Pi, papel vital na formação do Xue.
MO – O baço é o maior acúmulo de tecido linfóide no organismo humano, é também o único órgão linfóide interposto na circulação sanguínea. Em virtude da riqueza de células fagocitárias e o contato íntimo entre essas células e o sangue, o baço representa um importante órgão de defesa contra microrganismos que penetram no sangue. É também o principal órgão destruidor de eritrócitos .

MTC - O Pi, além do seu papel vital na formação do Xue, governa-o, no sentido de mantê-lo dentro do Xue Mai.
MO - Como já citado, o sangue é formado a partir dos produtos da digestão e este sangue nutre os órgãos e tecidos do corpo. Portanto, os vasos sanguíneos de um corpo bem nutrido tendem a ser saudáveis, portanto, dificilmente se rompem, evitando pequenos derrames. Em caso de rompimento, rapidamente se regeneram.

MTC - Se o QI for deficiente, o Xue poderá extravasar do Xue Mai, manifestando-se em vários tipos de hemorragias, tais como melena, epistaxes e menorragias.
MO – Uma alimentação na qual faltam aminoácidos e ácidos graxos essenciais, então células e tecidos tem dificuldade para se regenerar permitindo que o sangue saia de seu curso natural, pois, as células precisam constantemente de nutrientes para realizar suas funções metabólicas como produzir RNA, proteínas, hormônios, etc.

Mantém os órgãos fixos

MTC - Uma função restrita ao Yang Qi do Pi é a de ajudar a sustentar e a manter os órgãos no interior do corpo. Se ocorrer a deficiência de Yang do Qi do Pi, poderá haver ptose de vários órgãos, principalmente dos situados no assoalho pélvico e os abdominais, tais como, a ptose do útero, do ânus, da vesícula biliar, do estômago e dos rins.
MO – Como citado anteriormente, uma alimentação na qual faltem aminoácidos e ácidos graxos essenciais, células e tecidos tem difícil regeneração, então músculos e fáscias ficam flácidos, facilitando a ptose dos diversos órgãos e vísceras.Auriculoterapia

Ditados do Baço-pâncreas (BP)

O BP tem sete (7) ditados, segundo Maciocia.

Governa os quatro membros

O BP distribui a essência dos alimentos para o corpo. Mas, se o Baço está deficiente, então a pessoa fica sem nutrição suficiente, que resulta em mãos e/ou pés frios.

Transporta os fluidos para o Estômago

O Estômago é Yang e é a origem dos fluidos, que são Yin. A ação Yang do BP é transformar e transportar os fluidos Yin.

É a Raiz do Qi pós-Celestial

O Baço é a origem do Qi e do Sangue no organismo.

É a origem do nascimento e do desenvolvimento

O Baço nutre o organismo e promove desenvolvimento, pois é a origem do Qi pós-Celestial.

Aumenta a subida do (Yang) puro

Um BP equilibrado permite que o Yang puro suba para a cabeça, permitindo-nos assim, ver claramente, cheirar, ouvir e sentir sabores.

Detesta Umidade

A umidade prejudica a capacidade do BP de transformar e transportar o Qi pós-celestial. E pode provocar sensação de plenitude abdominal, dor de cabeça surda com sensação de peso e atordoamento.

Gosta de Secura

O consumo excessivo de líquidos frios ou bebidas geladas prejudicam as funções do Baço-pâncreas. Isso porque, o corpo vai gastar energia para colocar os líquidos na temperatura do corpo. Enquanto isso, as enzimas digestivas deixam de cumprir suas funções, pois as ações enzimáticas são em pequenas faixas ideais de temperatura.

Portanto, cuidemos do nosso Baço-pâncreas para melhor saúde e bem-estar.

Tonifique seu Xue

Xue é Sangue na MTC. E quando nosso Baço está em desequilíbrio, então nosso Xue fica deficiente, pois há falta de nutrientes. Na MO é a chamada Anemia.

