ITIO

Síndrome de Burnout e MTC

Escrito por Maria Rita Hurpia da Rocha

Dado sua prevalência no mundo moderno, a Síndrome de Burnout foi incluída na CID 11 pela OMS. Ela pode ser tratada com técnicas da Medicina Tradicional Chinesa (MTC).

O que é Síndrome de Burnout?

Síndrome de Burnout é um quadro de desequilíbrio resultante do estresse crônico no local de trabalho, quando há conflitos que permanecem por meses ou anos seguidos.

Burnout é caracterizada como uma síndrome ocupacional, que pode acarretar:

➣ em sentimentos de exaustão ou esgotamento de energia,
➣ aumento do distanciamento mental do próprio trabalho,
➣ sentimentos de negativismo ou ainda,
cinismo relacionado ao próprio trabalho.

E entre as consequências está a redução da eficácia profissional.

Assim, há queda de produtividade, perda econômica e além da degradação da saúde.

Entre os principais sintomas de Burnout, estão:Pós-graduação em Acupuntura ITIO

➣ nervosismo,
➣ cansaço excessivo físico e mental,
➣ prostração, dor de cabeça frequente,
➣ pressão alta,
➣ dores musculares,
➣ problemas gastrointestinais,
alterações nos batimentos cárdicos,
➣ alterações no apetite e no humor,
➣ insônia,
➣ dificuldade de concentração,
➣ sentimentos de fracasso,
➣ incompetência e insegurança,
➣ negatividade constante e isolamento.

CID 10 - Reações ao estresse grave e transtornos de adaptação

A Síndrome de Burnout, na CID 10, pode ser inserida, a critério do profissional da saúde, no código F43, que contempla reações ao estresse grave e transtornos de adaptação, com as subdivisões:

➣ F43.0 - Reação aguda ao estresse
➣ F43.1 - Estado de estresse pós-traumático
➣ F43.2 - Transtornos de adaptação
➣ F43.8 - Outras reações ao estresse grave
➣ F43.9 - Reação não especificada a um estresse grave

CID-11

A CID 11 recebeu mais de 10 mil sugestões e envolveu a sua simplificação, quando comparada a CID 10. Apresentada em maio de 2019, durante a Assembleia Mundial da Saúde, a CID 11 está prevista para entrar em vigor em 1º de janeiro de 2022.

Uma versão da CID 11 é disponibilizada para uma pré-visualização que permitirá aos países planejar seu uso, preparar traduções e treinar profissionais de saúde.

Entre as novidades da nova CID está a caracterização de doenças segundo as Medicinas Tradicionais, distúrbios relacionados a games, além de simplificação das doenças psiquiátricas, onde está inserida a Síndrome de Burnout.

Burnout e Pensamentos Suicidas

O estudo Burnout e Pensamentos Suicidas em Médicos Residentes de Hospital Universitário apresentado no Congresso Brasileiro de Educação Médica em Goiânia em 2010 descreveu e analisou a prevalência de burnout e pensamentos suicidas em médicos residentes de um hospital público de Goiânia com o objetivo de verificar se há correlação entre os dois: burnout e pensamentos suicidas.

Foi realizada uma investigação por meio de um estudo analítico-descritivo em corte transversal em 72 residentes através do MBI (Malasch Burnout Inventory) e do questionário de suicídio de Paykel.

O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás sob o Parecer no 052/2009.

Resultados

➣ Resultados indicam a prevalência de burnout em 18,05% da amostra.
➣ Dentre os 13 sujeitos com manifestação de burnout, 61,53% já apresentaram pensamentos suicidas.
➣ Dentre os 42 sujeitos com baixo risco para manifestação de burnout, 28,57% já apresentaram pensamentos suicidas.

Conclusão

Evidenciou-se correlação entre burnout e pensamentos suicidas, o que torna preciso elaborar programas de prevenção do burnout.