Anemia é um estado de “vazio” do Baço que dificulta a formação de Qi e de Sangue (xue), o que contribui para a fraqueza do indivíduo. Portanto, o Sangue precisa urgentemente ser fortalecido com Tônicos de Energia e de Xue.

Alimentos para deficiência de Xue

Bons exemplos são alimentos ricos em clorofila, como spirulina e aloe vera, além de abóbora, beterraba, carne bovina, castanhas, chicória, espinafre, feijão de soja, frango, ginseng, mel, geleia real, nozes, peixes, tâmara, tofu, sementes e suco de uva integral orgânico e dan qui (angelica sinensis).Pós-graduação em Acupuntura ITIO

Glossário

Ácidos graxos essenciais

Ácidos graxos essenciais são ácidos graxos que o organismo não sintetiza, ou sintetiza em quantidade muito pequena, então precisam ser supridos a partir do meio externo. Exemplo: ácido araquidônico.

Aminoácidos essenciais

Aminoácidos essenciais são aminoácidos que o organismo não sintetiza, ou sintetiza em quantidade muito pequena, então precisam ser supridos a partir do meio externo. São: fenilalanina, valina, leucina, isoleucina, treonina, metionina e lisina.

ATP - Energia produzida pelo corpo que pode ser usada imediatamente pelo metabolismo, sigla de trifosfato de adenosina.

Dachang - Intestino Grosso

Epistaxe - ou epistaxis ou hemorragia nasal é o nome dado a qualquer perda de sangue pelo nariz.

Fei - Pulmão

Gan - Fígado

Jin Ye - Fluídos Corporais – Funções: umedecer e nutrir os poros, a pele, o cabelo, os músculos, os olhos, nariz , a boca e outras partes do corpo. Nutre também os órgãos e vísceras internos, a medula, a coluna vertebral e o cérebro.

Melena - fezes pastosas de cor escura e cheiro fétido, sinal de hemorragia digestiva alta

Menorragias - períodos menstruais muito abundantes

Pangguang - Bexiga

PI - Baço-pâncreas

Peristaltismo – movimentos de contração e relaxamento da musculatura lisa circular do tubo digestório

Ptose - queda da pálpebra superior

Qi - Energia

Shen - Rim

Xiaochang - Intestino Delgado

Xue - Sangue

Xue Mai - Vasos sanguíneos

Fontes

1 - Maciocia G. Os Fundamentos da Medicina Chinesa: Um texto abrangente para acupunturistas e fitoterapeutas. 1ª ed. São Paulo: Roca Ltda., 1996.
2 - Notas de aula.
3 - Junqueira & Carneiro. Histologia Básica. 9° ed. Editora Guanabara Koogan.
4 - Baynes, J. W, Dominiczak, M. H. Bioquímica Médica. Tradução da 2ª ed. Elsevier 2007.
5 - Traditional Chinese Medicine Acessado em 9 de abril de 2021.

Mais Meridianos da MTC

Qi e Meridianos da MTC
Meridiano do Coração - Xin
Meridiano do Fígado - Gan
Meridiano do Pulmão - Fei
Meridiano do Rim - Shen

Quer estudar Meridianos?

O ITIO oferece ensinamentos sobre Meridianos de Acupuntura nos cursos:

Escolha seu Curso e venha nos pretigiar com seu aprendizado: seja presencial ou on-line

Pós-graduação em Acupuntura
Pós-graduação em Massagem Oriental
Curso Técnico de Massoterapia
Curso EAD de Alimentos e Dietoterapia segundo a MTC

O ITIO também oferece a Pós-graduação em Práticas Pedagógicas em Saúde, para graduados que desejam lecionar na área da saúde.

Maria Rita Hurpia

Maria Rita Hurpia

Maria Rita Hurpia é acupunturista, astróloga e escritora no Instituto de Terapia Integrada e Oriental (ITIO).