Pesquisas nesta área são necessárias para a compreensão do burnout e sua correlação com pensamentos suicidas e outros distúrbios psiquiátricos.

Síndrome de Burnout e MTC

Sob o olhar da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) os Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho podem ser caracterizados como estagnação, desequilíbrio e/ou deficiência de Qi e Xue.

Portanto, como todas as técnicas da MTC são indicadas para equilibrar o indivíduo, minimizando os seus sintomas, então, Burnout é tratada pela MTC.

Por exemplo: acupuntura, massagem, fitoterapia, auriculoterapia e Tai Chi Chuan, todas tonificam e harmonizam a circulação de Energia e Sangue no corpo, que harmonizam e acalmam a Mente.

Em especial, para as deficiência de Xue, a fitoterapia é um caminho, pois nutrientes ausentes na alimentação do indivíduo podem ser repostos com o fitoterápico adequado.

Também, a alimentação segundo os Cinco Sabores dos Cinco Elementos da MTC permitem uma nutrição completa, que contribui na melhoria do quadro clínico.

Estude Reflexologia Podal na pós em Massagem Oriental

MTC na empresa

Atentos aos problemas relacionados ao trabalho, algumas empresas mantêm em seu quadro massoterapeutas, acupunturistas ou ainda instrutores de Tai Chi Chuan para melhorar a qualidade de vida no ambiente laboral.

Em particular, a reflexologia podal desestressa e é de fácil aplicação, sem a exigência de equipamentos sofisticados. É preciso apenas um lugar confortável, um terapeuta capacitado para aplicar a reflexologia, um lenço úmido e creme.

Outras instituições mantêm parcerias, por exemplo com a Clínica Zen Place, para que seus funcionários sejam atendidos com preços mais generosos, quando comparados com os valores de mercado.

Esse investimento da empresa para com o colaborador beneficia ambos os lados, pois um funcionário saudável é mais produtivo e contribui com a saúde dos envolvidos, inclusive da empresa.

Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho no Brasil

O Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia fez estudo de 2006 a 2017 sobre os Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho no Brasil.

A pesquisa concluiu que os transtornos mentais são comuns, impactam na vida laboral e social das pessoas e de suas famílias, repercutindo no bem-estar, além de representar custos expressivos para os sistemas de saúde e previdência, bem como para outros programas de proteção social em todo o mundo.

Esses transtornos têm determinação complexa e multifatorial, que envolve a dimensão biológica e seu componente genético, a dimensão social, como a pobreza, moradia e vizinhança, gênero, dentre outras, e acesso ao cuidado e desenvolvimento de resiliência, como a educação e apoio social.

O trabalho é um importante determinante social da saúde em geral e, especialmente, da saúde mental. São conhecidos vários estressores ocupacionais relacionados à organização do trabalho, como a sobrecarga e desequilíbrio na divisão de tarefas e de poder, que podem dar lugar ao assédio moral, dentre outras formas de violência. A exposição ao ruído excessivo e a agentes químicos, como os agrotóxicos, pode resultar em agravos neurológicos e psíquicos.

Leia o texto na íntegra no link: http://renastonline.ensp.fiocruz.br/sites/default/files/arquivos/recursos/ccvisat_bol_transtmentais_final_0.pdf

O ITIO e a Síndrome de de Burnout

O ITIO, como Instituição contribui com a diminuição da prevalência da Síndrome de Burnout, à medida que Pratica e Ensina MTC desde 1994, oferecendo serviços que melhoram a saúde física e mental do trabalhador em todos os seus ambientes: familiar, social e profissional:

➣ atendimentos na Clínica-escola
➣ atendimentos na Clínica Zen Place
➣ parcerias com empresas
➣ pós-graduações, curso técnico e cursos livres, que incluem MTC nas respectivas programações
➣ prática semanal de Tai Chi Chuan

Estude Reflexologia Podal na pós em Massagem Oriental